Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Evangelismo no Pan

Atividades cristãs durante os jogos resultaram em muitas vidas para Jesus

 

Grupo de Teatro Kolaias, de Cabo Frio

Uma grande mobilização aconteceu nas igrejas do estado do Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos Pan-americanos. Foram realizados vários projetos evangelísticos, a fim de alcançar os 5.500 atletas que vieram de 42 países competir em 28 modalidades de esportes, além de 500 mil espectadores. O Projeto Mais que Ouro usou a linguagem universal do esporte para proclamar o Evangelho através de famosos esportistas, competidores amadores, pastores, intercessores e missionários.

Afinal, em um único mês, sem sair do Brasil os cristãos amantes dos esportes descobriram que havia um grande campo a evangelizar. E os resultados logo apareceram. "Foi uma imensa cruzada evangelística, uma das maiores já realizadas em nosso país. Estivemos nas praças e calçadões com atividades esportivas e artísticas, na frente dos estádios distribuindo água e folhetos para cerca de 10 mil pessoas ao dia, realizamos ações sociais em pontos periféricos da cidade, kidsgames diariamente (atividades recreativas para crianças). Telões projetaram competições e filmes cristãos, e, em parceira com a Secretaria de Turismo da cidade (Riotur), providenciamos informações aos turistas em oito postos de informação", relatou o pastor Marcos Grava, um dos coordenadores do grupo.

O trabalho contou com 2,5 mil voluntários formando um grande grupo interdenominacional. Dezenas de igrejas batistas, presbiterianas, metodistas, assembleianas, quadrangulares e metodistas se envolveram com evangelismo pessoal nos locais de competição. Quem não esteve diretamente envolvido nos lugares dos jogos pôde interceder.

Nas igrejas metodistas o projeto foi coordenado pelo pastor Carlos Henrique Onofre que colocou em prática o relógio de oração. Boletins com a listagem dos assuntos que precisavam de intercessão eram enviados por e-mail às pessoas envolvidas, com o apoio do Ministério de Voluntários em Missões.

Momentos marcantes - Depois de evangelizar e soltar milhares de balões com o tema "Integração", em um ato profético que demonstrava o amor do povo de Deus aos espectadores, às autoridades e à população brasileira, cerca de seis mil cristãos, sendo 1.200 só do projeto Mais que Ouro, deram um grande abraço ao estádio do Maracanã na abertura dos Jogos Pan-americanos. Também estavam presentes missionários da Jocum (Jovens com um propósito) e os Judeus por Jesus.

Da Igreja Metodista Central em Cabo Frio esteve presente o grupo de teatro Kolaìas, que significa "Voz do Senhor". Há 10 anos o grupo trabalha com artes cênicas atuando com a comunidade terapêutica S.O.S Vida, com ênfase em prevenção ao uso de drogas. No Pan, eles utilizaram ferramentas como coreografias e pantomima para pregar o evangelho. A Pantomima é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e enfatiza os gestos, narrando a história com o corpo. Na marcação da música que é tocada o ator se movimenta e se expressa.

O grupo também realizou evangelismo pessoal e apresentações de circo e peças no calçadão de Copacabana, ao lado de membros da Igreja Metodista do Catete, da Tijuca e de Vila Isabel. "Uma boa experiência foi a da primeira semana em que uma espírita se converteu para o evangelho de Cristo. Ela assistiu as apresentações de circo e peças e depois uma irmã da Igreja do Catete esteve conversando com ela e então ela resolveu receber uma oração e aceitar a Jesus como único Salvador", lembra Rodrigo, líder do grupo Kolaías.

"Todo esforço valeu a pena, visto termos notícias de muitas pessoas que tomaram uma decisão por Jesus. Os voluntários do projeto estiveram em diferentes locais públicos apresentando atividades artísticas e esportivas, obtendo muitas vitórias que alegraram o coração da igreja e, cremos, o coração de Deus", conta Rodrigo. Para o grupo do teatro, realizar este trabalho foi uma caminhada de fé e confiança no Senhor. "É muito prazeroso poder pregar a palavra de Deus, independente de quem seja ou para quem seja, mas de uma forma bem criativa e cheia de arte, principalmente em um evento como este, que tivemos a oportunidade de receber pessoas de outros países. É o Senhor cumprindo a Sua Palavra, nos dando as nações por herança", conclui Rodrigo em nome de sua equipe.

Jurema Silveira de Freitas, coordenadora do Ministério de Evangelização e Missão da Igreja de Vila Isabel, que também participou da evangelização em Copacabana, de 9:30h às 14hs, considerou a experiência tremenda. Segundo ela, o trabalho foi muito bem aceito pelo povo, que compreendeu a presença dos cristãos no PAN. " O nosso intuito foi levarJesus à vida de cada um", resume.

E este não é um caso isolado. Centenas de voluntários de muitas partes do Brasil e das Américas, crianças, adolescentes e adultos se colocaram a disposição para difundir a palavra do Senhor. Muitos dedicaram seus períodos de férias escolares para a realização deste projeto.

Dentro da Vila Pan-Americana 12 capelães se prontificaram e fizeram plantão atendendo centenas de atletas brasileiros e estrangeiros, dezenas de esportistas, de artistas, recreadores com Kid's Games, e centenas de evangelistas nas ruas e estádios. Já nos postos da RioTur ficaram mais de 50 voluntários do Centro de Informação, entre eles intérpretes e guias turísticos.

Polyanna Spínola


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 05.06.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semnalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Veja os pedidos dessa semana em nosso site.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães