Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 12/02/2016

Colégio Episcopal orienta Igreja para o Dia da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

 
 
"Todos os vossos atos sejam feitos com amor". 1Cor.16.14
 

Treze de fevereiro é o dia da mobilização nacional de combate ao Aedes Aegypti, como iniciativa do governo federal. “Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o governo ampliará esforços para evitar aumento de casos de microcefalia, dengue e chikungunya” (site brasil.gov.br/saude). Independente de cor partidária ou de quem propôs a medida, o Colégio Episcopal entende que se trata de um momento histórico em que devemos unir esforços para combater um inimigo comum, o mosquito Aedes Aegypti, que tem provocado estragos enormes em nosso povo. Segundo o Ministério da Saúde a situação no Brasil, em relação às doenças dengue, chikungunya e zika, é endêmica e requer atenção total.
 
Segundo o site Portal Brasil, administrado pelo governo federal, a mobilização será realizada simultaneamente em 353 municípios, com apoio de secretários-executivos, presidentes de estatais e 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, que também atuarão na conscientização sobre o processo de combate ao mosquito. A presidenta Dilma Rousseff vai acompanhar toda a ação do Rio de Janeiro (RJ), e de ministros em outros Estados. Segundo o site Portal Brasil, mais de 3 milhões de casas serão visitadas. "Participarão ainda governadores, prefeitos e aproximadamente 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde". A medida pretende alcançar 3 milhões de residências no país.
 
O Colégio Episcopal apoia a iniciativa e conclama o povo metodista, corpo clérigo e leigo, para que juntos com suas igrejas se unam à campanha de mobilização nacional de combate ao Aedes Aegypti, procurando informações junto aos órgãos públicos, como a Prefeitura da Cidade, para saber como ajudar. Coloque os espaços da Igreja à disposição para eventuais palestras e orientações de conscientização.
 
Necessitamos vencer essa luta que não é somente do governo federal, mas de todos nós. Lembrando que se tivermos cuidado em observar no dia a dia, coisas simples como evitar acúmulo de água parada em vasos de plantas, dentro ou fora de casa, deixar garrafas vazias de boca para baixo, não acumular no quintal pneu descoberto, enfim, pequenas ações que ajudam a eliminar o mosquito, pois a melhor forma de eliminá-lo é não oferecendo meios para que ele nasça. 
 
Oremos para que a mobilização tenha excelentes resultados e que motive o povo brasileiro ao combate, para vencer esse mosquito que tanto males e dores têm causado a inúmeras famílias brasileiras.
     
 
BISPO ADONIAS PEREIRA DO LAGO – Presidente do Colégio Episcopal
BISPO JOÃO CARLOS LOPES – Vice-Presidente do Colégio Episcopal
BISPA MARISA DE FREITAS FERREIRA – Secretária do Colégio Episcopal
BISPO PAULO TARSO DE OLIVEIRA LOCKMANN
BISPO LUIZ VERGILIO BATISTA DA ROSA
BISPO JOSÉ CARLOS PERES
BISPO ROBERTO ALVES DE SOUZA
BISPO CARLOS ALBERTO TAVARES ALVES     
 
São Paulo, 11 de fevereiro de 2016.

Tags: Colégio Episcopal, Aedes Aegypti,


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Mensagem de Páscoa

Celebre a Páscoa! Confira a mensagem de Páscoa com o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil. "Que as nossas rotinas permitam que a ressurreição de Jesus traga o novo de Deus para nossas vida, para dentro das nossas casas e para toda a humanidade."

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Veja material de apoio para celebrar o lançamento da Carta Pastoral do Biênio no dia 6 de março.

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista definiu o dia 6 de março para o lançamento da Carta Pastoral do Biênio 2016-2017 em todas as Igrejas Metodistas no Brasil. As pastoral está sendo vendida por R$ 3,00 na loja virtual da Angular Editora, mas também pode ser adquirida logo abaixo onde está disponibilizada para download. Veja também material de apoio, como sugestão liturgica para celebrar o dai em sua comunidade local, logo abaixo após a mensagem do bispo Adonias Pereira do Lago.