Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Encontro Nacional à Distância

Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à distância

Com o Tema “Mulher, Cidadania e Igreja” , no dia 20 de março de 2010, aconteceu o primeiro EAD, o Encontro tão sonhado pelas mulheres, e isso só foi possível com uma parceria entre a Confederação de Mulheres, Centro Otília Chaves e Universidade Metodista de São Paulo.

 

Inspiradas no versículo 3a, do capítulo 6 do profeta Oséias “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” demos partida rumo ao sonho de proporcionar o direito de todas participarem (norte a sul e leste a oeste) de palestras maravilhosas, mas que devido à distância e aos gastos, muitas vezes se tornava impossível esta participação, pois os Encontros têm acontecido em São Paulo da forma presencial.
Sendo assim, todas podem imaginar a alegria da presidente Sonia e das rvdas Margarida e Suely, de juntas terem podido proporcionar esta oportunidade a quem quisesse participar.
A palestra da parte da manhã, “Mulheres e a Bíblia” foi com o professor e pastor Milton Schwantes, que entre outras coisas falou “que as mulheres são fundamentais à Igreja e que na beleza do evangelho de João estão as mulheres especiais e nada acidentais, mas centrais na história da humanidade e que a mulher sempre foi a senhora da história.” 
Na parte da tarde tivemos o privilégio de ouvir a profª Magali Cunha que falou sobre Mulher e Cidadania, e para terminar, as mulheres se reuniram em grupos, para juntas pensarem em formas mais concretas de desenvolverem ações de cidadania.

 

Ao todo 50 pólos foram preparados para receberem as transmissões via satélite:

13 na primeira região;
01 na segunda região;
11 na terceira região;
01 na quarta região;
06 na quinta região;
06 na sexta região;
06 na Remne e
06 na Rema.
 

 

 

 

Teremos o próximo Encontro presencial nos dias 11 a 13 de junho na UMESP em São Paulo e o segundo Encontro à Distância será no dia 28 de agosto DE 2010. Com isso, esperamos atingir o maior número de mulheres possível.
Alguns depoimentos no decorrer do Encontro:
*Um momento desafiador, a possibilidade das mulheres darem valor a si mesmas, aprendendo a ler a Bíblia, enxergando à vontade de Deus, que nos faz iguais, homens e mulheres e “Quando as armas calam, as mulheres falam”.
Tânia Lúcia Borges Vieira

“O abrir de um novo horizonte.”
Sonia do Nascimento Palmeira

"Foi com muita emoção e gratidão a Deus que participei deste momento histórico para a mulher metodista. É gratificante ver nossas mulheres quebrando barreiras e avançando cada vez mais em sua caminhada. Saber que estávamos unidas Brasil a fora em oração, comunhão e estudo foi espetacular! Deus nos abençoe para que prossigamos nesse grande desafio e alcancemos muito mais!"
Denize Ornelas

 

"Rompendo barreiras e desafiando fronteiras, assim vejo este novo desafio. Uma bênção saber que em todos os cantos do país, todas têm a mesma oportunidade de desfrutar de palestras que antes estavam restritas a um pequeno grupo, uma vez ao ano em São Paulo".
Leila de Jesus Barbosa

"É com imensa alegria no coração que escrevo este texto sobre a primeira capacitação nacional a distância da Confederação de Mulheres da Igreja Metodista, juntamente com o Centro Otília Chaves e a Fateo. Pois aqui na Remne o evento foi recebido com bastante entusiasmo por parte das sociedades.

 Em todos os distritos tivemos concentrações, vieram irmãs dos mais diversos lugares deste nosso nordeste, gente da capital da Bahia, do interior do Ceará, e de tantos outros lugares. Todas com desejo de participarem e serem edificadas com este maravilhoso evento. Contamos também com o apoio doa Pastores e Pastoras, que disponibilizaram as Igrejas, compareceram, incentivaram. A Federação também participou ativamente mandando representantes para os distritos. Foi realmente um momento histórico para nossa Igreja. Somos gratas a Deus que tem derramado sobre nós as suas ricas bênçãos".
Almerinda Frota – Remne

"Foi muito gratificante participar de um grande evento como este, que uniu às mulheres em todo o Brasil. A palestra do professor Milton foi muito edificante e sobre a cidadania mostrou a necessidade das mulheres ajudarem outras pessoas. Gostei muito e me sinto bastante abençoada com esta capacitação".
Rita da Igreja de IAPI - Bahia

"Quero parabenizá-las pela iniciativa, é maravilhoso pensar em quantas pessoas podem e foram alcançadas através desse trabalho e sei que isso é só o começo. Creio que a concretização deste sonho que certamente vem do coração de Deus, reflete a práxis da fala do Prof. Milton Schwantes quando afirma que as mulheres na bíblia foram agentes da história. Parabéns, que Deus continue inspirando-as e capacitando-as nesta caminhada".
Revda. Cilene A. Vachtchuk

"Foi um momento marcante em nossas vidas, isto é, na vida da mulher metodista. Foi um pioneirismo. Parabéns para todas que se envolveram na programação. Foram momentos muito bem trabalhados, bonitos e que nos deixaram com o coração exultante, valeu a pena! A palestra do Prof. Miltom, fiquei perplexa, pois estou na Igreja desde o nascimento e sei de todas as histórias bíblicas, mas, só hoje consegui enxergar a atuação das mulheres: ousada, corajosa e demonstrando toda fibra e garra, Deus é surpreendente. Mais uma vez Parabéns!"
Vera Alvim

 

Que Deus nos capacite cada vez mais, dando-nos disposição para compartilharmos das maravilhas que Ele tem feito entre nós. E que possamos contagiar as demais mulheres para que sintam o desejo no coração de servir ao Senhor.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação do Brasil


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 08.04.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por Sara de Paula

Carta Pastoral do Colégio Episcopal: Cremos no Deus de toda a consolação

Trazemos à memória o que nos pode dar esperança (Lamentações 3.21). Por isso, ao meditar sobre o que estamos vivendo hoje, talvez os cercos (tanto o babilônico quanto o romano, em 70 d.C.) sejam a narrativa bíblica mais próxima da nossa realidade nesta pandemia, em termos de experiência prática, vital, emocional e espiritual. Leia a Carta Pastoral na íntegra.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães