Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/06/2011

Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas visita a Fateo

Nesta sexta-feira, 17 de junho, das 17 às 20h, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - Fateo, receberá a visita do Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas,  Rev. Dr. Olav Fykse Tveit. Ele estará acompanhado de uma delegação do CMI composta pela Presidente do organismo pela América Latina Ofélia Ortega, pelo secretário do CMI para a América Latina Carlos Ham e pelo leigo ortodoxo da Argentina Elias Abramides.

Além de conhecer as dependências e ouvir sobre a história da Fateo e da Universidade, Metodista em São Paulo, que se relaciona à história da Educação Superior no ABC, a delegação visitante participará de dois momentos de diálogo: um primeiro em que a Fateo e a direção da Universidade trarão o tema da “Presença pública e ecumênica da Universidade Metodista e da Faculdade de Teologia na Grande São Paulo”, com  exposições breves que demarcarão a compreensão de educação própria do Metodismo que só tem sentido quando reflete um compromisso com a vida em todas as dimensões.  No segundo momento será a vez da delegação do CMI expor os experiências e desafios do CMI e do movimento ecumênico na atualidade.
 
Conheça melhor o Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas:

O Rev. Dr Olav Fykse Tveit foi eleito secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas em Agosto de 2009, e tomou posse em Janeiro de 2010. No período de sua eleição, Tveit ocupava o cargo de secretário-geral do Conselho de Ecumenismo e Relações Internacionais da Igreja da Noruega (2002 – 2009). Antes de assumir o cargo de secretário-geral, o Rev. Tveit serviu o Conselho Mundial de Igrejas como membro da Plenária da Comissão de Fé e Ordem e como co-presidente da coordenadoria do Fórum Ecumênico Israel-Palestina.

Em seu país de origem, o Rev. Tveit serviu como membro da Junta Diretiva e do Comitê-Executivo do Conselho Cristão da Noruega, como moderador do grupo de contato da Igreja da Noruega com o Conselho Islâmico da Noruega e o mesmo grupo de contato com a Congregação Judaica. Ele também foi membro do Conselho Interreligioso da Noruega e da Junta Diretiva da Norwegian Church Aid (Ajuda da Igreja da Noruega).

Outras funções de Olav Tveit: secretário da Comissão de Doutrina da Igreja da Noruega, de 1999 a 2000 e de Relações Igreja-Estado, de 2001 a 2002. Tveit é pastor ordenado da Igreja da Noruega, e entre 1988 e 1991 serviu como pregador da paróquia em Haram, diocese de Møre, e como capelão do exército durante seu serviço militar entre 1987 a 1988. Em 2002, Tveit recebeu o título de Doutor em Teologia pelo Seminário Teológico Norueguês/ Menighetsfakultetet em Oslo com tese  sobre “Responsabilidade Mútua como Atitude Ecumênica”.

Fonte: Fateo


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães