Publicado por Sara de Paula em Geral, Escola Dominical - 29/05/2019

Desafio Desperdício Zero

 

Desafio Desperdício Zero
Escola Dominical lança o segundo desafio do ano
BAIXE EM PDF

O Departamento Nacional de Escola Dominical tem a proposta nesse ano de lançar desafios relacionados com o tema de 2019 da Igreja Metodista: Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão Cuidam do Meio Ambiente.

Para o primeiro desafio do ano, a equipe focou no cuidado com o ser humano, parte da criação, mobilizando metodistas a oferecerem água para pessoas expostas ao sol durante o verão, como pessoas em situação de rua, profissionais como vendedores/as ambulantes e garis, e até para motoristas de ônibus coletivo, todas pessoas que trabalham durante o dia inteiro sujeitas a altas temperaturas na estação.

Dessa vez, a Escola Dominical da Igreja Metodista, em parceria com o Projeto Sombra e Água Fresca (SAF), propõe uma autoavaliação por meio do Desafio Desperdício Zero, um plano para rastrear atitudes do dia a dia que podem fazer muita diferença para o meio ambiente, ainda mais quando viram hábito. A proposta principal é anotar no seu desempenho diário durante 21 dias. Ao final desse período, você terá no seu planner uma visão geral da sua persistência com relação aos pequenos cuidados diários que podemos ter com o meio ambiente.

O nosso planner começa no dia 5 de junho, mas você pode iniciar seu projeto pessoal a qualquer momento, contando que o siga por 21 dias. A partir do lançamento, nós vamos trabalhar um tema por semana: água, energia e alimento. Você poderá acompanhar os assuntos nas nossas redes sociais e no blog da Escola Dominical, onde vamos disponibilizar conteúdos semanais para você trabalhar a proposta em sua igreja.

Ah! E tem versão para as crianças também. As redatoras das Revistas Bem-Te-Vi adaptaram um planner com foco no cuidado com a criação, que leva a proposta para as crianças de uma forma bem prática. A versão “O destino da natureza está em nossas mãos” para crianças, está disponível junto com o conteúdo voltado para adultos no blog da Escola Dominical.

Esse desafio é realizado em parceria com o Projeto Sombra e Água Fresca, que além de disponibilizar e divulgar o conteúdo em seus sites, também vai aplicar a versão para as crianças em seus projetos locais.

Vídeos

Na semana em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a coordenadora nacional de Escola Dominical, Pastora Andreia Fernandes, e a Missionária do Projeto SAF, Emily Everett, divulgam o primeiro vídeo do desafio para que você já comece a mobilizar sua igreja e seus amigos nessa missão: cuidar do meio ambiente dia após dia.

O vídeo oficial do projeto foi publicado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Assista acima ou clique aqui.

Para Crianças
“O destino da natureza está em nossas mãos”

Cremos em Deus, Criador da Vida. Você conhece a história da Criação? Leia ou peça para alguém contar pra você, como foi que Deus criou o mundo. Essa história está registrada em Gêneses 1 e 2.  Veja só, Deus criou os animais, depois criou o homem e a mulher. Deus viu que tudo era bom! 

>>> Assista o vídeo com a História da Criação: https://youtu.be/8r8tdDY9w5I  

Deus contou com a ajuda do ser humano, pedindo que O ajudasse, dando nome aos animais, com esse convite, Deus nos chama para sermos seus/suas cooperadores(as). Nós, homens e mulheres, meninos e meninas temos a responsabilidade de cultivar, preservar e cuidar da criação de Deus.

Como podemos fazer isso? Parece fácil, mas não é tão simples assim. O cuidado com a natureza, com as pessoas, com o meio ambiente em geral, é o nosso grande desafio!

É importante sabermos que o destino da natureza está em nossas mãos, por isso, é assumimos esse compromisso, do cuidado com o meio ambiente.

Por onde vamos começar? Pelos 3 Rs, você conhece?

Reciclar. Reaproveitar. Reduzir.

Todo lixo que produzimos, podemos reciclar - separar o lixo e organizar os materiais que podemos reaproveitar, ou seja, usar novamente para outros fins. Fazendo isso, reduzimos o consumo. Por que todo esse trabalho? Para melhor cuidar, para preservar!

Então, vamos lá! O nosso desafio está lançado, participe!

Desperdício Zero

Cuidei para não desperdiçar alimento (coloquei no prato, somente o que conseguia comer, não joguei nenhum alimento fora, ofereci a alguém, o alimento que não consegui comer, não comprei e nem pedi para comprar um alimento desnecessário)

Cuidei para não desperdiçar água (não brinquei debaixo do chuveiro e economizei água na hora do banho, fechei a torneira, ao escovar os dentes)

Cuidei para não desperdiçar energia (apaguei a luz ao sair do local, não fiquei muito tempo no computador, assistindo televisão ou utilizando outros aparelhos eletrônicos, não abri a geladeira sem necessidade)

 

BAIXE O PLANNER PARA IMPRESSÃO

DÊ PREFERÊNCIA PARA PLANILHA E USE NO CELULAR
Baixe o documento e salve no seu celular. Pinte as célular conforme for concluindo as suas atitudes.

BAIXE A VERSÃO PARA CRIANÇAS

 

Como não desperdiçar alimento Como não desperdiçar água Como não desperdiçar energia

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães