Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 01/08/2015
Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais
Em setembro de 2011, conheci um grupo de mulheres metodistas norte-americanas que estava no Brasil participando da Jornada Ubuntu. O nome do evento me deixou um ensinamento marcante. Ubuntu é uma palavra africana para expressar solidariedade, compaixão, perdão e amor ao/à próximo/a. Significa “sou o que sou pelo que nós somos”.
Ubuntu fala da capacidade do ser humano em entender e aceitar o/a semelhante. Passa a ideia de que precisamos uns dos outros para vivermos. Somos seres interdependentes, criados/as para viver em coletividade. A tolerância, portanto, é uma virtude fundamental e alcançá-la faz parte da missão da Igreja.
A intolerância tem deixado um rastro de morte na história da humanidade. Inúmeras guerras e conflitos foram motivados por diferenças de raças, classes socais, opções religiosas e políticas. Temos acompanhado casos recentes de preconceito contra homossexuais, negros/as, estrangeiros/as e religiosos/as em várias partes do mundo. Agressões verbais, ameaças, brigas e assassinatos alimentam as estatísticas.
O princípio da palavra Ubuntu, resumido tão bem pelos povos africanos, é o cerne do ensino de Jesus. O Mestre alertou que não há maior mandamento do que amar a Deus de todo coração e amar ao/à próximo/a como a nós mesmos (Marcos 12.28-31). Jesus deu o exemplo: amou, mas não foi conivente com os erros das pessoas. O compromisso com Deus gera intolerância com o pecado e amor incondicional pelo/a próximo/a.
Não haverá unanimidade em torno de temas que pautam a sociedade, porém somos chamados/as a promover a paz. A frase de Agostinho de Hipona (354-430 d.C.), apreciada e usada pelo fundador do movimento metodista John Wesley, reforça essa reflexão: “No essencial, unidade. No não essencial, liberdade. E em tudo, amor”.
Deixe esta edição do Expositor Cristão inspirar você. Boa leitura!
Boa leitura!
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
Tags: Expositor Cristão, Igreja Metodista, Tolerância, Agosto, 2015
Posts relacionados
EC março aborda tema sobre os desafios da juventude metodista
Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós”. Essas foram as palavras de João escritas em uma de suas cartas. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, faz exatamente um ano que a Igreja Metodista, assim como todo o país, enfrenta tempos difíceis devido à pandemia do novo coronavírus, que já causou a morte de 260 mil pessoas, dentre elas, muitos/as metodistas.
Pastoral | Baixe o Expositor Cristão de setembro
Baixe a edição de setembro do Jornal EC. "Esperamos que esta edição contribua com seu crescimento espiritual e que em breve você possa se reunir com seus irmãos e irmãs em sua comunidade local, caso ainda não o faça devido à Covid-19 e ao distanciamento e isolamento social."
[EC] Webinar do Metodismo Mundial
O webinar será realizado nos sábados do mês de agosto, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, pela manhã, das 8h30 às 12h, e contará com palestras, diálogos e painéis, além de uma sessão especial opcional das 19h às 20h30 (horário de São Paulo, Brasil). As sessões ocorrerão através da plataforma de videoconferência Zoom.
Confira como foi o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista
A alegria contagiante, a hospitalidade calorosa, o fervor missionário fortalecido a cada encontro, plenária, conversa. Foi nesse clima que ocorreu o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista, de 6 a 12 de agosto, em Recife/PE.
Discipulado é o tema do Expositor Cristão de setembro
Conheça as bases do discipulado na Igreja Metodista e saiba como esse modo de ser igreja tem fortalecido relacionamentos e ajudado a consolidar o processo de expansão missionária!
Expositor Cristão na década de 1970
Ao longo de 128 anos de história, o jornal Expositor Cristão teve diversos editores e editoras responsáveis pelas publicações do informativo oficial da Igreja Metodista. Na década de 1970, um dos que assumiram o posto foi o pastor e professor da Igreja Metodista Tércio Machado Siqueira. Gentilmente, ele contou como era o EC naquela época e como o jornal contribuiu no contexto metodista. fonte: Marcelo Ramiro /