Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão - 07/06/2016

Expositor Cristão avança na plataforma online

 

O Jornal Expositor Cristão (EC), eleito o melhor jornal cristão em 2015, continua avançando nas mídias digitais. A novidade para 2016 é o novo portal de notícias, o EC online. O projeto, ainda em fase de execução, foi compartilhado com o Conselho Editorial do jornal em dezembro do ano passado, que aprovou a iniciativa. Os primeiros estudos dos portais de notícias, navegabilidade, interatividade e plataformas começaram logo em seguida. A iniciativa é levar ao povo metodista informações que contemplem as várias editorias do impresso.

 

O jornal, que fez 130 anos em janeiro deste ano, será a plataforma utilizada para a cobertura do 20º Concílio Geral (20ºCG). Uma “Aba” exclusiva para o conclave está destinada para os/as metodistas acompanharem todas as decisões do CG, incluindo vídeos, podcasts e fotos, que serão produzidos no dia do evento. A proposta do plano de comunicação para a cobertura do 20ºCG foi encaminhada pelo Departamento de Comunicação ao Grupo de Trabalho do 20ºCG, o qual avaliou, sugeriu e fez ajustes antes de compartilhar com a Cogeam e com o Colégio Episcopal, que aprovaram a iniciativa.

 

Com uma navegabilidade de fácil acesso, o novo projeto seguirá a identidade do jornal impresso com uma maior facilidade de interação dos/as usuários/as pelas redes sociais, das notícias mais lidas, mais comentadas e mais recentes publicadas no site. Os/As metodistas também poderão enviar notícias para o EC online que serão analisadas antes da publicação.

 

Para o editor-chefe do jornal, pastor José Geraldo Magalhães, o jornal centenário da Igreja Metodista precisa ampliar e fortalecer a sua marca jornalística histórica. “A iniciativa foi gerada por causa da velocidade das informações. Como nosso jornal tem uma periodicidade mensal, percebemos a necessidade de uma Hard News (notícia importante e factual). As matérias mais longas e analíticas e que exigem uma profundidade maior no assunto serão destaques no jornal impresso”, disse.

 

Outra “Aba” de destaque é a de Multimídia. Além de ví­deos e podcasts, o usuário poderá acessar a área de download do Aplicativo (APP) IDoações da Igreja Metodista. O Departamento de Comunicação está acompanhando o desenvolvimento do APP, que será disponibilizado para smartphones e iphones. Pelo APP, após o cadastro, qualquer pessoa poderá encontrar uma Igreja Metodista mais próxima à sua localização e fazer uma visita quando desejar guiada pelo google maps ou pelo navegador de localização Waze incorporados no próprio APP. Também será possível fazer doações em vários projetos e campanhas nacionais com apenas dois cliques. 

 

O projeto do APP teve um parecer favorável da Cogeam e do Colégio Episcopal depois que a proposta foi encaminhada pela Secretária para a Vida e Missão, pastora Joana D’Arc Meireles. O desenvolvimento do APP está nos últimos ajustes para subir para as plataformas da Apple e Android.

 

Acervo

 

Segundo o editor-chefe do EC, uma segunda fase do projeto EC online, e não menos importante, também está nos planos. “Queremos disponibilizar todo o acervo do jornal nessa plataforma. Só que digitalizar o jornal desde 1886 é um projeto de longo prazo, mas queremos que nossos/as leitores/as, pesquisadores/as e, principalmente, o povo metodista, tenham acesso gratuito às histórias contadas no jornal há 130 anos”, disse o pastor José Geraldo.

 

O diferencial nessa segunda fase é que o acervo será gratuito, diferentemente de muitos jornais de que o leitor/a precisa ser um/a assinante do periódico. “Nossa equipe tem trabalhado bastante nesse projeto e esperamos fazer o melhor para levar e receber informações do avanço missionário em terras brasileiras”, finalizou o editor.

 

Envie sugestões de pautas e comentários para a redação do Expositor Cristão pelo e-mail expositorcristao@metodista.org.br

 

Essa matéria foi publicada na edição de junho/2016 do Jornal Expositor Cristão. 

Leia online: 

 

 


Tags: Expositor Cristão, Site


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de abril: Páscoa | Ainda há esperança

Uma das datas mais significativas do calendário cristão é celebrada na chamada Semana Santa – a Páscoa. Lamentavelmente, há dois anos não temos celebrado como gostaríamos devido à pandemia da Covid-19, que tem impedido as igrejas de realizar reuniões em seus templos. No mês passado, o Brasil registrou mais de 300 mil mortes pela doença. Muitas famílias não terão pessoas amadas nesta Páscoa, no Natal, no dia a dia de suas vidas, porque elas faleceram em decorrência da Covid-19.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. Baixe gratuitamente a edição para ler sobre esse e outros assuntos. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais

Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Música e Arte, Mídia, por José Geraldo Magalhães

As músicas que cantamos na igreja possuem conteúdos questionáveis?

A matéria de capa do jornal Expositor Cristão de agosto aborda a importância da música nas igrejas. Leia e compartilhe na íntegra!

Mulheres, Educação Teológica, Educação, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil

Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.