Publicado por Sara de Paula em Geral - 27/10/2021

1º Congresso Nacional de Inclusão na Igreja | Pessoa com deficiência: a hora é essa!

congresso-nacional-de-inclusao-na-igreja-1-527-800x568.jpg

 

Dos dias 3 a 5 de dezembro de 2021, a Pastoral Nacional e as Pastorais Regionais de Inclusão, promovem o 1º Congresso Nacional de Inclusão na Igreja. Pessoa com deficiência: a hora é essa! O evento é gratuito e acontece online nos dias 3 e 4. Inscreva-se para participar. No dia 5, domingo, todas as Igrejas Metodistas são convidadas a celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência junto com a comunidade de fé, de forma online ou presencial, utilizando a liturgia preparada pela Pastoral. 

O pastor Enoque Rodrigues, pessoa de referência da Pastoral Nacional de Inclusão da Igreja Metodista, falou sobre a motivação do evento. 

"Como todos os departamento da Igreja, sofremos bastante nesse tempo de pandemia. Não podíamos realizar encontros presenciais, e as pessoas com deficiência acabaram sofrendo um pouco mais com esse isolamento. Decidimos fazer esse evento porque a Pastora Nacional está atendendo diversas pessoas, nos mais diversos segmentos, então a nossa motivação nasce da ideia de que um evento online pode ajudar significativamente as pessoas e interessarem e a missão chegar de fato na igreja local.", conta o pastor. 

O pastor metodista também destacou a importância de realizar o evento nesse momento em que a Igreja começa a se reorganizar e se adaptar com as medidas de distânciamento social. "Creio que após a pandemia, nós viveremos um tempo de recomeço, e nós queremos marcar esse tempo para que a inclusão de fato saia do papel e chega até as vidas que é o maior propósito da Pastoral Nacional, dar sentido à vida das pessoas. Não queremos apenas ser um ministério de produção de documentos apenas, mas dar significado à vida das pessoas."

A Pastoral programa seis painéis com as principais deficiências, e para o ano que vem já estão planejando o 2º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência e pessoas que trabalham com esse público, mas de forma presencial e online. "Faremos outros eventos durante o ano e eu diria que esse congresso que faremos agora, é uma retomada do nosso trabalho."

Todos os anos a pastoral tem feito a liturgia do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. "Aguns pastores e pastoras e tem aderido, outros não. Mas esse ano achamos que só a liturgia é muito pouco, por isso estaremos sexta e sábado online, e no domingo pastores e pastoras tem a oportunidade de encerrar na sua igreja, discutindo a temática e quem sabe implantando um ministério local, então o nosso intuito é esse."

A Pastoral da Inclusão tem a expectativa de que haja uma mobilização importante de engajamento de pastores e pastoras metodistas de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias. "Sabemos que o Ministério Pastoral tem muitas demandas, mas essa é uma pauta que não pode estar fora do ministério pastoral."

Informações:

Data: 3 e 4 de dezembro de 2021 às 20h | No dia 5 o evento acontece na Igreja Local
Inscrição gratuita: https://split.to/congresso 
Transmissão ao vivo pelos canais: Metodista Brasil (https://www.youtube.com/user/metodistabrasil) e Pessoas Com Deficiência - Inclusão na Igreja (https://www.youtube.com/channel/UCVragY8dpnvzivBG7qwzQKQ), no Youtube, e Facebook da Igreja Metodista no Brasil (https://www.facebook.com/sedenacionalmetodista). 

Programação

Sexta-feira | 03/12/2021 às 20h
Presença do Bispo Roberto Alves de Souza

Painéis:

Incluir para a Vida - Pessoa com Deficiência: a hora é essa!
Pr. Enoque Leite

Acessibilidade na Igreja: a fé sem barreiras
Grabriela Poletto

Do luto à luta: os desafios da maternidade atípica
Pra. Angelica Freitas


Sábado | 04/12/2021 às 20h

Painéis:

Deficiência Visual: aos olhos de quem vê
Pr. Tiago

A inclusão do surdo na Igreja
Pra. Heronice

Autismo na Igreja: desafios e possibilidades
Pr. Glauco Ferreira

Domingo

Encerramento na Igreja Local
Cada Igreja Local é convidada para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência
Acesse aqui a liturgia


Confira os links dos vídeos abaixo

Youtube Metodista Brasil

Dia 03/12 - sexta-feira Dia 04/12 - sábado

Youtube Pessoas com Deficiência - Inclusão na Igreja

Dia 03/12 - sexta-feira Dia 04/12 - sábado

Facebook Metodista Brasil

Dia 03/12 - sexta-feira Dia 04/12 - sábado

Posts relacionados