Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Tire suas dúvidas sobre adoção

Onde e como se pode recorrer à adoção?

A única maneira permitida por lei para se adotar uma criança ou adolescente é fazendo a solicitação junto ao Juizado da Infância e Juventude.

Pode-se registrar uma criança como filha sem recorrer ao Juizado da Infância e Juventude?

Não! Isto é ilegal! É crime punível com reclusão de 2 a 6 anos (art.242 do Código Penal). O registro em cartório pode ser cancelado a qualquer momento, dando aos pais biológicos o direito de recorrer à Justiça para reaver o(a) filho(a). Registrar em cartório uma criança nascida de outra pessoa em seu próprio nome é ilegal.

Concluída a adoção, existe a possibilidade de os pais adotivos perderem o(a) filho(a) para os pais biológicos?

Não! A adoção feita através de ato judicial é irrevogável, ou seja, a adoção concedida pelo juiz não tem volta! A adoção legal garante ao filho adotivo os mesmos direitos do filho biológico, inclusive os de nome e herança.

É caro adotar uma criança ou adolescente?

Não! Todo o processo de adoção no Juizado da Infância e Juventude é gratuito.

Quem pode adotar?

Pessoas maiores de 21 anos, solteiras, casadas, separadas, viúvas, ou que convivam maritalmente, padrastos e madrastas, desde que sejam pelo menos 16 anos mais velhos do que a criança ou adolescente. Avós e irmãos da criança não podem adotar, mas podem pedir a guarda ou tutela da criança ou adolescente junto a Vara de Família. Tios e tias podem adotar.

Qual o procedimento para adotar uma criança?

Em primeiro lugar, você deve dirigir até a Vara da Infância e Juventude mais próxima de sua casa, com seu RG e comprovante de residência. A vara agendará uma data para uma entrevista com o setor técnico. Você receberá a lista dos documentos necessários precisará para dar continuidade ao seu processo. Estes documentos variam de vara para vara, mas geralmente são:
- Cópia autenticada da certidão de casamento ou nascimento
- Cópia do RG
- Cópia do comprovante de renda mensal
- Atestado de sanidade física e mental
- Atestado de idoneidade moral assinada por 2 testemunhas, com firma reconhecida
- Atestado de antecedentes criminais.

Na entrevista você preencherá a ficha de triagem em que poderá selecionar o tipo físico, idade e sexo da criança. A partir daí, você fará parte de uma lista de espera. Quanto menor for o número de restrições, menor o tempo de espera pelo filho desejado.
Extraído dos sites
http://www.projetoaconchego.org.br/home.htm e http://www.ajudabrasil.org


Mais informações:


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 27/07

  Elisa Veloso Giroldo

Geral, por Sara de Paula

SOS Chuvas | Apoie o trabalho de socorro das Igrejas Metodistas no litoral paulista

Apoie a mobilização da Igreja Metodista em São Sebastião (SP), para socorrer as vítimas da emergência climática no litoral paulista, em decorrência das chuvas. A Agência Brasil informou que segundo balanço divulgado pela Polícia Militar durante entrevista coletiva concedida no final da manhã de quarta-feira, dia 22, na capital paulista, foram registradas 48 mortes após a tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo e 26 pessoas foram levadas para atendimento hospitalar na região. Outras 1.523 pessoas foram resgatadas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães