Publicado por Sara de Paula em Homens - 15/07/2020

Confederação das Sociedades Metodistas de Homens do Brasil Celebra o Dia Nacional do Homem

dia-nacional-do-homem-646-800x568.jpg

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor. (2 Co 16.13-14 – NVI)

Em 15 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior aos 19 dias do mês de novembro. Ambas as datas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. Além disso, ambas foram instituídas na década de 1990. No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem. Em se tratando do tema da saúde do homem, o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista exatamente pôr em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, que fosse criado um dia para tal objetivo.

No entanto, para nós, cristãos, o tema deve ir além da área de saúde, alcançando a dimensão da espiritualidade. O texto do apóstolo Paulo chama a atenção dos cristãos a serem “homens de verdade”, ou seja, devem agir sempre com amor. 

Segundo Willy Torresin, do ministério Exodus, quando se coloca o homem em relação à mulher, percebe-se os dois aspectos de Deus​, Sua imagem e semelhança​, citada em Gn. 1.27. Quando falamos de Deus, é importante lembrarmos que Deus não é macho ou fêmea, ou homem ou mulher. Deus é Espírito. Na masculinidade e feminilidade vemos qualidades profundas que refletem a verdadeira natureza e equilíbrio de Deus.

Sem se esquecer da saúde física – aspecto importante da vida –a masculinidade, só se evidencia por meio de um comportamento sadio, que inclui uma profunda espiritualidade, arraigada na fé e em atos de amor, explicitando características de respeito às pessoas, especialmente em relação ao gênero feminino. Deve evitar agir pela aparência e agressividade e assumir a masculinidade sagrada, isto é, tornar-se dependente de Deus para dar sentido à sua identidade.

Que a data proporcione a oportunidade para a reflexão sobre a masculinidade e seus reflexos para a vida em sociedade. Cuidar do corpo e do espírito, para se ter uma saúde integral: esse é o desafio.

Fonte: www.ipametodista.edu.br

No fia 15 de julho de 2020, a campanha Em oração intercede pela Confederação Metodista de Homens. Clique aqui e compartilhe no Facebook.


Posts relacionados

Homens, por Sara de Paula

Conectados | Seminário Nacional de Homens

No dia 10 de julho, às 15h, acontece o Seminário Nacional de Homens: Conectados.O evento será transmitido ao vivo pelo canal nacional da Igreja Metodista. Acesse aqui. Se inscreva no formulário no final desse conteúdo, e concorra aos brindes oferecidos pela CMH durante o evento. Deus preparou este tempo para você! Assista abaixo o vídeo promocional do evento: 

Homens, por Sara de Paula

Live Nacional dos Homens Metodistas Brasil

Hoje, dia 19 de noembro, celebramos o Dia das Sociedades Metodistas de Homens. A comemoração acontece no canal da Confederação Metodista de Homens no Youtube, ao vivo. A live recebe convidados especiais. Confira a programação. 

Homens, por Sara de Paula

Seminário Nacional de Homens online

A Confederação Metodista de Homens do Brasil, no dia 24 de outubro às 15 horas, realizará o Seminário Nacional de Homens online, com o tema Liderança Serva pelo canal do Youtube Nacional da Igreja Metodista. Confira a programação.

Homens, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Confira os detalhes da última reunião da Confederação Metodista de Homens

Homens Metodistas planejam 1º Projeto Missionário Nacional Uma Semana Pra Jesus. Confira os detalhes da reunião que ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista.