Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 03/02/2015

Juname 2015 reúne cerca de mil adolescentes metodistas de todo o Brasil

Cantando e dançando a coreografia da música "Somos Um", cerca de mil adolescentes metodistas promoveram uma cena profética e espetacular. Foi um dos momentos mais marcantes da Juname 2015. Com camisetas da mesma cor, o grupo formou um mar vermelho e mostrou que é possível cumprir a missão com dinamismo e criatividade.
 
"Foi incrível! Jamais vou esquecer este momento em minha vida", declara Anderson Augusto de Souza, de 15 anos. Antes de apresentar a coreografia em uma praça de Sumaré/SP, os/as adolescentes fizeram uma passeata evangelística pela cidade. Um carro de som abria caminho, enquanto o grupo distribuía panfletos, abordava moradores/as e falava do amor de Deus.
 
"Maravilhoso, uma experiência indescritível. Como é bom falar de Jesus para as pessoas", se alegra Raquel Almeida de Carvalho, 15, de Santo Antônio da Platina/PR. "Nosso desejo é espalhar a salvação em Jesus", exclama Hamilton dos Santos, 17, de Campos do Jordão.
 
Muitas pessoas abordadas pelos/as adolescentes durante o evangelismo participaram da inauguração do templo da Igreja Metodista em Sumaré/SP no dia seguinte. "Os resultados foram significativos e estamos dispostos a trabalhar com os frutos do trabalho realizado pelos/as juvenis", se alegra o pastor metodista da cidade Guilherme Emílio.
 
Preparar e encorajar os/as adolescentes a "sair das 4 paredes" foi um dos principais objetivos desta edição da Juname. Por isso, o tema escolhido: Além do último ato: no foco da tua luz, a minha vida se revela. Cultos, palestras e oficinas do evento enfatizaram etapas de uma peça teatral. "Nossa vida é como uma apresentação e Deus é o diretor. O questionamento da Juname foi: qual a mensagem da sua vida para as pessoas que assistem?", explica o Pr. Tiago Costa, um dos organizadores.
 
A Juname (Juvenília Nacional Metodista) contou com 976 adolescentes de todo o Brasil. A maior delegação veio do Rio de Janeiro, com 252 integrantes. "Louvo a Deus por ter conhecido tantas pessoas, por ter aprendido tanto e por ter vivido esta Juname inesquecível", comenta a carioca Eloáh Ferreira, ex-presidente da Confederação.
 
Adolescentes da Região Missionária da Amazônia também estavam representados/as. A caravana contou com 33 pessoas. "É a realização de um sonho poder trazê-los e saber que estão sendo tremendamente abençoa­dos", declara Marcelo Ferreira, conselheiro dos/as adolescentes metodistas no norte do país.
 
"Não tenho palavras para descrever o quanto fomos abençoados nesses dias. É lindo ver juvenis de tantas cidades do Brasil reunidos em um só lugar para adorar a Deus", comemora o Conselheiro Nacional, pr. Djalma Lima. "Vi o Senhor fazendo milagres, juvenis sendo curados, se quebrantando e decidindo assumir um compromisso sério com Deus. Isso não tem preço".

Congresso
Durante a Juname acontece também o Congresso Nacional de Juvenis que elege os/as integrantes da mesa da Confederação (veja no quadro abaixo). O novo presidente Gustavo Leme, mora em Londrina/PR e está entusiasmado com os desafios que terá pela frente. "Agradeço a Deus por esta oportunidade. Creio que vai ser um período muito importante na minha vida e espero fazer o melhor para servir ao Senhor", pondera Gustavo.
 
Julia Henriques, de Brasília/DF, deixa a presidência satisfeita com as conquistas da Confederação no biênio e, especialmente, com os resultados da Juname. "Estou muito realizada por tudo o que tem acontecido. Pude crescer em Deus neste período e, o mais importante, pude fazer parte da obra do Senhor na vida dos juvenis", pontua Júlia.
 
Lançamentos
Na Juname foram lançadas três literaturas especiais para os/as juvenis. A primeira foi a nova revista Flâmula Juvenil com o tema Ligad@s em Deus. A publicação do Departamento Nacional de Escola Dominical permite que os/as juvenis acessem o conteúdo dos tablets e smartphones. "Vai ser bem melhor, pois a gente tem o conteúdo em qualquer lugar e não precisa mais ficar carregando as coisas", aprovou Eduardo Melo, 14, de Ji-Paraná/RO.
 
Também foi lançada a nova edição do Manual do Juvenil, com informações atualizadas e fundamentais para os/as adolescentes da Igreja Metodista. "É um material muito claro que influencia a leitura de outros documentos da Igreja e ajuda o juvenil a entender como funciona nossa Igreja e o/a capacita a participar de outras lideranças", explica Felipe Pereira, ex-secretário de atas da Confederação.
 
Os/as adolescentes da Igreja Metodista também ganharam o devocionário Multiforme, feito pela Confederação em parceria com o no Cenáculo. São 52 mensagens escritas pelos próprios juvenis. "Um lançamento inédito. Eles/as escrevem corajosamente as suas experiências de vida, bem como os desafios da caminhada diária, sob a multiforme graça de Deus", anuncia o bispo emérito e editor do material Adriel de Souza Maia.
 
O evento contou com a presença do bispo Adonias Pereira do Lago, bispo João Carlos e do bispo Assessor da Confederação Metodista de Juvenis, José Carlos Peres. "A Juname é um marco na vida desses/as adolescentes. Certamente eles/as foram renovados por Deus e vão contagiar muitas pessoas em suas igrejas locais", enfatiza o bispo Peres. 
 
Texto: Pr. Marcelo Ramiro / Expositor Cristão

Tags: juname, expositor cristão, igreja metodista


Posts relacionados

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir

Com quase 500 anos, os princípios da Reforma Protestante permanecem urgentes e precisam ser revisitados pela Igreja.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Jornal Expositor Cristão: finalista do Prêmio Areté

O Expositor Cristão é finalista do Prêmio Areté, o mais importante do mercado editorial religioso brasileiro. “Areté” é uma palavra grega que significa excelência.

Expositor Cristão, Expansão Missionária, por José Geraldo Magalhães

O que é Plantação de Igrejas?

Um dos grandes desafios e temas do tempo presente é a Plantação de Igrejas. Para isso, tem se percebido alguns movimentos no Brasil e mundo que têm buscado discernir esse conceito da melhor maneira. Em suma, a Plantação de Igrejas se constitui num processo de multiplicação de cristãos/ãs através do evangelismo e discipulado. continue lendo!

Educação, Mídia, Expositor Cristão, Entrevistas, por José Geraldo Magalhães

Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista

A conferência que elegeu o novo presidente foi realizada em Hiroshima, no Japão, entre os dias 24 a 28 de maio.