Ensino Religioso

Ensino religioso em escolas p?blicas pode gerar discrimina??o, avalia professor


Da Ag?ncia Brasil




O ensino religioso que aborda uma doutrina espec?fica pode gerar discrimina??o dentro das salas de aula, segundo o soci?logo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Jos? Vaidergorn. “O ensino religioso identificado com uma religi?o n?o ? democr?tico, pode ser considerado discriminat?rio”, disse em entrevista ? Ag?ncia Brasil.

Segundo Vaidegorn, o ensino voltado para uma determinada religi?o pode constranger os alunos que n?o compartilham dessas ideias. O professor ressalta ainda a possibilidade de que, dependendo da maneira que forem ministradas, as aulas de religi?o podem incentivar a intoler?ncia entre os estudantes. “Em vez da educa??o fazer o seu papel formador, o seu papel de suprir, dentro das suas condi?es, as necessidades de forma??o da popula??o ela passa a ser tamb?m um campo de disputa pol?tica e doutrin?ria.”

As aulas de religi?o est?o previstas na Constitui??o de 1988. No entanto, um
acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, em tramita??o no Congresso Nacional, estabelece o ensino cat?lico e de outras doutrinas.

O presidente da CNTE (Confedera??o Nacional dos Trabalhadores em Educa??o), Roberto Le?o, contesta a justificativa apresentada na lei de que o ensino religioso ? necess?rio para a forma??o do cidad?o. “N?o podemos considerar que a quest?o ?tica, a quest?o moral, o valores sejam privil?gios das religi?es”, ressaltou.
A presen?a do elemento religioso n?o faz sentido na educa??o p?blica e voltada para todos os cidad?os brasileiros, segundo ele. ” A escola ? p?blica, e a quest?o da f? ? uma coisa ?ntima de cada um de n?s”.

Ele indicou a impossibilidade de todos os tipos de cren?a estarem representados no sistema de ensino religioso. Segundo ele, religi?es minorit?rias, como os cultos de origem afro, n?o teriam estrutura para estarem presentes em todos os pontos do pa?s.

Al?m disso, as pessoas que n?o t?m religi?o estariam completamente exclu?das desse tipo de ensino, como destacou o presidente da Atea (Associa??o Brasileira de Ateus e Agn?sticos), Daniel Sottomaior. “Mesmo que voc? conseguisse dar um ensino religioso equilibradamente entre todos os credos voc? ia deixar em desvantagem os arreligiosos e os ateus.”

Sottomaior v? com preocupa??o a possibilidade de a f? se confundir com os conhecimentos transmitidos pelo sistema educacional.”Como o aluno pode distinguir entre a confiabilidade dos conte?dos das aulas de geografia e matem?tica e o conte?do das aulas de religi?o?”

Para o presidente da CNBB (Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Lyrio Rocha, a
religi?o ? parte importante no processo educacional. “Uma educa??o integral envolve tamb?m o aspecto da dimens?o religiosa ao lado das outras dimens?es da vida humana”, afirmou.

Daniel Mello

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