Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 27/02/2015

Expositor Cristão aborda o tema: vocação pastoral

Para John Wesley, fundador do movimento metodista, sem chamado não há ministério pastoral eficaz. É preciso ter qualidades intelectuais e espirituais consistentes para ser aprovado. Sem estes requisitos a pessoa pode ter sucesso em várias profissões, menos em estar à frente de uma igreja pastoreando o povo de Deus.

Antes de aceitar o serviço de novos pregadores, Wesley questionava se possuíam graça, dons e frutos. Uma vez aprovados, eram testados pela prática da pregação e iniciavam uma educação teológica criteriosa e profunda. “Se nós devemos vigiar a Igreja de Deus, que foi comprada com seu próprio sangue, que tipo de homens e mulheres devemos ser?”. A indagação de John Wesley, em 1756, permanece atual.

A necessidade do comissionamento divino e preparo é indiscutível. No Discurso ao Clero, Wesley alerta que por falta de vocação, “existem ministros grosseiros, abatidos, estúpidos, sem vida, sem espírito, sem prontidão de pensamento, que são consequentemente, a zombaria de todo tolo atrevido”. O que diria o líder do movimento metodista nos dias de hoje?

O ofício pastoral tem tido a excelência confrontada. Escândalos, denúncias e crises ministeriais constrangem comunidades e maculam o testemunho da igreja na sociedade. A clareza do chamado pastoral e a preparação devida são necessidades urgentes da Igreja evangélica brasileira.

Como metodistas, somos historicamente criteriosos/as e modelo de preparo ao ministério pastoral. No entanto, diversos questionamentos precisam ser feitos. O Expositor Cristão deste mês sugere alguns temas para reflexão: como se dá o chamado ao ministério pastoral? Como nossa Igreja tem preparado novos/as obreiros/as? Qual o papel do/a leigo/a que assume funções pastorais?

Desejamos que você e sua comunidade local possam ser edificados/as ao meditar sobre o assunto. Não podemos esquecer que, na Igreja Metodista, o exercício do ministério pastoral é fruto de um dom dado por Deus com o aval da Igreja, que tem o papel de capacitar, avaliar, ordenar, consagrar e dar o mandato. É a Igreja que vê e testifica os sinais da vocação.

Deus nos abençoe e boa leitura!

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online:

 

Tags: expositor cristão, vocação pastoral, Igreja Metodista


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Como transmitir seu culto ao vivo

Saiba como transmitir o culto da sua igreja ao vivo. As orientações vão desde a possibilidade de transmitir usando apenas um celular e boa internet, até orientações técnicas para aperfeiçoar a qualidade das transmissões da sua comunidade de fé, usando programas e recursos acessíveis.

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Instituição Metodista é referência em educação especial

Escola promove inclusão de estudantes com deficiência intelectual

Expositor Cristão, Expansão Missionária, por José Geraldo Magalhães

O que é Plantação de Igrejas?

Um dos grandes desafios e temas do tempo presente é a Plantação de Igrejas. Para isso, tem se percebido alguns movimentos no Brasil e mundo que têm buscado discernir esse conceito da melhor maneira. Em suma, a Plantação de Igrejas se constitui num processo de multiplicação de cristãos/ãs através do evangelismo e discipulado. continue lendo!

Expositor Cristão, Mídia, por Herbert

Confira como foi o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista

A alegria contagiante, a hospitalidade calorosa, o fervor missionário fortalecido a cada encontro, plenária, conversa. Foi nesse clima que ocorreu o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista, de 6 a 12 de agosto, em Recife/PE.

Entrevistas, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Advogado metodista é nomeado desembargador em São Paulo

Confira a entrevista com o metodista Achile Alesina nomeado pelo governador do Estado de São Paulo para ocupar o cargo desembargador.

Mídia, por José Geraldo Magalhães