Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

25 anos Bispo Josué Lazier

Neste mês de fevereiro eu e meus colegas que se formaram em dezembro de 1982 na Faculdade de Teologia e foram nomeados a partir de 01 de fevereiro de 1983, estamos completando 25 anos de ministério ativo.

Recordo-me dos tempos de Faculdade. As aulas, os debates, os embates, as discussões, as desilusões, as ilusões, os encontros, os desencontros, a convivência, a fraternidade, as aulas bem dadas, as aulas enroladas, os trabalhos bem feitos, as caronas nos trabalhos... Tempo fértil, tempo de aprendizado e que dá saudade. Onde estão todos daquele tempo?

Como sempre acontece na vida, alguns colegas de turmas se tornam mais próximos e grandes amigos. Assim aconteceu comigo. Tenho grandes amigos entre os colegas de turma. Nestes 25 anos foram muitos os encontros, o bate-papo para matar a saudade e relembrar as brincadeiras do tempo de Faculdade. Quem não se lembra do Black? Embora não tenha terminado o curso naquele ano de 82 sempre foi da turma.

Nestes 25 anos andei e perambulei por aí. Ponta Grossa, Londrina, Ibiporã, Arapongas, Apucarana, Curitiba, Minas Gerais, Espírito Santo e agora Piracicaba. Conheci muita gente. Fui abençoado por muitos, abençoei muitos outros. Não dá para citar nomes porque foram muitas as pessoas que entraram na minha vida e não saíram mais. Foram muitas as experiências e o aprendizado na lida pastoral do dia a dia.

Logicamente que 25 anos é uma caminhada de conquistas e de perdas. Não dá para acertar sempre. Às vezes é bom que se erre para que a humildade se desenvolva na vida da gente. Assim fiz, acertei e errei. Mas o certo mesmo é que fui nutrido em todas as Igrejas por onde passei.

Foram 8 anos no CEMETRE da Sexta Região, na direção do Seminário e no contato diário com alunos e alunas que se destinavam ao ministério pastoral e à liderança da Igreja. Tempo de muita convivência e de descobertas. Passei também 9 anos na Quarta Região, pastoreando e Superintendendo a Região Mineira e Capixaba. Foram noves onde se misturaram medo, surpresa, enfrentamento de situações delicadas, pastoreio intenso, visitas e contatos com pastores, pastoras, famílias pastorais e igrejas locais, entrelaçamento de amizades e decepções. Foram nove anos de muitos saberes e sabores diferenciados. Sou muito grato a Deus e aos amigos que me nutriram ao longo dos anos.

Como resumir 25 anos em poucas palavras? Se tivesse que fazer isto diria que o ministério pastoral é carisma, caráter e caridade (amor). Sem carisma não há qualidade no ministério que se exerce, sem caráter não há autoridade nas ações pastorais e ministeriais e sem caridade não dá para chegar ao coração das pessoas que pastoreamos. Acho que aprendi isto vivendo intensamente os ministérios que foram sendo colocados por Deus sob minha responsabilidade.

No último ano vivi num ambiente diferenciado. Por força das circunstâncias fui nomeado para a Pastoral da UNIMEP. Um irmão me fez acordar para o fato de que tenho uma comunidade com mais de 10.000 membros para pastorear. Que responsabilidade, especialmente considerando um ambiente secular, crítico, liberal e num tempo de crise. Se saí machucado dos episódios que envolveram o último Concílio Geral, na UNIMEP que estou sendo curado. É isto mesmo, foi num ambiente acadêmico, onde a maioria esmagadora não é metodista, é que eu encontrei o acolhimento.

Paro por aqui. Tenho muito para fazer, pois estou iniciando os meus próximos 25 anos de ministério. Até mais...

Bispo Josué Adam Lazier

VEJA TAMBÉM SOBRE OS VINTE E CINCO ANOS DE EPISCOPADO DO BISPO ADRIEL DE SOUZA MAIA.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães