Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão - 08/04/2016

Conselho Metodista Mundial é recebido para reunião com Papa Francisco

 
O presidente do Conselho Metodista Mundial, Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, esteve na manhã de quinta-feira, dia 7, em reunião com o Papa Francisco. O Bispo brasileiro compareceu em Roma acompanhado de uma delegação metodista para discutir a intenção de produzir um documento intitulado “O Chamado à Santidade”. A comissão teológica responsável pela criação do documento já atua há cinquenta anos e é formada por metodistas e católicos.
 
Apesar do pontífice reconhecer as diferenças entre as religiões, acredita que não devem ser impeditivos para uma ação conjunta. "Ainda há muito que fazer, mas nenhuma destas diferenças é obstáculo para amarmos e darmos um testemunho comum diante do mundo", afirma. 
 
Ambas organizações defendem que uma declaração única para gerar um aprendizado mútuo na vida, oração e devoção da igreja. 
 
Diferente da Igreja Metodista no Brasil, o Conselho Metodista Mundial é uma organização ecumênica, e tem escritório recém-inaugurado na cidade de Roma. 
 
“A nossa vida na santidade deve sempre incluir o serviço de amor ao mundo. Quando servimos juntos quem precisa, nossa comunhão aumenta”, completou o Papa que ainda mencionou trechos do texto “Carta a um católico romano”, escrito por John Wesley, fundador da igreja Metodista. 
 
Apesar dos obstáculos para a comunhão plena entre as organizações religiosas, o líder da igreja católica acredita que a ação é mais um passo para facilitar a comunhão entre os fiéis. 
 
Foto: L´Osservatore Romano

Tags: conselho metodista mundial, roma, catolicismo


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. Atualmente nos deparamos com várias situações de crises nos relacionamentos, crises financeiras, na estabilidade econômica, no trabalho e em vários outros campos da sociedade.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de fevereiro fala sobre a Quaresma

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus. Na matéria de capa, abordamos o tema para valorizar também as ornamentações das igrejas nessa época litúrgica, que devem usar a cor roxa, cujo intuito é imbolizar a tristeza, dor e sofrimento vivenciado por Jesus no deserto. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Tema da família é capa do Expositor Cristão de maio. Faça o download!

Família pastoral, filhos/as de pastores/as, divórcio, reconstrução do lar são alguns assuntos na edição de abril do Expositor Cristão. Confira!

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Janeiro: Poder da Oração

 Que a oração é importante ninguém duvida. Mas, por que tantas igrejas têm dificuldade para motivar pessoas nesta área? Reflita sobre o assunto e comece 2015 orando!