Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

vocação na igreja

Há alguém em sua igreja que quer exercer o ministério pastoral? É uma decisão séria, que necessita de toda a orientação e apoio da Igreja local. Veja, a seguir, o documento "Orientação para a recomendação do Concílio Local à Educação Teológica".

Questões a serem apresentadas ao Concílio Local

O/A candidato/a ao ministério pastoral durante sua vivência na comunidade e, de modo especial, durante o período do Programa de Orientação Vocacional, deve ter sinalizado a vocação pastoral através de sua atuação nas diversas áreas da vida da igreja. Para tanto, o Concílio deverá responder às seguintes questões:

1. O/A candidato/a apresentou sinais que confirmam sua vocação na área da educação cristã? Participou ativamente da Escola Dominical?

2. O/A candidato/a apresentou sinais que confirmam sua vocação na área da proclamação da palavra? Participou ativamente do culto? Ministrou a palavra em algum culto?

3. O/A candidato/a apresentou sinais que confirmam sua vocação através da demonstração de potencial para a liderança? Demonstra boa capacidade de relacionamento na igreja? Apresenta abertura ao diálogo e à capacidade de, eticamente, ouvir e respeitar o/a outro/a?

4. O/A candidato/a apresentou sinais que confirmam sua vocação na área da expansão missionária? Em que atividades expansão missionárias se envolveu?

5. O/A candidato/a apresentou sinais que confirmam sua vocação na área da administração? Qual foi sua participação?

6. O/A candidato/a apresentou sinais que confirmam sua vocação através de atos de piedade? As práticas devocionais de oração, de estudo da palavra e as demais da tradição metodista têm sido observada nele/a pela igreja? O mesmo é percebido nas obras de misericórdia?

7. O/A candidato/a apresenta fidelidade e firmeza em sua postura doutrinária, na prática dos costumes e no conhecimento e vivência a partir dos documentos da Igreja, bem como enquanto contribuinte da igreja?

8. Quais sinais confirmam sua vocação?

9. A Nomeação Pastoral é atribuição episcopal. Ao término do curso teológico, se o/a bispo/a o nomear a igreja local - consciente dos sinais vocacionais apresentados pelo/a candidato/a - manifesta o desejo de tê-lo/a como pastor/a da comunidade?

10. A igreja local está consciente que é co-responsável pelo acompanhamento espiritual e, inclusive, a manutenção econômica, quando necessária, do/a candidato/a enquanto em seu período de formação e assume esse compromisso? No caso da igreja local não ter condições de apoiar na manutenção econômica, quem irá se responsabilizar?

À luz das respostas acima, qual o parecer que a igreja local dá à solicitação de recomendação do candidato/a?

( ) recomendado/a à ingressar nos estudos teológicos

( ) não recomendado/a à ingressar nos estudos teológicos


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães