Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 07/12/2011

1ª Região confirma alvo de 1 milhão de discípulos até 2021

Concílio Regional apresentou novo planejamento missionário e macro estratégias para alcançar a meta no Rio de Janeiro

Representantes da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro se reuniram na Escola de Missões em Teresópolis, RJ, entre os dias 24 e 27 de novembro, para a realização da 40ª edição do Concílio Regional.

Na ocasião, foi apresentado o Planejamento Estratégico para o próximo biênio (2012-2013), com ênfase em alcançar um milhão de discípulas/os até 2021. De acordo com o assessor e consultor de Planejamento e Gestão, Sérgio Castro, será implantada uma metodologia capaz de atingir os resultados desejados para o desenvolvimento da meta missionária. Ainda de acordo com o assessor, foram consolidadas macro estratégias em 22 medidas para alcançar a meta sendo 80% em grupos pequenos.

Antes mesmo da proposta do planejamento ser votada, o Bispo Paulo Lockmann admitiu falhas enquanto líder da Região na questão do gerenciamento do planejamento anterior que tinha a mesma meta, porém em um período mais curto, ou seja, um milhão de discípulas/os até 2014.

De acordo com o Bispo Lockmann o problema está sendo corrigido para alcançar a meta em 2021. Segundo o secretário regional de planejamento e projeto da Primeira Região, Clóvis Paradela, o projeto anterior tinha suas ênfases, mas faltou um pouco mais de planejamento operacional. “Embora o planejamento estratégico 2004-2014 tenha sido muito bem delineado e focado nos grupos pequenos, falhamos em orientações às bases e nos planejamentos táticos e operacionais”, diz.

A composição da Coordenação Regional de Ação Missionária - Coream, também será alterada. Serão 24 representantes, 12 leigos/as e 12 clérigos/as , ao invés da proposta anterior de 12 representantes. O quadro de clérigos/as também aumentou na região com a ordenação de 64 novos/as presbíteros/as e duas pessoas ao ministério pastoral. Foram aprovados ainda seis diáconos/as.

O conclave foi um espaço também para homenagens. A primeira presbítera da 1ª Região, Arlete Quaresma, recebeu o título de Ordem do Mérito Metodista.

O 40º Concílio Regional da 1ª Região Eclesiástica foi transmitido ao vivo pela internet por meio das redes sociais, atualizações do site regional com as principais decisões, além de uma rádio digital inaugurada no conclave com transmissão ao vivo. O Programa de TV Vida e Missão que é transmitido aos sábados, às 10h, pela CNT, também fez reportagens e flashs para o site.

Rev. José Geraldo Magalhães Jr
Com informações Programa Vida e Missão


Posts relacionados