Publicado por Sara de Paula em Geral - 23/08/2018

[REMA] Nota de repúdio à violência contra os venezuelanos em Pacaraima - RR

“Assim diz o Senhor: Exercei o direito e a justiça e livrai o oprimido das mãos do opressor; não oprimais o estrangeiro, nem o órfão, nem a viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.” Jerremias 22.3

Como Bispo presidente da Rema e em concordância com todo o corpo pastoral metodista desta região missionária, tornamos público o nosso repúdio aos atos de violência praticados por brasileiros contra nossos irmãos imigrantes Venezuelanos, sábado (18) na cidade de Pacaraima, fronteira do Brasil com a Venezuela. O conflito teve início após assalto a um comerciante, praticado supostamente por venezuelanos motivando assim os ataques de brasileiros contra os imigrantes. Um vídeo, nas redes sociais, mostra o momento em que centenas deles (aproximadamente 1200 pessoas) voltam para a Venezuela. Eles relataram que estavam assustados e com muito medo.

O assalto e as agressões ao comerciante foi o estopim para que a população de Pacaraima expulsasse venezuelanos e destruísse acampamentos pela cidade. Muitos imigrantes tiveram pertences queimados durante os atos de violência e depredação, conforme divulgou o Exército no dia do conflito. 

A Igreja Metodista não compactua com o erro (pecado), seja pelo roubo e/ou subtração da coisa alheia pela força, ou a falsa “justiça própria” que com violência perde-se o senso do limite, alcançando inocentes, sejam eles velhos ou crianças, cuja culpa é a de ser apenas “um estrangeiro” com pretensas intensões de colocar em risco ao que parece ser de direito dos “brasileiros”.

Como igreja, reafirmamos nossa voz profética em meio aos necessitados. Hoje, a Igreja Metodista na cidade de Boa Vista, conta com sessenta adultos venezuelanos participando de cultos semanais, fazendo cursos de capacitação que os fixem de forma mais rápida no mercado (padaria e confeitaria, língua portuguesa entre outros). No último sábado (18), dezessete venezuelanos aceitaram com alegria, a Jesus como Senhor e suficiente Salvador para suas vidas. 

Conclamamos aos Metodistas desta nação a orarem pelo povo Venezuelano e por nossa Nação, para que o Espírito Santo nos direcione neste tempo de aflição e choro.

 

Porto Velho/RO, 22 de agosto de 2018.
 

Bispo Fábio Cosme da Silva
Bispo presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA)

Publicado originalmente no site da Região Missionária da Amazônia. Acesse aqui.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães