Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/06/2011

Fundo Global Metodista de Educação capacita liderança nos USA

A Junta Geral de Educação Superior & Ministério da Igreja Metodista Unida, por meio do Fundo Global Metodista de Educação, promoveu entre os dias 21 e 24 de junho um Seminário de Desenvolvimento de Liderança para os pastores, pastoras e líderes leigos dos Ministérios Brasileiros nos Estados Unidos, sob o tema “Doutrinas Essenciais do Metodismo”.

O seminário foi realizado nas dependências da Faculdade de Teologia da Drew University, em Madison – New Jersey, e contou com a assessoria do Prof. Dr. Luís Wesley de Souza, da Faculdade de Teologia Candler, da Emory University (Atlanta, GA).  Coordenaram o seminário o Dr. Saul J. Espino, da Divisão de Ministério Ordenado da Junta de Educação Superior, e a Dra. Vivian Bull, da Drew University e consultora do Fundo Global.

Foram três dias revisitando e aprofundando tópicos fundamentais da teologia wesleyana e das doutrinas metodistas, com o auxílio do livro de Ted A. Campbell, “O Essencial da Doutrina Metodista”, traduzido e publicado pela Editeo (2010). A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil fez a doação de trinta exemplares do livro que foram distribuídos entre os participantes do seminário e servirão também como guia de estudos para as comunidades metodistas com imigrantes brasileiros nos EUA.

Metodismo nos USA - Além dos temas abordados no seminário os presentes discutiram também o avanço da organização do ministério brasileiro nos EUA e as necessidades educacionais que envolvem essas comunidades. Na parte de formação teológica foram realizadas conversações informais, apresentação das demandas de formação de novos pastores e pastoras a partir das vocações surgidas nas próprias comunidades, bem como, se fez um levantamento das possibilidades de apoio a tais necessidades, para posterior aprofundamento com os organismos e agências oficiais da Igreja Metodista.

O Cogeime - Instituto Metodista de Serviços Educacionais - foi instado, novamente, a levar os anseios dessas comunidades, tanto à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil, quanto à Universidade Metodista de São Paulo, particularmente no que diz respeito às necessidades de educação técnica e superior, dos brasileiros e brasileiras que vivem nessas áreas dos EUA. Estima-se que atualmente vivam cerca de um milhão de imigrantes brasileiros nesse país.

Uma parceria de vários anos, entre a Igreja Metodista Unida, Junta Geral de Ministérios Globais e a Igreja Metodista no Brasil, tem possibilitado o desenvolvimento das comunidades metodistas de imigrantes brasileiros em dois Estados norte-americanos. Nas áreas de Nova Jersey e Massachusetts há grande concentração de imigrantes brasileiros e as missionárias e missionários cedidos pela Igreja Metodista no Brasil, estão atuando nas cidades de Harrison, Howell, Kearny, Freehold (pertencentes à Conferência de Nova Jersey) e Saugus (Pertencentes à Conferência da Nova Inglaterra).

Missão - Os pastores e pastoras brasileiros que estão servindo nessas cidades são a Revda. Lourdes Teixeira Magalhães (3RE), Rev. Herbert Juncker da Silva (5RE) e o casal Revda. Clauri e Rev. Juarez Gonçalves (5RE). Esteve também prestigiando e acompanhando o seminário, por da parte da Junta Geral de Ministérios Globais, o Rev. Edgar Avitia, que acompanha e assessora esses ministérios.

Além dessas áreas também há trabalhos que acolhem imigrantes brasileiros desenvolvidos e apoiados pela Igreja Metodista Unida nos Estados de Ohio, Georgia, Flórida e Carolina do Norte. Há também perspectivas e interesse de outras Conferências da Igreja Metodista Unida, como as de Nova York e da Pennsylvania, de iniciarem seus ministérios com imigrantes brasileiros.

O Fundo Global é um programa da Junta de Educação Superior, dedicado a levantar recursos e apoiar projetos de capacitação, bem como, estimular parecerias e colaboração entre mais de 700 instituições metodistas de educação ao redor do mundo, no desenvolvimento dos seus objetivos, a fim de contribuir com a formação das novas gerações de líderes para a Igreja e para a sociedade. Por meio do acordo de cooperação celebrado em 2008, entre a Junta de Educação Superior e o Cogeime, o escritório regional do Fundo Global para América Latina está baseado no Brasil, sob responsabilidade do Cogeime e a coordenação do Rev. Luis de Souza Cardoso.


Posts relacionados