Publicado por Sara de Paula em Geral - 28/08/2017

Credo - 150 anos de missão metodista permanente em terras brasileiras


CREDO -  150 ANOS DE MISSÃO METODISTA PERMANENTE EM TERRAS BRASILEIRAS

Cremos em Deus, Criador de todas as coisas, Pai de toda a família humana.

Cremos em Jesus Cristo, Deus Filho, que se fez humano por cada um de nós: caminho, verdade e vida.

Cremos no Espírito Santo que ajuda, consola, sensibiliza e empodera para que o mundo creia em Jesus Cristo, Senhor, Salvador e Resgatador de toda a criação.

Cremos no Reino de Deus e sua Justiça que envolve a totalidade da vida.

Cremos na vitória final do Evangelho de Jesus Cristo. Nosso trabalho tem sua raiz e força na confiança de que Deus está conosco, vai à nossa frente e é a garantia da concretização do Reino de Deus no presente e no porvir. 

Cremos que a mensagem do evangelho é que Deus amou o mundo da mais completa forma em que é possível amar. Por isso, Jesus Cristo veio ao mundo, para dar sua vida a favor de todas as pessoas.

Cremos que o Evangelho, encarnado em Jesus de Nazaré, filho de Maria e José, o carpinteiro, é o poder de Deus que liberta completamente todas as pessoas e que não existe nenhum valor acima da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus. Cremos que toda a vivência em sociedade precisa ser à luz dos valores do Reino de Deus.

Cremos que o metodismo é baseado nas Sagradas Escrituras, por isso aceita completa e totalmente as doutrinas fundamentais da fé cristã, enunciadas nos Credos promulgados pelos Concílios da Igreja dos primeiros quatro séculos da Era Cristã.

Cremos que a aceitação das doutrinas históricas do cristianismo não se confunde com as atitudes doutrinárias intelectualistas e racionalistas, nem com a defesa intransigente, fanática e desamorosa da ortodoxia doutrinária.

Cremos que hoje Deus chama e capacita como fez aos primeiros missionários e missionárias metodistas em terras brasileiras.

Cremos em uma Igreja que faz diferença na vida das pessoas, de suas famílias e das comunidades locais. Uma Igreja que celebra a memória, a atualização e a esperança salvífica em Jesus Cristo, cuja a dinâmica do culto se expresse como serviço a Deus oferecido pelo povo e serviço ao povo em nome de Deus.

Cremos que somos discípulos e discípulas de Jesus Cristo, nos caminhos da missão, a promover tal discipulado em salvação, santificação e serviço.

Cremos, como John Wesley, que o povo metodista é chamado para “não causar danos, “fazer o bem” e “permanecer no amor de Deus”.

Cremos que a vocação do povo metodista envolve a totalidade da vida, tendo como elementos balizadores a Evangelização, a Educação e a Ação Social.

Cremos na evangelização como parte fundamental da missão, encarnando o amor divino na vida das pessoas e da sociedade, a fim de que confessem Jesus Cristo como Salvador e Senhor – uma evangelização contagiante e transformadora.

Cremos na visão missionária na perspectiva de Atos 1.8: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. E, assim, reafirmamos que “o mundo é a nossa paróquia”.

Cremos que a Educação é componente fundamental da libertação do ser humano. Como reconhecia John Wesley, ela é integrante do processo de salvação. Por isso, a família metodista global mantém vivo o seu compromisso com a ação docente por meio das instituições sociais e educacionais por toda parte.

Cremos na Educação Cristã e reconhecemos a vital importância da Escola Dominical, dos grupos societários, da família, dos grupos de discipulados, das instituições de ensino, dos ministérios da Igreja, a fim de que as pessoas cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Cremos na Educação Teológica como instrumento de reflexão e ação para todo o povo de Deus nos seus diferentes ministérios, para o exercício da vida e missão da Igreja nos caminhos do testemunho, unidade e serviço.

Cremos que o trabalho realizado pelas Pastorais: Escolares, Universitárias, Indigenistas, Hospitalares, Prisional, com Meninos e Meninas de Rua, com o Povo em Situação de Rua, com Dependentes de Drogas, Combate ao Racismo, Inclusão, Direitos Humanos, bem como as ações de igrejas locais por meio de seu ministério de ação social promovem a dignidade da vida.

Cremos que a missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se na comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus, bem como cresce e produz “santidade de coração e vida”. 

Cremos numa Igreja Missionária, promotora da vida abundante e combativa em relação às forças da morte. Uma Igreja que acolha os seres excluídos na nossa sociedade com graça, amor e misericórdia, uma Igreja “comunidade missionária a serviço do povo”.

Cremos em uma Igreja que acolhe e promove um mundo para todos e todas, no qual pessoas com deficiência são igualmente chamadas e vocacionadas por um Deus criativo e criador do “diferente” mas não menos importante.

Cremos numa Igreja Corpo de Cristo, Povo de Deus, Família de Deus e comprometida com a unidade cristã “para que o mundo creia”; que toma a forma de denominação, mas ultrapassa todas as fronteiras denominacionais.

Cremos na integração do ser humano com o meio ambiente e todo o universo. Por isso, nos posicionamos contra a exploração de nosso mundo a um tal ponto que devasta e inviabiliza a vida para a nossa própria descendência. Cremos que é preciso garantir o futuro através de um desenvolvimento sustentável.  A integridade da criação é nossa responsabilidade.

Por isso tudo em que cremos é que também temos fé na esperança, nas mãos dadas, no coração aberto, na solidariedade e no encontro que promove salvação e vida abundante para todas as pessoas e toda a criação.

Assim sendo nos empenharemos em reformar a nação, especialmente a igrejas, e espalhar a santidade bíblica por toda terra. Amém.

 

Baixe o arquivo.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães