Publicado por Sara de Paula em Geral - 27/10/2021

1º Congresso Nacional de Inclusão na Igreja | Pessoa com deficiência: a hora é essa!

congresso-nacional-de-inclusao-na-igreja-1-527-800x568.jpg

 

Dos dias 3 a 5 de dezembro de 2021, a Pastoral Nacional e as Pastorais Regionais de Inclusão, promovem o 1º Congresso Nacional de Inclusão na Igreja. Pessoa com deficiência: a hora é essa! O evento é gratuito e acontece online nos dias 3 e 4. Inscreva-se para participar. No dia 5, domingo, todas as Igrejas Metodistas são convidadas a celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência junto com a comunidade de fé, de forma online ou presencial, utilizando a liturgia preparada pela Pastoral. 

O pastor Enoque Rodrigues, pessoa de referência da Pastoral Nacional de Inclusão da Igreja Metodista, falou sobre a motivação do evento. 

"Como todos os departamento da Igreja, sofremos bastante nesse tempo de pandemia. Não podíamos realizar encontros presenciais, e as pessoas com deficiência acabaram sofrendo um pouco mais com esse isolamento. Decidimos fazer esse evento porque a Pastora Nacional está atendendo diversas pessoas, nos mais diversos segmentos, então a nossa motivação nasce da ideia de que um evento online pode ajudar significativamente as pessoas e interessarem e a missão chegar de fato na igreja local.", conta o pastor. 

O pastor metodista também destacou a importância de realizar o evento nesse momento em que a Igreja começa a se reorganizar e se adaptar com as medidas de distânciamento social. "Creio que após a pandemia, nós viveremos um tempo de recomeço, e nós queremos marcar esse tempo para que a inclusão de fato saia do papel e chega até as vidas que é o maior propósito da Pastoral Nacional, dar sentido à vida das pessoas. Não queremos apenas ser um ministério de produção de documentos apenas, mas dar significado à vida das pessoas."

A Pastoral programa seis painéis com as principais deficiências, e para o ano que vem já estão planejando o 2º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência e pessoas que trabalham com esse público, mas de forma presencial e online. "Faremos outros eventos durante o ano e eu diria que esse congresso que faremos agora, é uma retomada do nosso trabalho."

Todos os anos a pastoral tem feito a liturgia do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. "Aguns pastores e pastoras e tem aderido, outros não. Mas esse ano achamos que só a liturgia é muito pouco, por isso estaremos sexta e sábado online, e no domingo pastores e pastoras tem a oportunidade de encerrar na sua igreja, discutindo a temática e quem sabe implantando um ministério local, então o nosso intuito é esse."

A Pastoral da Inclusão tem a expectativa de que haja uma mobilização importante de engajamento de pastores e pastoras metodistas de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias. "Sabemos que o Ministério Pastoral tem muitas demandas, mas essa é uma pauta que não pode estar fora do ministério pastoral."

Informações:

Data: 3 e 4 de dezembro de 2021 às 20h | No dia 5 o evento acontece na Igreja Local
Inscrição gratuita: https://split.to/congresso 
Transmissão ao vivo pelos canais: Metodista Brasil (https://www.youtube.com/user/metodistabrasil) e Pessoas Com Deficiência - Inclusão na Igreja (https://www.youtube.com/channel/UCVragY8dpnvzivBG7qwzQKQ), no Youtube, e Facebook da Igreja Metodista no Brasil (https://www.facebook.com/sedenacionalmetodista). 

Programação

Sexta-feira | 03/12/2021 às 20h
Presença do Bispo Roberto Alves de Souza

Painéis:

Incluir para a Vida - Pessoa com Deficiência: a hora é essa!
Pr. Enoque Leite

Acessibilidade na Igreja: a fé sem barreiras
Grabriela Poletto

Do luto à luta: os desafios da maternidade atípica
Pra. Angelica Freitas


Sábado | 04/12/2021 às 20h

Painéis:

Deficiência Visual: aos olhos de quem vê
Pr. Tiago

A inclusão do surdo na Igreja
Pra. Heronice

Autismo na Igreja: desafios e possibilidades
Pr. Glauco Ferreira

Domingo

Encerramento na Igreja Local
Cada Igreja Local é convidada para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência
Acesse aqui a liturgia


Confira os links dos vídeos abaixo

Youtube Metodista Brasil

Dia 03/12 - sexta-feira Dia 04/12 - sábado

Youtube Pessoas com Deficiência - Inclusão na Igreja

Dia 03/12 - sexta-feira Dia 04/12 - sábado

Facebook Metodista Brasil

Dia 03/12 - sexta-feira Dia 04/12 - sábado

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães