Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais, Mulheres, Pastoral dos Direitos Humanos - 01/06/2016

Quinta-feira de preto: uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher



A campanha "Quinta-feira uso Preto", consiste em mobilizar pessoas a se vestirem com roupas pretas em protesto contra a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. A iniciativa tem origem na campanha mundial "Thurdays In Black", iniciada na África do Sul, que tomou proporções internacionais com o apoio do Concílio Mundial de Igrejas (CMI).  

 

No Brasil, a Confederação Metodista de Mulheres (CMM) abraçou a causa desde fevereiro, quando confeccionou 5 mil botons da campanha para distribuir entre as Federações. Conheça a página da CMM

 

Mulheres da Região Missionária do Norte e Nordeste (REMNE) também saíram às ruas para protestar pelo fim da violência contra a mulher (à esquerda), depois de aderirem o projeto que também conscientiza igrejas e comunidades. 

 

"Pode parecer simples, mas a intenção é chamar a atenção das pessoas para que se unam a nós nessa luta contra toda forma de preconceito e  violência, especialmente contra a mulher", disse Suely Freire, SD da Federação de Mulheres no Dne8.

 

Confira a notícia completa aqui. 

 

Para aderir a campanha, basta se vestir de preto na quinta-feira. Tire também uma foto da sua manifestação e poste nas redes sociais. Use as hashtags da campanha em português e em inglês: #QuintaFeiraUsoPreto #ThursdaysInBlack 

 

O Jornal Expositor Cristão, também apoiou as manifestações, publicando a imagem do grupo da Sede Nacional que aderiu a campanha, incluindo os ministros Júnior e Soraya Junker, do minitério de louvor Toque de Poder, e Bispos e Bispa da Igreja Metodista. 

 

 

 

O Jornal também se engajou em divulgar as manifestações de órgões da Igreja Metodista, contra a Cultura de Estupro. 

 

 

 

Confira abaixo também algumas fotos das manifestações que acontecem ao redor do mundo. 

 

 

Uma equipe cristã na Escócia de reuniu para fotografar seu apoio à campanha na quinta, dia 19 de maio:

 

 

Organização cristã da Finlândia também apoia o fim da violência contra a mulher no Congo, usando a campanha:

 

 

Mulher exibe o boton da campanha em inglês para promover a ideia:

 

 

Veja mais manifestações internacinais acompanhando a hashtag #thursdaysinblack no Instagram.

 

Compartilhe a campanha internacional na sua Igreja, comunidade e redes sociais, engajando cada vez mais pessoas para lutarem juntas por um mundo sem violência e estupro. 


Tags: quinta-feira, quinta-feira de preto, campanha


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Colégio Episcopal orienta Igreja para o Dia da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Aedes Aegypti: o Colégio Episcopal da Igreja Metodista entende que se trata de um momento histórico em que devemos unir esforços para combater um inimigo comum, o mosquito Aedes Aegypti, que tem provocado estragos enormes em nosso povo. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Rede Metodista de Educação tem novo Diretor Geral

O novo Diretor da Rede Metodista de Educação, Robson Ramos de Aguiar, foi empossado na tarde desse sábado (26), na Capela da Universidade Metodista de São Paulo. A bispa Marisa de Freitas Ferreira representou o Colégio Episcopal. Cerca de 60 pessoas compareceram para o ato de posse entre lideranças leigas e clérigas.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista realizam a terceira reunião ordinária do ano

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou mais uma reunião ordinária na tarde dessa sexta-feira (11). O encontro está sendo nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. Dentre os assuntos que constam na pauta estão homologações de atas anteriores, informes da Secretária para a Vida e Missão e cotas de participação missionária. 

Mulheres, por José Geraldo Magalhães