Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Os Negros

O fascículo número 9 da série Os Negros, da revista Caros Amigos, que apresenta histórias e reflexões sobre o papel do negro na sociedade brasileira, traz uma entrevista com o Reverendo Antônio Olímpio de Sant´Ana, apresentado como "um dos maiores militantes da discriminação racial no país".

 

O pastor Sant´Ana, um dos fundadores do Cenacora, Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo, também foi destaque de capa do jornal Expositor Cristão de maio.
O fascículo Os Negros número 9 também destaca a história do "Lutero Negro": em 1846, o negro Agostinho José Pereira começou a pregar na cidade de Recife, onde fundou a Igreja do Divino Mestre, com mais de 300 seguidores, todos eles negros.
Segundo a reportagem, Agostinho teve contato com a religião por meio de protestantes estrangeiros que passaram pelo Recife e pregava usando uma Bíblia na qual estavam grifadas as passagens que falavam de liberdade. Acusado de instigar uma insurreição escrava, ele foi preso.
Nos interrogatórios após sua prisão, perguntado se realmente era profeta, respondeu: "Deus sempre os tirou d´entre as famílias humildes".

Veja abaixo a página com a entrevista do pastor Antônio Olímpio de Sant´Ana.
Mais informações sobre a série no site www.carosamigos.com.br

PARA LER A ENTREVISTA CONCEDIDA AO EXPOSITOR CRISTÃO CLIQUE AQUI


Posts relacionados

Sombra e Água Fresca, Geral, por Sara de Paula

Encontro do Projeto Sombra e Água Fresca acontece em São Paulo

Agentes Regionais do SAF se reúnem na Sede Nacional durante todo o fim de semana

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães