Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral, Administração - 13/09/2013

4ª Ênfase Missionária da Igreja Metodista

4ª Ênfase:

Fortalecer a

Identidade,

Conexidade e

Unidade da Igreja.

 


É importante deixar claro quem somos e para que existimos, isto é, a nossa identidade. Tal definição deve ser conhecida, acima de tudo, pela comunidade interna. Toda pessoa metodista precisa saber, compreender, praticar e vivenciar essa lição.As pessoas são, em grande número, levadas por "todo o vento de doutrina", "agitadas de um lado para outro".
Na verdade, há uma busca intensa de algo que traga às pessoas esperança e vida. No meio de toda essa situação, corre-se o risco de perder a configuração de nossa identidade e o sentido de nossa finalidade - a vocação para a qual fomos  chamados/as.
Como parte de nossa identidade, no que diz respeito à conexidade e unidade da igreja, é preciso estabelecer caminhos e condições para cumprir o que Jesus pediu ao Pai pelos seus discípulos: "E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o
mundo creia que tu me enviaste... para que eles sejam completamente unidos..." (João 17.20-23).Também o que Paulo solicita em sua palavra à comunidade localizada na cidade de Éfeso: "Preservai a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Efésios 4.3).
Seja o primeiro sinal do Espírito a nossa comunhão em acolhimento, amor e tolerância em nossa vivência fraterna e missionária, como Igreja Metodista. "Que a Graça do Senhor Deus, nosso Pai, possa nos conceder uma transfusão do sangue de Cristo à Sua Igreja, oxigenando o nosso ser, de um autêntico sentimento e vivência em amor".
Portanto, é necessário restaurar a compreensão e interpretação do princípio bíblico-teológico da unidade a partir da Palavra de Deus que destaca o valor do outro e a diversidade que resulta na aceitação, respeito, diálogo, responsabilidade com a criação. Da mesma forma é preciso reafirmar o principio wesleyano da conexidade como marca fundamental do ser metodista.

Objetivos

o Fortalecer a identidade metodista e seus valores em termos de vida e missão na vivência de cada membro. Fortalecer a dimensão da conexidade metodista a partir do ministério pastoral como "característica fundamental e básica para a sua existência, tanto como movimento espiritual quanto como instituição eclesiástica".
Fortalecer o processo comunicacional na vertente interna para proporcionar a unidade, firmar a conexidade, aprimorar a circulação de orientações e informações. E também doutrinar, educar, disseminar entre o povo metodista a sua forma denominacional de vida emissão como Igreja.
Elaborar e implantar metodologias e estratégias de trabalho para que o tema unidade da igreja, tanto na sua forma interna quanto externa, seja discutido não apenas como uma influência ou impressão pessoal, mas de toda comunidade de fé com base em princípios bíblicos, teológicos e históricos a partir da visão e tradição wesleyana do século XVIII.
Fortalecer a nossa identidade como metodistas, pois a sua falta enfraquece a unidade, gera o medo de estar com o outro e ser transformado pelo outro; quando temos certeza de quem somos como povo metodista, não corremos nenhum risco de perder nossa identidade.
Promover estudos sobre as bases bíblico-teológicas que são referências para a Igreja Metodista sobre o tema unidade.
Reafirmar a unidade como ferramenta de ruptura de disputas e o fortalecimento do diálogo como forma de aprendizado para superar a falta de unidade interna e externa da Igreja Metodista.

Ações afirmativas

Promover encontros, fóruns e debates para aprofundamento do tema Identidade, Conexidade, e Unidade visando ao estabelecimento de pactos de mútua cooperação missionária entre as Regiões, Distritos e Igrejas Locais, em todo Brasil.
Estabelecer um processo de estudo da carta pastoral "Para que todos sejam um" em todos os segmentos da Igreja.Incluir o tema Identidade, Conexidade, e Unidade no programa de discipulado e Escola Dominical.
Preservar e cuidar para que os elementos e valores que mantêm a identidade metodista sejam minimamente definidos, cumpridos e manifestados pelas instâncias competente, nas diversas áreas de ação, tais como cúltica, litúrgica, visual, prática.
Utilizar literatura e material de apoio metodista nas agências de educação cristã como um dos elementos da preservação da identidade metodista.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães