Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Missionário brasileiro na terra de Wesley


O Rev. Oséias Barbosa da Silva é de Guarulhos, São Paulo. Sua esposa, a pastora Jane, é de São João de Meriti, Rio de Janeiro. Júnior nasceu em Capão Bonito, São Paulo. Mas, a partir de 21 de julho, a residência destes três brasileiros será a cidadezinha inglesa de Tewkesbury, sudeste da Inglaterra. É para lá que o Rev.Oséias está sendo enviado como missionário, por um período de cinco anos, para atuar em três igrejas locais. "O chamado missionário vem de muito tempo. Quando era adolescente tive uma experiência com Deus, na qual senti o chamado para a obra missionária. No período da faculdade de teologia e após a graduação tive excelentes experiências nas igrejas locais pelas quais passei, mas nunca perdi o interesse de me envolver integralmente em um campo missionário. Com a publicação do edital para seleção de uma família missionária para atuar na Inglaterra, houve um renascimento do antigo desejo e pela graça de Deus fui escolhido para servir a Igreja na Inglaterra", conta Oséias.


Mas, o que um brasileiro pode "ensinar" sobre metodismo na terra de Wesley? O pastor explica que a Igreja Metodista da Grã-Bretanha tem um programa missionário que recebe anualmente ministros (as) de outros países e continentes. "A finalidade é compartilhar uma visão e experiência cristã proveniente de uma outra cultura, o que proporciona ao metodismo britânico a noção de fazer parte de uma grande família metodista no mundo. Creio que a Igreja Metodista no Brasil tem muito a contribuir no mundo a partir de uma eclesiologia engajada às demandas da sociedade brasileira". Segundo o Rev. Oséias, as comunidades metodistas são majoritariamente compostas de pessoas idosas. Atingir os juvenis e jovens, incluindo jovens casais, é um desafio missionário. "Para isso, precisarei convencer a Igreja a introduzir e praticar uma linguagem mais moderna. Penso que esse é o grande clamor da Igreja Britânica: comunicar e evangelizar as faixas etárias mais novas".


Os missionários irão trabalhar diretamente com a comunidade britânica, o que exigiu de Oséias um certificado de proficiência do idioma. Jane e o pequeno Júnior aprenderão o inglês na prática, enquanto se adaptam à nova cultura, ambiente, alimentação, amigos. "Um dos grandes desafios é inserir os componentes da família no mesmo propósito. Penso que a adaptação cultural é o maior obstáculo a ser transposto. Graças a Deus minha esposa e meu filho têm assumido em parceria esse projeto missionário".

Revistas para novos públicos: sonhos para o futuro

Oséias avalia os quatro anos que passou à frente do Conec com alegria e esperança. "Nesse período, a equipe conseguiu dar continuidade aos processos e realizar muitos novos projetos. Pudemos desenvolver os programas dos segmentos, captar recursos financeiros e articular os programas em todos os níveis. Um dos grandes marcos do período foi a mudança do projeto pedagógico das revistas de Escola Dominical, que ficou mais participativo, facilitando o trabalho dos professores em sala de aula, informa. No futuro, o missionário espera ver novas revistas, atendendo às necessidades do berçário, jovens casais, idosos.  O programa de discipulado é outra de suas preocupações. "Ele precisa ser melhor entendido e aplicado na igreja local, assim como há a necessidade de incentivar o trabalho do laicato em uma igreja que a cada dia está mais clericalizada. Entendemos que a educação cristã é a vida da igreja local, pois através dos seus segmentos é que as pessoas aprendem ser discípulos(as), líderes e agentes do Reino de Deus no mundo".
Para entrar em contato com o pastor Oséias e sua família: 80 Ashchurch Road Newtown Tewkesbury, Gloucester, GL 20 8BX, England.

                                                                                                                                                                                    Suzel Tunes

Igreja Metodista em Tewkesbury, Inglaterra: conquistar os jovens é o desafio missionário.


Posts relacionados

Geral, Em oração, por Sara de Paula

Em oração | 06.08.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 01.05.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães