Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Artigo: Violência nossa de cada dia

Expositor Cristão/Pra. Maria Lúcia Paprotzki



A violência que verificamos no mundo, em suas mais variadas formas, não é algo recente. Foi uma das razões do dilúvio sobre a terra no tempo de Noé. "A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência" (Gn 6.11). É tão antiga quanto o próprio homem. O primeiro ato de violência na Bíblia é o de Caim contra seu irmão Abel (Gn 4.8).

Diariamente são registrados assassinatos, assaltos, roubos, sequestros, chacinas e latrocínios em nosso país. Há causas sociais, políticas, físicas, psicológicas, emocionais e espirituais para o problema da violência. Nesse ambiente de desesperança, falta de perspectiva e desemprego, rompem-se os frágeis sentimentos de solidariedade e cumprimento de leis no tecido social.

O Brasil tem altos índices de violência, principalmente nas grandes cidades onde vidas são ceifadas, literalmente, por motivos fúteis. Precisamos ter sensibilidade para ouvir o clamor do povo que padece. Precisamos também estar disponíveis para agir e trabalhar pela paz.

Infelizmente, mesmo diante de um clamor grotescamente audível, muitas pessoas fingem não ouvir e desprovidas de qualquer sentimento de moralidade, ignoram o sofrimento alheio. Não podemos esquecer que em meio aos dramas e aflições de um mundo marcado pela violência e guerras em todos os níveis, está inserida a criação de Deus - o ser humano.

Neste sentido, somos convocados/as a refletir. Somos chama­-
dos/as a promover maior comprometimento e resposta ao clamor do desafio urbano (ênfase 6 do Plano Nacional Missionário). Como cumprimento da missão, cabe ao povo de Deus a tarefa de anunciar a mensagem de paz, alegria e esperança que só Cristo concede.

A Igreja é um instrumento privilegiado para agir no mundo. Jesus é exemplo de profunda consciência da sua missão, obediência a Deus e amor pelo ser humano. Temos o compromisso em dar seguimento à tarefa que o Senhor Jesus iniciou, isto é, expandir o Reino de Deus amando pessoas.

Faz-se necessário educar a visão e a audição para identificarmos e sensibilizarmos as pessoas que clamam e gritam em nosso país, em nossa cidade, em nossa vizinhança. A Igreja é uma agência do Reino e ela precisa ser vista como tal, tornando-se uma comunidade de cuidado para transformação de vidas.

Que nossas ações ampliem os valores do Reino de Deus na terra, por meio da justiça e da paz. Eu e você fomos chamados/as para servir na grande comissão. O silêncio e a omissão não trazem transformação.


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Comunicação

Edição de Setembro do Expositor Cristão

  Confira a edição de setembro do Jornal Expositor Cristão!

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de novembro: tempo de agradecer!

Novembro nos remete ao Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente temos motivos para agradecer. Saber ser grato/a por benefícios recebidos é atitude de grandeza humana. Devemos ser gratos/as a todos/as que nos fazem bem. O tesouro mais precioso que recebemos é a vida e os benefícios que a natureza nos dá. Deus é bom.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o tema: vocação pastoral

Receber um chamado para cuidar do rebanho de Deus é um privilégio e uma grande responsabilidade. Conheça os dilemas, desafios e a preparação de pastores e pastoras para este ministério!

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Dezembro aborda o tema Aposentadoria Pastoral

Como é a prática pastoral após a aposentadoria? Conheça dilemas, dificuldades e oportunidades encontradas por pastores e pastoras nesta fase da vida.

Entrevistas, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Advogado metodista é nomeado desembargador em São Paulo

Confira a entrevista com o metodista Achile Alesina nomeado pelo governador do Estado de São Paulo para ocupar o cargo desembargador.