Publicado por Redação Metodista em Geral, Liturgia - 06/05/2025

Sugestão de Liturgia - Dia das Mães

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DIA DAS MÃES

 

"A mãe fica feliz quando o filho se torna sábio; o filho que vive corretamente a alegra” Provérbios 23.25

 

ACOLHIMENTO

Dirigente: Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês mães e filhos. Deus com seu olhar de graça e misericórdia, vê cada mãe como sua filha amada, sinta-se como a filha amada que és. Assim como acolheu seu filho no ventre ou no coração, sinta-se acolhida e amada.

 

ADORAÇÃO

Litania de adoração

Dirigente: Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Congregação: Eu te adorarei ó Deus e bendirei o teu nome para sempre.

Dirigente: Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus.

Congregação: E nós conhecemos o amor e cremos neste amor que Deus tem por nós

Dirigente: Disse Jesus: assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros.

Todos/as: Como o Pai me amou, também eu vos amei, permanecei no meu amor.

 

Orações de adoração

[Convidar a comunidade para expressar adoração a Deus por meio de frases e breves orações.]

♫ Cânticos de Adoração

sugestão

MEU PRAZER / Em Espírito em verdade - Koinonya

 

CONFISSÃO

Leitura Bíblica:

 “Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado” Tiago 2.9a

 

Ponderações sobre o texto de Tiago

Geralmente, quando falamos de acepção de pessoas nos vem à mente questões de raça ou de classe social, e realmente são aspectos a serem cuidados na igreja.

Porém, neste dia das mães vamos nos lembrar das mães que sentem vergonha de ir na igreja porque seus filhos são deficientes ou são autistas e necessitam de uma real inclusão para que possam participar da comunhão. Quantas vezes olhamos essas crianças com um olhar sem amor, suspiramos e ficamos incomodados com a presença desses filhos, entristecendo suas mães.

E as mães que foram abandonadas por seus maridos, as divorciadas, as mães solo. Acabamos julgando todas elas como fracassadas e incapazes de liderar ministérios, pois são “defeituosas”.

As viúvas são dignas de pena e vistas apenas por este prisma, isolando-a.

A sociedade, nossas crenças e hábitos nos tornam insensíveis ao abandono, às lutas, à solidão e sofrimento destas mães.

Examinemos nossos corações com sinceridade, sonde seus pensamentos e confesse a Deus seus pecados por julgamentos, pelas palavras duras que já falou e pela omissão.

Peça a Deus que o seu coração seja transformado e que seus olhos vejam com amor cada situação e a sua boca fale gentilmente e a sua mente e as suas mãos trabalhem em prol destas necessidades.

Precisa de ideias? Temos algumas:

- ofereça carona para levar as crianças no tratamento ou na igreja;

-visite quem mora só, combine um café toda semana;

-proponha mudanças no prédio da igreja para incluir todas as crianças,

Sonde seu coração enquanto ouvimos esta canção e confesse a Deus tudo o que não O agrada, se arrependa, peça perdão e com certeza Ele irá te perdoar.

 

♫ Cânticos de Confissão

Sugestão

ANJO MÃE/ Célia Valadão

 

Oração de confissão

 

Palavra de Esperança

“Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados” – Atos 3.19

 

LOUVOR

Dirigente: “Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo” Salmo 92.1

 

♫ Cânticos de louvor

 Sugestão

O Amor de Deus ( Logo eu) Rachel de Novaes

 

Consagração dos dízimos e ofertas

Cântico: A Bondade de Deus Isaias Saad

 

EDIFICAÇÃO

Em Romanos 8.17 está escrito: “Se somos filhos, então somos herdeiros: herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo”

Sendo Deus o Grande Rei de toda a Terra, seus filhos são príncipes e princesas.

Você já parou para pensar que sua mãe é uma princesa?

Pois então ela merece uma coroa.

A base desta coroa será de ouro puro pois ela está firmada em Deus e esta é a base necessária para ser uma boa mãe, entrega total ao Senhor.

Essa cora tem várias pedras preciosas: rubis, ametistas, turquesa, ônix, diamantes e esmeraldas.

Rubi simbolizando a sabedoria;

Ametista, a diversidade, pois elas vão de um tom transparente até o roxo intenso e as mães são diversas, ora suaves, ora intensas;

Turquesa está associada a proteção, mães são protetoras sempre;

Ônix no grego é garra, as mães são guerreiras, nada as impede frente à necessidade de seus filhos;

Diamantes representam a força. Mães são fortes, desde a gestação no ventre até o parto, ou na gestação em meio a burocracia da adoção até a assinatura do juiz.

E por fim, esmeraldas, que representam o brilho, o adorno, as mães também são luz no lar.

 

Mães são fortes nas necessidades financeiras, na doença, nos relacionamentos conflitantes, a mãe sempre luta por seus filhos.

Essas pedras eram algumas das que adornavam o peitoral os sacerdotes e isso nos remete ao aconchego do colo da mãe que nos traz alimento físico e emocional, desde pequenos e até na idade adulta.

 

CELEBRAÇÃO PELAS CRIANÇAS

Sugestão de músicas:

Um doce de Mãe - Abdi Sabbai

Minha flor - Abdi Sabbai

Exemplo de mulher - Tia Quelly

Ela é um presente de Deus - Tia Quelly

Mamãe - Yasmim Verissimo

Mãe Coruja - Aline Barros

 

DEDICAÇÃO

Dirigente: Quando Jesus estava na cruz, em seus últimos momentos ele fala:

“Mulher eis aí teu filho” e diz a João “Eis aí a tua mãe” ( João 19.26 e 27).O próprio Jesus cuidou de sua mãe. Hoje é Dia das Mães, e de forma especial, queremos interceder pelas famílias: que as mães possam testemunhar aos seus filhos e filhas o amor de Deus, a fim de que seus filhos e filhas aprendam a amar como são amados e amadas por Deus. E assim, como diz o salmista, uma geração louvará a outra geração as obras de Deus.

Convidar as mães para um tempo de intercessão no altar.

Após a oração, convidar os filhos presentes para abraçar os

Suas mães.

 

Oração final

 Bênção

 

DNTC - Departamento Nacional de Trabalho com Crianças

 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF


Posts relacionados