Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia | 27/02/2015 às 10:25:30

Expositor Cristão aborda o tema: vocação pastoral

Para John Wesley, fundador do movimento metodista, sem chamado não há ministério pastoral eficaz. É preciso ter qualidades intelectuais e espirituais consistentes para ser aprovado. Sem estes requisitos a pessoa pode ter sucesso em várias profissões, menos em estar à frente de uma igreja pastoreando o povo de Deus.

Antes de aceitar o serviço de novos pregadores, Wesley questionava se possuíam graça, dons e frutos. Uma vez aprovados, eram testados pela prática da pregação e iniciavam uma educação teológica criteriosa e profunda. “Se nós devemos vigiar a Igreja de Deus, que foi comprada com seu próprio sangue, que tipo de homens e mulheres devemos ser?”. A indagação de John Wesley, em 1756, permanece atual.

A necessidade do comissionamento divino e preparo é indiscutível. No Discurso ao Clero, Wesley alerta que por falta de vocação, “existem ministros grosseiros, abatidos, estúpidos, sem vida, sem espírito, sem prontidão de pensamento, que são consequentemente, a zombaria de todo tolo atrevido”. O que diria o líder do movimento metodista nos dias de hoje?

O ofício pastoral tem tido a excelência confrontada. Escândalos, denúncias e crises ministeriais constrangem comunidades e maculam o testemunho da igreja na sociedade. A clareza do chamado pastoral e a preparação devida são necessidades urgentes da Igreja evangélica brasileira.

Como metodistas, somos historicamente criteriosos/as e modelo de preparo ao ministério pastoral. No entanto, diversos questionamentos precisam ser feitos. O Expositor Cristão deste mês sugere alguns temas para reflexão: como se dá o chamado ao ministério pastoral? Como nossa Igreja tem preparado novos/as obreiros/as? Qual o papel do/a leigo/a que assume funções pastorais?

Desejamos que você e sua comunidade local possam ser edificados/as ao meditar sobre o assunto. Não podemos esquecer que, na Igreja Metodista, o exercício do ministério pastoral é fruto de um dom dado por Deus com o aval da Igreja, que tem o papel de capacitar, avaliar, ordenar, consagrar e dar o mandato. É a Igreja que vê e testifica os sinais da vocação.

Deus nos abençoe e boa leitura!

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online:

 

Tags: expositor cristão, vocação pastoral, Igreja Metodista