Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Papa Bento XVI

À recente polêmica sobre a restauração dos bispos lefrebvistas e a anterior sobre os muçulmanos, agora surge forte oposição às declarações de Bento XVI contra o uso de preservativos, às quais agregou a de que o condom agrava o problema da AIDS.

Três governos reagiram rapidamente ao que disse o Papa. A França, a Bélgica e a Alemanha não dissimularam sua surpresa e preocupação pela posição papal. A Espanha decidiu enviar um milhão de preservativos ao continente africano.

Evidentemente também se opõem a elas personalidades científicas, especialmente as relacionadas com a medicina, e os organismos de luta contra a epidemia da AIDS. A todas estas declarações de oposição e até de estupefação quanto às palavras de Bento XVI ajuntam-se muitos católicos e católicas.

O Papa revelou sua posição ao falar aos bispos de Camarões, o que fazia parte da agenda de sua viagem à África. Sua declaração foi a de afirmar que a AIDS não se supera com a distribuição de condons e que a única solução é a "humanização da sexualidade".

Um despacho da EFE, na quarta feira, dia 18 de março, registra que o governo francês expressou sua "grande inquietação" - pela mensagem do Papa Bento XVI - e pelas consequências que possam ter na luta contra a AIDS, pois mensagens deste tipo "põem em perigo as políticas de saúde pública", segundo declarações de um portavoz do ministério francês do Exterior, e que a França considera ser "o preservativo um elemento fundamental nas ações de prevenção da transmissão do vírus da AIDS" juntamente com a informação, a educação e o diagnóstico precoce.

O referido despacho da EFE menciona que a Associação Alemanha de Ajuda contra a AIDS (DAH) acusou o Papa de "pecar contra toda a humanidade" por suas palavras contra a camisinha. "À vista da dor multitudinária que a AIDS causa na África, a rejeição categórica aos condons por parte do Vaticano é um ato de cinismo e de desprezo da humanidade", assinala um comunicado da DAH.

Outra organização, Actionaid, qualificou de "cegas e desafortunadas" as palavras de Bento XVI, e menciona que investigações científicas e sociais atestam que os "preservativos podem proteger aos mais vulneráveis e, portanto, salvar vidas". Por seu lado, a Esquerda Unida da Espanha acusou a Igreja Católica Romana de "converter-se em uma colaboradora (da transmissão) da AIDS e de seu terrível impacto no Terceiro Mundo".

Outras declarações foram as do Fundo Mundial de Luta contra a AIDS, a Tuberculose e a Malária, que dizem serem inaceitáveis as palavras do Papa.

Um comunicado do Ministério da Saúde da Bélgica, diz que a ministra da área, Laurette Onkelinx, "ficou estupefata ao saber das declarações" do Papa e que seu comentário "poderia destruir anos de prevenção e conscientização e pôr em perigo muitas vidas humanas".

O New York Times comentou o assunto em um editorial no qual disse estar o Papa "lamentavelmente equivocado". "Vive o Papa no século 21?", perguntou Alain Fogue, de Camarões, integrante do MOCPAT, uma organização que trabalha com pessoas infectadas pela AIDS.

O Bispo Hans Jochen Jaschke não fez menos que declarar publicamente sua oposição ao Papa, dizendo que "quem está enfermo com AIDS e é sexualmente ativo deve proteger aos outros e a si mesmo". A surpresa também chegou à União Européia, cuja Comissão Executiva disse que "o preservativo é um dos elementos essenciais na luta contra a AIDS", cuja ação preventiva está confirmada por provas científicas. + (PE)

PreNot 8031 090319 09/03/19 - PreNot 8031 Agência de Noticias Prensa Ecuménica 598 2 619 2518 Espinosa 1493.

Montevideo. Uruguay

www.ecupres.com.ar asicardi@ecupres.com.ar



Tradução: Sérgio Marcus Pinto Lopes


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães