Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

EECSN Paulo Fernando Barros da Silva

Macaé: um testemunho de crescimento

O pastor Paulo Fernando Barros da Silva costuma ser apresentado como "o pastor da maior igreja do Brasil". Não se trata de um exercício de retórica ou mero elogio: a Igreja Metodista de Macaé tem, atualmente, 2879 membros.  Desses, 755 são membros novos, admitidos no ano passado. O rápido crescimento numérico tem sido uma realidade nas igrejas metodistas da 1ª região, de maneira geral. Dentre os vários motivos que poderiam explicar o fenômeno, o pastor Paulo destaca um: "O projeto de discipulado implantado na região tem motivado as pessoas a frutificar no Reino do Senhor". Leia, na entrevista a seguir, como os grupos pequenos estão sendo implantados na Igreja de Macaé e quais os benefícios e riscos desta metodologia de trabalho.

Como são formados os grupos?

Os grupos têm, no mínimo 3 e, no máximo 25 pessoas. E podem se reunir nos lares, empresas, escolas etc. Cada grupo deve ter um líder, que passa por um curso de capacitação com a duração de 9 meses.  Quando o grupo cresce para além dos 25 membros (ou até um pouco menos), ele se multiplica e uma nova liderança assume os novos grupos. O curso de capacitação de líderes para os grupos pequenos também tem a duração de 9 meses. Costumo brincar que nós estamos seguindo o ciclo de gestação.

Quais são os temas abordados neste curso de capacitação de líderes?

O líder de um grupo pequeno deve ser instruído acerca de temas como vida com Deus, caráter, relacionamento, comunhão, consolidação etc. A ênfase dos grupos pequenos é o evangelismo. Nossa meta é falar a nossos amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Fazemos um evangelismo pela amizade e, assim, conquistamos novos discípulos.

Qual é o perfil dos novos membros que estão sendo admitidos na igreja?

Cerca de 30% vêm de outras denominações evangélicas. O restante é oriundo do catolicismo e das religiões afro-brasileiras. Temos bastante jovens, graças a um evangelismo de impacto: evangelizamos também em campeonatos de surfe, bodyboarding, futebol. Estamos até inscrevendo um time metodista na liga municipal de futebol. Mas o grande veículo de evangelismo são mesmo os grupos pequenos.

Numa igreja tão grande, como você consegue atender às necessidades individuais dos membros? Como se "sentir em casa" entre quase três mil membros?

Não existe igreja grande. Existe igreja com muitos grupos pequenos. As necessidades dos membros são supridas pelos grupos. Em grupos pequenos, fica mais fácil saber quem está precisando de médico, quem está sofrendo uma perda ou quem está com aluguel atrasado, por exemplo. É claro que os líderes dos grupos não estão capacitados para atender a todas as necessidades. Quando necessário, eles encaminham casos específicos para os coordenadores dos ministérios. E agimos também preventivamente, durante o ano todo, oferecendo cursos de educação de crianças, finanças, casais, preparação de noivos etc. Nessa nova maneira se ser igreja - na qual o modelo de pastoreio não é mais centralizador - a Escola Dominical também precisa sofrer mudanças. Além das classes regulares, criamos classes ministeriais, para capacitação de coordenadores dos ministérios.

Não é difícil gerenciar este modelo descentralizado? Como se prevenir de que não haja dissidências ou discordâncias doutrinárias? 

Todos os meses eu me reúno com os líderes de grupos. Só é líder quem eu vejo que tem condições, que respeita autoridade, que tem submissão. Todos devem ministrar os mesmos estudos. Propagar uma visão distorcida do reino de Deus, arrumar adeptos e montar o próprio trabalho ou perder o estímulo e não dar continuidade ao grupo são riscos do grupo pequeno. Por isso a necessidade de capacitação e muito convívio.

Onde as igrejas que quiserem conhecer melhor essa dinâmica de trabalho devem procurar informações?

A primeira região faz um retiro mensal, no qual se dá oportunidade de conhecer a dinâmica do discipulado. As igrejas podem buscar informações na Escola de Missões, pelo telefone (21) 3641-6535 ou www.escolademissoes.org.br. A Igreja Metodista Central em Macaé fica na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 313, centro, Macaé, RJ, (22) 2762-1818, www.metodistamacae.com.br.

Suzel Tunes


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Assalto na Igreja Metodista em Barra da Jangada

A Congregação localizada no estado de Pernanbuco pede ajuda da comunidade Metodista

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães