Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 15/04/2011

O Triunfo da Humildade

Ouvindo o povo que Jesus entrava, foi encontrá-lo enquanto des­cia o Monte das Oli­vei­ras, em dire­ção a Jeru­sa­lém. Jesus era sau­dado com a voz de cri­an­ças, que ace­na­vam com ramos e pal­mas, e aco­lhido por gente sim­ples do povo que ofe­re­cia, reve­rente, suas túni­cas como tapete afetivo.

Ilus­tra­ção acima: © Mar­cos Bres­co­vic utilizar somente com autorização. Conheça as obras do artista CLIQUE AQUI!

O jumento emprestado
Impe­ra­do­res, reis e gene­rais cos­tu­ma­vam fazer entra­das triun­fais nas cida­des por onde pas­sa­vam. Cava­la­ria, músi­cos, arau­tos, estan­dar­tes e tape­tes ver­me­lhos os sau­da­vam. Quando a mis­são era mili­tar, mon­ta­vam cava­los fogo­sos. Mas se de paz se tra­tava, lá vinha o rei mon­tado em jumento, fina­mente encilhado.
Jesus, porém, em sua última via­gem – que tem como des­tino a humi­lha­ção e a con­de­na­ção – é home­na­ge­ado de forma inu­si­tada, ao entrar em Ierusha­lom (a cidade da paz), mon­tado, nada triun­fal­mente, em um jumen­ti­nho empres­tado, numa uni­ver­sal mis­são de paz (vd. v. 5 e 7).

As túni­cas ao chão
Essa gente pobre estende pelo chão suas túni­cas rotas para que o Filho de Davi tenha o con­forto modesto, ofe­re­cido por quem não tem tudo o que o Rei merece mas tudo o que tem a ele oferece.

Oferta que se faz acom­pa­nhar de uma prece: “Hosana ao Filho de Davi” (v. 9). Tal expres­são, na boca do povo pobre, soa como um cla­mor e como um lou­vor. Cla­mor para que o rei da Gló­ria atente para a humi­lha­ção dos seus súdi­tos. Lou­vor por­que pela boca das cri­an­ças que nada têm, a não ser sua pró­pria voz, presta-se a per­feita home­na­gem àquele que vem em nome do Senhor.

Essa gente não tinha tape­tes ver­me­lhos para estender-lhe adi­ante. Para Jesus, porém, aque­las capas sujas, amas­sa­das e esfar­ra­pa­das eram mais que sufi­ci­en­tes para fazê-lo sentir-se aco­lhido, home­na­ge­ado, hon­rado, dig­ni­fi­cado. Ainda mais que aquele cami­nho sinu­oso se fizera ador­nar do verde e da espe­rança das pal­mas, dos ramos e do calor humano do povo sim­ples e das cri­an­ças de colo.

O Pro­feta galileu
“Quem é este?” (v. 10), per­gun­tam as gen­tes. Há quem não entenda. Esse gali­leu não pode ser o Mes­sias. Não é da nobreza, não é um guer­reiro, não tem sequer um cavalo de raça; não passa de um mero arte­são, ope­rá­rio ile­trado; ainda por cima é amigo de pes­ca­do­res mise­rá­veis, de mulhe­res inde­cen­tes, de enfer­mos mal­chei­ro­sos e de luná­ti­cos desprezíveis.

Ecoa uma voz e uma res­posta (seria a das cri­an­ças?): “Este é o pro­feta Jesus, de Nazaré da Gali­léia” (v. 11). Sim! Há aque­les e aque­las que têm olhos para ver Deus entre os pobres, o Rei entre as cri­an­ças, o Mes­sias entre os enfer­mos, o Pro­feta entre os sem-honra.

E quanto a nós? Que Mes­sias espe­ra­mos ver? Esta­re­mos pre­pa­ra­dos para o triunfo da humil­dade? Jesus não vem em mis­são mili­tar, mas em pas­se­ata pací­fica; não vem em demons­tra­ção de força, mas em expres­são de ami­zade; não vem em busca do poder, mas ao encon­tro do povo.

Tal­vez só tenha­mos uma túnica batida e empo­ei­rada para hon­rar o rei ben­dito. Ele não pre­cisa mais do que isso para se sen­tir con­for­tá­vel. Tal­vez só tenha­mos nos­sas vozes tími­das para cla­mar: “Hosana!”. Ele não pre­cisa mais do que isso para se sen­tir bem-vindo e visitar-nos com seu amor e sua eterna paz.

Assim, tam­bém, ben­di­tos sejam tan­tos quan­tos vie­rem humil­de­mente, em nome do Senhor, e em mis­são de paz.
Rev. Luiz Car­los Ramos
 
Fonte:www.luizcarlosramos.net


Posts relacionados

Geral, Pastoral Indigenista, por Sara de Paula

Velhos Espíritos

Confira mais uma sugestão de leitura para semana indigenista 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães