Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 10/07/2014

Novas revistas para a Escola Dominical

Pra. Andreia Fernandes 
Coordenadora do Departamento Nacional da Escola Dominical
Foto: Marcelo Ramiro
 
Parte da equipe do Departamento Nacional de Escola Dominical trabalhando na produção das revistas.
 
Chegar a unidade da fé, viver em santidade e crescer no conhecimento de Jesus Cristo são objetivos que a igreja deve perseguir. Discípulos e discípulas comprometidos/as com o anúncio do Evangelho, precisam aperfeiçoar-se cada vez mais para a obra do ministério. Jesus desejou esse aperfeiçoamento e, para isso, fez a opção de ensinar caminhando junto com as pessoas. 
 
A Escola Dominical é um espaço de conhecimento e estudo da Palavra de Deus para que nos aperfeiçoemos tendo a Jesus como modelo de perfeição! Essa tem sido a inspiração das revistas de Escola Dominical. A partir das orientações propostas pelo Concílio Geral da Igreja (2011), chegamos a edição que contempla a ênfase 4: Fortalecer a Identidade, Conexidade e Unidade da Igreja. Assim nos provoca o Plano Nacional Missionário:
 
“As pessoas são, em grande número, levadas por “todo o vento de doutrina”, “agitadas de um lado para outro”. Na verdade, há uma busca intensa de algo que traga às pessoas esperança e vida. No meio de toda essa situação, corre-se o risco de perder a configuração de nossa identidade e o sentido de nossa finalidade – a vocação para a qual fomos chamados/as” (Igreja Metodista, PNM 2012-2016, p.24).
 
A partir dessa prerrogativa, as revistas de juvenis, jovens e adultos desejam fortalecer a essência do cristianismo para que, neste tempo marcado por heresias e ventos de doutrinas, a igreja se mantenha firme. O povo cristão é um só, proclama um só Espírito e possui uma base de fé vigorosa que une todos/as os/as irmãos e irmãs. Manter-se nessa visão exige crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. 
 
A proposta para as crianças e pré-adolescentes é que reconheçam nossa identidade cristã, fortaleçam a unidade e comunhão entre o povo de Deus. A cada estudo, ressaltamos que somos diferentes uns/as dos/as outros/as, porém, nossa identidade e unidade sustentam-se na proposta do Reino de Deus. Assim, esperamos contribuir para o desenvolvimento da fé em Cristo Jesus. 
 
As revistas de Escola Dominical desejam ser um guia de estudos sem pretensão de afirmarem-se por si mesmas. O que queremos dizer é que a preparação e o engajamento da equipe docente, são determinantes para que os temas sejam contextualizados e dialoguem com a realidade de cada igreja local. Destacamos a importância de se adquirir a revista dos/as professores/as, nela, encontram-se os aportes e dinâmicas de aula.
 
Uma escola dominical comprometida em preservar a identidade metodista a partir do estudo da Bíblia, colabora para a unidade da Igreja. O uso das nossas revistas fortalece a nossa conexidade.
 
Agradeço a equipe de redação, revisão, editoração e aos escritores e escritoras que, com um coração comprometido com a Missão, se dispõem a construir este material. Há muito que melhorar e caminhar, seguimos motivados a fazer cada vez melhor. Estamos à disposição por meio do e-mail ­escoladominical@metodista.org.br.
 
A Deus toda honra, glória e louvor! 
 
 

Tags: Escola Dominical, Expositor Cristão


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de junho: 21º Concílio Geral

Esta é a última edição antes do Concílio Geral, a ser realizado no início de julho em Sorocaba. Será um tempo de decisões, eleições, estratégias missionárias e debates sobre diversos assuntos. Nesta edição procuramos trazer um pouco mais sobre o 21º Concílio Geral. Algumas propostas que devem ser discutidas, por exemplo, uma reforma da Associação da Igreja Metodista, os/as candidatos ao ministério episcopal, estatística. A Igreja Metodista avançou ou cresceu nos últimos anos?

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. Atualmente nos deparamos com várias situações de crises nos relacionamentos, crises financeiras, na estabilidade econômica, no trabalho e em vários outros campos da sociedade.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de outubro aborda tema da inclusão

Em 25 de setembro foi lançado o primeiro livro da Bíblia Sagrada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A partir de agora, os mais de 10 milhões de brasileiros/as com deficiência auditiva poderão ter acesso ao evangelho de João em Libras.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir

Com quase 500 anos, os princípios da Reforma Protestante permanecem urgentes e precisam ser revisitados pela Igreja.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão recebe Prêmio Areté de melhor jornal

O dia 12 de agosto vai ficar marcado na história da Igreja Metodista. O jornal Expositor Cristão foi eleito o melhor jornal evangélico do Brasil! 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

Surfar nas ondas da internet possibilita inúmeras formas de comunicar o Evangelho. Mas até que ponto a Igreja aproveita as ferramentas virtuais para cumprir a missão? Quais são os perigos?

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Igreja na Era Digital

Com as facilidades que temos hoje, com um universo crescente de plataformas digitais à disposição para uso gratuito e, frente ao espantoso número de quase um terço da população mundial conectada, boa parte do dia via smartphones e tablets, é difícil encontrar justificativas para não estar nas mídias sociais digitais. São todas ferramentas úteis, de fácil produção e distribuição, mas que carecem de um comportamento mais responsável e profissional no uso. Vejamos os principais desafios:

Expositor Cristão, Pastoral do Combate ao Racismo, Geral, por José Geraldo Magalhães

Denúncia contra o Racismo

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5.1