Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 27/02/2015

Expositor Cristão aborda o tema: vocação pastoral

Para John Wesley, fundador do movimento metodista, sem chamado não há ministério pastoral eficaz. É preciso ter qualidades intelectuais e espirituais consistentes para ser aprovado. Sem estes requisitos a pessoa pode ter sucesso em várias profissões, menos em estar à frente de uma igreja pastoreando o povo de Deus.

Antes de aceitar o serviço de novos pregadores, Wesley questionava se possuíam graça, dons e frutos. Uma vez aprovados, eram testados pela prática da pregação e iniciavam uma educação teológica criteriosa e profunda. “Se nós devemos vigiar a Igreja de Deus, que foi comprada com seu próprio sangue, que tipo de homens e mulheres devemos ser?”. A indagação de John Wesley, em 1756, permanece atual.

A necessidade do comissionamento divino e preparo é indiscutível. No Discurso ao Clero, Wesley alerta que por falta de vocação, “existem ministros grosseiros, abatidos, estúpidos, sem vida, sem espírito, sem prontidão de pensamento, que são consequentemente, a zombaria de todo tolo atrevido”. O que diria o líder do movimento metodista nos dias de hoje?

O ofício pastoral tem tido a excelência confrontada. Escândalos, denúncias e crises ministeriais constrangem comunidades e maculam o testemunho da igreja na sociedade. A clareza do chamado pastoral e a preparação devida são necessidades urgentes da Igreja evangélica brasileira.

Como metodistas, somos historicamente criteriosos/as e modelo de preparo ao ministério pastoral. No entanto, diversos questionamentos precisam ser feitos. O Expositor Cristão deste mês sugere alguns temas para reflexão: como se dá o chamado ao ministério pastoral? Como nossa Igreja tem preparado novos/as obreiros/as? Qual o papel do/a leigo/a que assume funções pastorais?

Desejamos que você e sua comunidade local possam ser edificados/as ao meditar sobre o assunto. Não podemos esquecer que, na Igreja Metodista, o exercício do ministério pastoral é fruto de um dom dado por Deus com o aval da Igreja, que tem o papel de capacitar, avaliar, ordenar, consagrar e dar o mandato. É a Igreja que vê e testifica os sinais da vocação.

Deus nos abençoe e boa leitura!

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online:

 

Tags: expositor cristão, vocação pastoral, Igreja Metodista


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

CGCJ - Consulta de lei – nº 31/2019

COMISSÃO GERAL DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA Consulta de lei – nº 31/2019 Consulente – TANIA REGINA DA SILVA Relator – Renato de Oliveira Data do julgamento (processo eletrônico) – 20.09.20

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo. Leia a reflexão completa!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.