Publicado por Sara de Paula em Geral | 09/09/2016 às 16:29:02


Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal


 

Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal” é o título do livro organizado por Cesar Romero Amaral Vieira e Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, recém publicado pela Editora Unimep, com apoio de The Methodist Global Education Fund. Pode ser adquirido pela página web da Editora Metodista.

“Ao longo deste livro permanece a interrogação sobre se a organicidade do escolar e a funcionalidade do pedagógico em benefício da sociedade protestante constituem uma educação protestante ou, tão-só, correspondem a configurações pedagógicas que não põem em causa a instituição escolar enquanto modelo, nem a relação entre escola e sociedade. O Brasil moderno é, em boa parte, produto do movimento escolar protestante, como bem documenta este livro, composto por textos de grande actualidade, escritos com rigor de linguagem e de documentação. São um contributo fundamental para o conhecimento histórico do protestantismo e da educação, mas também para a história moderna e contemporânea. Espero que os leitores retirem benefício destes estudos e que façam jus ao mérito de autores e de organizadores. Para mim, é muito gratificante associar o meu nome a esta publicação”.

Justino Magalhães
Historiador da Educação, professor catedrático
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Postado originalmente no site no Instituto Metodista de Serviços Educacionais

* A foto que ilustra a capa é do primeiro edifício do Colégio Piracicabano, primeira escola Metodista no Brasil, fundado em 1881 (edifício de 1884).

Tags: Livro, Lançamento, Cogeime