Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 24/03/2016

Como realizar o culto da paixão

A Sexta da paixão é a data simbólico para que cristãos ao redor do mundo se lembrem do momento do sacrifício de Cristo pela humanidade. O departamento da Escola Dominical preparou uma liturgia especial para o dia. Acompanhe abaixo o início do documento. 
 
Acolhida
 
A cruz é central para qualquer compreensão não só do Evangelho, mas da própria vida.
 
A vida é essencialmente trágica quando vivida por pessoas imperfeitas em um mundo caído. Só a cruz de Cristo pode dar significado à vida quando a sua base é a tragédia, e isso porque a Cruz forma um só com a Ressurreição. Jesus sofreu a tragédia da condição humana e transformou tragédia em esperança. Agradeçamos a Jesus por pagar o preço por nossos pecados.
 
Leitura Bíblica
 
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. - Isaías 53:1-7
 
Fonte: Início da liturgia da sexta da paixão, produzida pelo departamento de Escola Dominical. Clique aqui para baixar o conteúdo completo. 

Tags: páscoa, paixão, sexta feira santa,


Posts relacionados

Geral, Educação, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, Escola Bíblica de Férias, por Comunicação

Escola Bíblica de Férias 2024

  Já está disponível o Caderno da EBF 2024. Saiba como adquirir seu exemplar e fortaleça seu ministério com mais um material especial produzido pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Quaresma: viver com fé e sabedoria

O pleno exercício da nossa espiritualidade cristã nos convida a uma vida de intimidade com Deus. Neste sentido, o calendário litúrgico se constitui com fonte de memória e inspiração para o fortalecimento dessa espiritualidade e para reafirmação do nosso compromisso como discípulas e discípulos que anunciam a solidariedade e a esperança do evangelho de Cristo.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Tempo de agradecer: as festas na Bíblia

Desde muito cedo o povo da Bíblia entendeu a importância de agradecer a Deus e celebrar a sua bondade e misericórdia. Esta conversa nos ajudará a conhecer mais sobre as festas na Bíblia e, assim, refletir sobre o valor da gratidão diante da provisão divina. 

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o dia dos pais 2017

Confra a sugestão de programação e liturgia para celebração do Dia dos Pais, que acontece em 13 de agosto, segundo domingo do mês.