Publicado por Sara de Paula em Geral | 23/08/2018 às 12:04:31


[REMA] Nota de repúdio à violência contra os venezuelanos em Pacaraima - RR


“Assim diz o Senhor: Exercei o direito e a justiça e livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais o estrangeiro, nem o órfão, nem a viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.” Jerremias 22.3

Como Bispo presidente da Rema e em concordância com todo o corpo pastoral metodista desta região missionária, tornamos público o nosso repúdio aos atos de violência praticados por brasileiros contra nossos irmãos imigrantes Venezuelanos, sábado (18) na cidade de Pacaraima, fronteira do Brasil com a Venezuela. O conflito teve início após assalto a um comerciante, praticado supostamente por venezuelanos motivando assim os ataques de brasileiros contra os imigrantes. Um vídeo, nas redes sociais, mostra o momento em que centenas deles (aproximadamente 1200 pessoas) voltam para a Venezuela. Eles relataram que estavam assustados e com muito medo.

O assalto e as agressões ao comerciante foi o estopim para que a população de Pacaraima expulsasse venezuelanos e destruísse acampamentos pela cidade. Muitos imigrantes tiveram pertences queimados durante os atos de violência e depredação, conforme divulgou o Exército no dia do conflito. 

A Igreja Metodista não compactua com o erro (pecado), seja pelo roubo e/ou subtração da coisa alheia pela força, ou a falsa “justiça própria” que com violência perde-se o senso do limite, alcançando inocentes, sejam eles velhos ou crianças, cuja culpa é a de ser apenas “um estrangeiro” com pretensas intensões de colocar em risco ao que parece ser de direito dos “brasileiros”.

Como igreja, reafirmamos nossa voz profética em meio aos necessitados. Hoje, a Igreja Metodista na cidade de Boa Vista, conta com sessenta adultos venezuelanos participando de cultos semanais, fazendo cursos de capacitação que os fixem de forma mais rápida no mercado (padaria e confeitaria, língua portuguesa entre outros). No último sábado (18), dezessete venezuelanos aceitaram com alegria, a Jesus como Senhor e suficiente Salvador para suas vidas. 

Conclamamos aos Metodistas desta nação a orarem pelo povo Venezuelano e por nossa Nação, para que o Espírito Santo nos direcione neste tempo de aflição e choro.

 

Porto Velho/RO, 22 de agosto de 2018.
 

Bispo Fábio Cosme da Silva
Bispo presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA)

Publicado originalmente no site da Região Missionária da Amazônia. Acesse aqui.


Tags: sem tags no momento!