Publicado por José Geraldo Magalhães em Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Expositor Cristão, Geral - 30/04/2014

Caminhando com os meninos e as meninas: uma conversa com pais e educadores/as

Rogéria Valente Frigo
Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
 
Crianças estão em constante crescimento. Uma das grandes preocupações de seus pais é que tenham todas as condições necessárias para se desenvolverem adequadamente: boa alimentação, acompanhamento médico, boas escolas, bons amigos, carinho de seus familiares e tudo mais que pode garantir que venham a se tornar adultos equilibrados e felizes. Importante possibilitar que também cresçam na graça de Deus, assim como Jesus. 
 
Os pequenos precisam estar inseridos na vida da igreja: frequentar a Escola Dominical assiduamente, estar presentes nos cultos, participar do discipulado, dos grupos de coral infantil, teatro infantil, tardes alegres, Escola Bíblica de Férias, retiros de crianças e todas as atividades que a igreja local propuser. Essa participação nos projetos educativos da fé, e a constância do testemunho dado por seus pais e irmãos/ãs, fará com que sua fé se amadureça. Essa criança perceberá que faz parte dessa família de fé e ao se dar conta que a igreja é um corpo, no qual todos estão a serviço uns dos outros, também se sentirá motivada a servir ao Senhor e participar dessa missão. 
 
Pais, vocês podem ministrar às suas crianças em casa sobre o serviço no corpo de Cristo, lendo o texto de João 13. 13-17 e, carinhosamente lavando seus pés numa bacia. Contar que, no tempo de Jesus, esse era um ato a ser feito por um servo, nunca pelo mestre. Falar sobre a humildade de Jesus em ter lavado os pés de seus discípulos para ensinar-lhes que eles estavam sendo chamados para servir e não para serem servidos. 
 
Dizer que Deus nos chama a servir aos outros: ao falar de Jesus para quem não o conhece, ao ajudar no trabalho da igreja e ao atender os que passam por dificuldades. Quando ajudamos o próximo, estamos construindo um mundo melhor e alegrando a Deus. Crianças podem se comprometer, desenhando numa folha de papel as suas mãos e escrevendo em cada dedo, algo que podem fazer para ajudar o próximo, a igreja ou alguém que precisa ouvir sobre Jesus. Orem juntos.
 
 
Leia na íntegra em PDF

Tags: criancas, dntc, metodista, expositor-cristao


Posts relacionados