Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Artigo: Violência nossa de cada dia

Expositor Cristão/Pra. Maria Lúcia Paprotzki



A violência que verificamos no mundo, em suas mais variadas formas, não é algo recente. Foi uma das razões do dilúvio sobre a terra no tempo de Noé. "A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência" (Gn 6.11). É tão antiga quanto o próprio homem. O primeiro ato de violência na Bíblia é o de Caim contra seu irmão Abel (Gn 4.8).

Diariamente são registrados assassinatos, assaltos, roubos, sequestros, chacinas e latrocínios em nosso país. Há causas sociais, políticas, físicas, psicológicas, emocionais e espirituais para o problema da violência. Nesse ambiente de desesperança, falta de perspectiva e desemprego, rompem-se os frágeis sentimentos de solidariedade e cumprimento de leis no tecido social.

O Brasil tem altos índices de violência, principalmente nas grandes cidades onde vidas são ceifadas, literalmente, por motivos fúteis. Precisamos ter sensibilidade para ouvir o clamor do povo que padece. Precisamos também estar disponíveis para agir e trabalhar pela paz.

Infelizmente, mesmo diante de um clamor grotescamente audível, muitas pessoas fingem não ouvir e desprovidas de qualquer sentimento de moralidade, ignoram o sofrimento alheio. Não podemos esquecer que em meio aos dramas e aflições de um mundo marcado pela violência e guerras em todos os níveis, está inserida a criação de Deus - o ser humano.

Neste sentido, somos convocados/as a refletir. Somos chama­-
dos/as a promover maior comprometimento e resposta ao clamor do desafio urbano (ênfase 6 do Plano Nacional Missionário). Como cumprimento da missão, cabe ao povo de Deus a tarefa de anunciar a mensagem de paz, alegria e esperança que só Cristo concede.

A Igreja é um instrumento privilegiado para agir no mundo. Jesus é exemplo de profunda consciência da sua missão, obediência a Deus e amor pelo ser humano. Temos o compromisso em dar seguimento à tarefa que o Senhor Jesus iniciou, isto é, expandir o Reino de Deus amando pessoas.

Faz-se necessário educar a visão e a audição para identificarmos e sensibilizarmos as pessoas que clamam e gritam em nosso país, em nossa cidade, em nossa vizinhança. A Igreja é uma agência do Reino e ela precisa ser vista como tal, tornando-se uma comunidade de cuidado para transformação de vidas.

Que nossas ações ampliem os valores do Reino de Deus na terra, por meio da justiça e da paz. Eu e você fomos chamados/as para servir na grande comissão. O silêncio e a omissão não trazem transformação.


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC agosto Projetos Missionários

Após dois anos sem os projetos missionários regionais por causa da pandemia, algumas Regiões Eclesiásticas retomaram as atividades. O Expositor Cristão identificou três Regiões que voltaram com as atividades no mês de julho. Os missionários e as missionárias se preparam meses aguardando o dia para desenvolver ações nas áreas de saúde, social, religiosa e cultural nas cidades preestabelecidas. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Conselho Editorial do Jornal Expositor Cristão se reúne em São Paulo

O Conselho Editorial do jornal Expositor Cristão se reuniu na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo/SP, nessa quinta-feira, 4/12. O grupo contou com a presença do Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente do Colégio Episcopal.

Expositor Cristão, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Artigo: Igrejas saudáveis pelo discipulado

Em uma igreja em discipulado a eclesiologia é profundamente transformada ao serem aplicados e resgatados alguns valores que são inegociáveis.

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: Entrevista com o Diretor Geral das instituições educacionais metodistas

A realidade educacional brasileira tem imposto a todas as instituições educacionais confessionais um ambiente de grande competição, graças à radical mercantilização da educação. Neste contexto adverso, o projeto metodista de educação se mantém na visão missionária cristã, tendo como princípio a transformação de vidas. fonte: Marcelo Ramiro /