Publicado por Sara de Paula em Geral - 03/05/2016

CLAI elege nova diretoria

No último sábado, dia 30 de abril, a Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo recebeu o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) para Assembleia Geral Ordinária da Região Brasil. O conselho reuniu seus membros para tratar de assuntos relacionados aos acontecimentos de 2016, e refletir sobre o momento que a organização enfrenta no país. 

 

O CLAI é uma organização de Igrejas e entidades ecumênicas da América Latina e do Caribe, cuja finalidade é promover a unidade entre o povo cristão do continente, preservando as identidades de cada Tradição. Atualmente o conselho mantém parceria apenas com entidades cristãs evangélicas, e oferece suporte aos projetos de sustentabilidade e comunhão entre as entidades. 
 
 

A programação também contou com a revisão dos relatórios financeiros de 2014 e 2015, e a eleição da nova diretoria e conselho fiscal. A organização também compartilhou o momento de crise econômica do país, que reflete na administração e finanças do CLAI. Os metodistas foram representados pela Secretária de Vida e Missão, Pastora Joana Darc, que também foi eleita para o conselho fiscal do CLAI. 
 

A Pastora Joana confirmou que a reunião foi eficiente para conversarem também sobre a atual situação política do país. "Apesar de praticamente todas as instituições presentes, inclusive o CLAI, terem se manifestado individualmente, vimos que perdemos a oportunidade de nos manifestarmos enquanto conselho sobre esse cenário político", conta a Pastora. 

O site da Igreja Metodista publicou recentemente uma relação do posicionamento de diversas Igrejas e organizações cristãs brasileiras, em favor da democracia. Leia aqui. Leia também o manifesto publicado pelo CLAI em seu site oficial, clicando aqui

 
Entre os presentes na reunião, encontravam-se Nilton Emmerick de Oliveira e Mauro Monschmiat da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Roberto Mauro da Igreja Presbiteriana Independente (IPI), Magda Guedes Pereira e Arthur Cavalcante da Igreja Episcopal Anglicana Brasileira (IEAB), e João Carlos Araujo da Aliança de Batistas do Brasil (ABB). A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) também estava presente por meio do Secretário Geral da organização, Nestor Paulo Friedrich e Katilene Labes.
 
Outras organizaões também enviaram representantes, entre eles Romi Bencke do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Eliana Rolemberg, da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Jose Oscar Beozzo do Centro Ecumênico de Serviços A Evangelização e Educação Popular (CESEEP) e Anivaldo Padilha da Koinonia.

 
Confira abaixo a nova diretoria eleita pelo CLAI: 
 
Presidente: Nilton Emmerick de Oliveira – IPU
Vice: Magda Guedes Pereira – IEAB
Secretária: Katilene Laber - IECLB
Tesouraria: Ione - IPU

Conselho Fiscal: 
João Carlos Araujo – ABB; 
Eliana Rolemberg – CESE; 
Joana D´Arc - Metodista.

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães