Publicado por Herbert em Mulheres - 16/06/2014

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista

6 a 8 de junho 2014

TEMA

"Mulheres nos caminhos da missão: celebram a vida"




Confesso que é difícil colocar em palavras o que sentimos neste Encontro. Foi realmente maravilhoso e tocante, a começar pelo Culto de Abertura dirigido pela Federação da Primeira Região com participação de toda a mesa e a ministração da palavra com a Pastora Gláucia Mendes, que além de pregar, cantou maravilhosamente!



 

A Revda Maria Inês Simeone falou diretamente do Uruguai sobre o Tema maior "Mulheres nos caminhos da Missão: Celebram a vida", abordando de uma forma espetacular o valor da celebração, o valor da liturgia nos cultos em todos os seus passos como: Adoração; Confissão; Louvor; Edificação e Dedicação.



A Vice-presidente de Área da Confederação de Mulheres Metodistas da América Latina e Caribe, Leila de Jesus Barbosa e a Presidente da Confederação do Brasil, Sonia do Nascimento Palmeira fizeram uma saudação às participantes do Encontro de Capacitação.

E logo em seguida o momento de integração dirigido por uma seminarista. Um momento de muita alegria!

No dia seguinte, sábado, tivemos o segundo painel: "Mulheres nos caminhos da missão: Celebram a vida adorando" com Soraya Junker, que disse: Adoração é a expressão espontânea que brota do coração de alguém que foi impactado por uma revelação do caráter de Deus. A verdadeira adoração trata conosco, e nos leva a refletir o caráter Daquele a quem adoramos. Sl 115. A verdadeira adoração vai nos fazer entender, conhecer e revelar o Deus que não julga pela aparência, antes vê o coração. ONISCIENTE.

O terceiro painel foi impactante, pois a Revda Amélia Tavares Neves falou sobre Mulheres nos caminhos da missão: celebram a vida confessando.   Vejam esse paralelo!
 

Adoração Confissão
Adorar a Deus por aquilo que ele é; Por aquilo que ele faz em nossas vidas. Reconhecemos nossa limitação humana diante da grandeza de Deus; Confessamos a Deus pelo que deixamos de ser.

   
Disse ainda a Revda Amélia que "Confessar nos leva a mergulhar em nosso interior para reconhecer nossa limitação, nosso pecado e reconhecer nossas limitações e omissões como comunidade. A confissão proporciona mudança em nosso relacionamento com Deus; a confissão proporciona uma mudança interior". Em fim, nos levou bem ao fundo de nosso âmago, no mais profundo do nosso ser diante de nosso Deus.  Foi uma bênção!

Seguindo " adelante" como diz a Revda. Margarida, o quarto painel foi o seguinte: "Mulheres nos caminhos da missão: celebram a vida louvando", com a Revda Kennie Ladeira Mendonça.  Disse ela que o emprego da palavra LOUVOR não está necessariamente restrito ao Sagrado. Pode-se louvar, elogiar uma pessoa ou uma divindade. Mas nos disse também que o louvor faz parte da vida do povo de Deus em sua caminhada diária e no culto ao seu Senhor. O livro dos Salmos, do hebraico Tehillim, que significa "louvores", nos mostra que o ato de louvar faz parte do contexto da vida. Vemos que os lamentos e as súplicas têm o seu lugar na experiência do povo de Deus, mas o louvor é a coroação de sua espiritualidade. É o desfecho de todo processo de lamento e súplicas.

O outro painel foi "Mulheres nos caminhos da missão: Celebram a vida edificando", com a Revda Mara Araújo Pedro, que nos deu algumas dicas, como: Uma pessoa te chama para pregar... O QUE FAZER? "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  (2 Tm 2, 15 ). Depois trabalhe muito para fazer o melhor... Até agora você trabalhou com o texto. Foi o que você conseguiu construir. Agora o texto vai trabalhar com você. Lance o texto para a igreja. Você é a ponte para o texto chegar até ela. A meditação é o passo mais importante de toda a preparação. As nossas experiências, nossas emoções, lembranças... Tudo isso é importante na nossa meditação.".

Á Noite cultural preparada pela REMNE e REMA foi maravilhosa, que alegria contagiante destas irmãs que prepararam tudo com tanto carinho. Creio que jamais esqueceremos!


    


Fica aí registrada a participação da Manu neta da Aurelita e do Bispo Adolfo, como uma futura sócia da sociedade de mulheres da REMA.

Encerrando a programação tivemos mais uma vez a participação da Revda Maria Inês Simeone diretamente do Uruguai, quando pudemos interagir com ela através da tecnologia que temos hoje em dia, ouvindo-a e conversando também com ela que pode apreciar toda a parte final do Encontro, bem como fazer o fechamento das questões trabalhadas nos painéis.. Foi uma bênção a participação dela!

O culto de encerramento foi preparado e dirigido pela Presidente da Federação da Segunda Região, Vela Elaine Maciel que meditou sobre uma história de nome o "País dos Poços". Encerrando com estas palavras "  MULHERES METODISTAS NOS CAMINHOS DA MISSÃO", nos transformando.... Transformando vidas.... Transformando lugares... Gerando vida... Espalhando o amor... Vivendo para Servir!!!!!!



À Revda Margarida Ribeiro responsável por tudo isso nossos parabéns e a nossa oração no sentido de que Deus a esteja abençoando e inspirando cada vez mais.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação do Brasil
Vice-presidente da CMMALC


Tags: mulheres-2014


Posts relacionados