Publicado por Sara de Paula em Social - 29/03/2016

Tornado em Santa Mariana

Na última quarta-feira (23), um tornado atingiu Santa Mariana no Paraná deixando a cidade em estado de calamidade. A Defesa Civil atualizou hoje os números da tragédia informando que em todo estado foram 1.233 pessoas atingidas e 533 casas danificadas. A chuva atingiu nove municípios do estado no total, e o município de Santa Mariana é um dos mais afetados com 286 pessoas e 320 casas prejudicadas pelos fortes ventos e chuva de granizo. 
 

Segundo a Pastora da Igreja Metodista, Michele Andrade de Oliveira, a conexão com a internet foi reestabelecida apenas ontem para que pudessem informar a situação. “A velocidade dos ventos e rajadas de granizo apavoraram os moradores, deixando rastros calamitosos por toda parte. Houve a passagem do primeiro tornado, o segundo da mesma proporção perdeu as forças graças a Deus”, conta a pastora. Em uma publicação na sua página pessoal, Michele mostra as fotos de como o templo foi afetado e também diz que as pessoas estavam desesperadas, aos prantos por causa das perdas que tiveram. Os desabrigados foram encaminhados para escolas e ginásios até a situação se regularizar. 
 
O templo da Igreja Metodista também foi parcialmente destruído. Os fortes ventos arrancaram telhas, quebraram vitrais, e vigotas voaram nas casas de vizinhos. Apesar da situação alarmante, não há registro oficial de mortes, e o registro é de dois feridos na cidade. O Deputado Federal Diego Garcia divulgou fotos das ações promovidas pelas Secretaria de Assistência Social para amenizar o problema das famílias. Confira aqui. A situação da cidade ainda não está sendo divulgada como deveria nos meios de comunicação, por isso a mobilização de igrejas e instituições locais fazem a diferença.
 
Para ajudar
 
Polo de arrecadação Igreja Metodista
Rua Liberato Spagola, 458 - Centro
Responsável: Pastora Michele de Oliveira
Telefone (43) 9690-1884 
E-mail chele.and@gmail.com 
  A Igreja pede que os interessados em fazer doações entrem em contato antes de se dirigir ao templo.
 
Polo de arrecadação Secretaria Municipal de Assistência Social
Vila Santa Rita
Telefone (43) 3531-2232
E-mail assistenciasocial@santamariana.pr.gov.br 
 
O que mais precisam: alimentos e telhas
O que já recebram: A Igreja já recebeu muita doação de roupas, portanto pede para que doem mais alimetos. 

Tags: santa mariana, paraná


Posts relacionados

Social, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista buscam parceiras nos Estados Unidos

Lideranças da Igreja Metodista embarcam nessa quinta-feira (21) para os Estados Unidos. O grupo visitará a Divisão de Mulheres da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, a Junta Geral de Ministérios Globais. Saiba mais!