Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 15/07/2011

Texto do Plano Nacional Missionário é aprovado no Concílio Geral

Na manhã desta sexta-feira, 15, os delegados do 19º Concílio Geral da Igreja Metodista aprovaram o Plano Nacional Missionário. Na votação, foram 139 votos a favor, um voto contrário e nenhuma abstenção.

"O Plano está vinculado há propostas que já foram aprovadas - o avanço estratégico missionário e a autonomia da Remne. O documento é uma diretriz macro para que o desenvolvimento da missão nestes projetos, não seja feito aleatoriamente, mas a partir de princípios comuns que trazem unidade e propósito para a realização da missão", afirma Marcelo da Silva Carneiro, delegado clérigo da 1ª Região Eclesiástica.

Aprovação - As alterações na redação do Plano Nacional Missionário foram apresentadas pelo Grupo de Trabalho, por meio do relator, Rodolpho Ruiz, delegado leigo 3ª Região. Foram feitas modificações estruturais, mas, o pano de fundo solicitado pelo Colégio Episcopal foi mantido.

Após a aprovação Plano Nacional Missionário a Bispa da Remne Marisa Freitas orou, louvando a Deus pela decisão. José Pontes Sobrinho, delegado clérigo da 4ª Região, solicitou que o texto seja encaminhado rapidamente para as secretarias regionais e Ronan Boechat Amorim, delegado clérigo da 1ª Região, sugeriu que na publicação do Plano seja incluído, como apêndice, o Plano Nacional para Vida e Missão.

Plano - A proposta de texto para o Plano Nacional Missionário foi apresentada aos conciliares no domingo, 10, no segundo dia do Concílio Geral em Brasília. A exposição foi feita pelo Bispo Adriel de Souza Maia, da 3ª Região Eclesiástica. Ele ressaltou a prioridade do Plano para a Vida e Missão da Igreja. "Não estamos aqui no Concílio por causa da burocracia, estamos aqui por causa da missão". O documento é referência para as ações da Igreja Metodista.

O texto do Plano Nacional Missionário aprovado lista alguns fundamentos norteadores e prioridades:

• Estimular o zelo evangelizador na vida de cada metodista, de cada igreja local;
• Capacitar e desenvolver o ministério pastoral de modo a cuidar da Palavra, da formação, da unidade e conexidade na Igreja Metodista;
• Valorizar a presença e o papel dos ministérios de leigos e leigas nos vários aspectos da missão;
• Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santificação e serviço;
• Missão, Igreja e Meio ambiente;
• Missão, Igreja e o clamor do desafio urbano;




Posts relacionados