Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

visto ao Daniel

Sem qualquer justificativa plausível, o Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, negou visto de entrada no país, na terça-feira, 15, ao estudante de Filosofia e Teologia, Daniel Souza, 22 anos, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Fonte ALC Notícias (Agência Latino Americana e Caribenha de Notícias)

Daniel faria um período de pesquisas no país do Norte sobre diálogo inter-religioso e sua relação com a Teologia da Libertação. "Sinto-me prejudicado e humilhado. O Consulado não prestou qualquer informação quanto às razões reais e particulares da negação do visto", desabafa Daniel.

O estudante conta que levou ao Consulado toda a documentação exigida para o visto, além de carta do Dr. Robert Hunt, da Southern Methodist University (SMU), de Dallas, carta da UMESP e carta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que financia a sua pesquisa.

No documento que recebeu do Consulado constava apenas o código 214(b), da Lei de Imigração e Nacionalidade dos Estados Unidos. O estudante desconfia, contudo, que os motivos da negação do visto estão ligados à sua condição econômica. Ele não tem vínculo empregatício, é de família de parcos recursos e integra um grupo de risco: ser jovem.

Colaborador da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Daniel ficaria no exterior em novembro e dezembro. Num primeiro momento, teria aulas com o teólogo Jon Sobrino, na Universidade Centro-Americana, em San Salvador.

Na segunda etapa da viagem, iria até Dallas para assistir aulas na Perkins School of Theology, da SMU. Nos dois momentos, apresentaria os resultados parciais da pesquisa que desenvolve sobre Jon Sobrino, teólogo que o inspirou a concluir que "os critérios econômicos utilizados como parâmetro pelos oficiais ditam regras, anulam a humanidade, oprimem pobres e fortalecem os impérios."

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães