Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Para marcar Dia Internacional dos Deficientes, ONU pede sociedade inclusiva

Para marcar o Dia Internacional dos Deficientes, comemorado em 03/12, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon emitiu uma mensagem destacando a participação das pessoas com deficiência como um fator essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável e inclusivo em todo o mundo.

Cerca de 15% das pessoas em todo o mundo têm deficiência e mais de dois terços dos deficientes vivem em países em desenvolvimento. Ban observou que as taxas de emprego e de presença nas escolas primárias é menor entre as pessoas com deficiência. “Pessoas com deficiência vivenciam taxas altas de pobreza e privação e têm duas vezes mais chances de não receber tratamentos de saúde”, acrescentou.

Reforçando a fala de Ban, o Presidente da Assembleia Geral, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, disse que o desenvolvimento não pode ser inclusivo sem a implementação de políticas e programas que ajudem as pessoas com deficiência. Ele afirmou que somente com a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência será possível ter um impacto positivo na vida dos deficientes.

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, ressaltou que as pessoas com deficiência são muitas vezes privadas de exercerem seus direitos devido a leis discriminatórias, como a falta de cabines de votação acessíveis ou porque os materiais eleitorais não estão acessíveis em formatos como o Braile.

Como parte das comemorações do Dia, foi organizada uma série de eventos na sede da ONU em Nova York (EUA), incluindo um painel de discussões e a exibição de filmes e documentários sobre pessoas deficientes de todo o mundo.

Fonte: ONU


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães