Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/04/2012

28 de abril: Dia Nacional da Educação

Alfabetização na Igreja Metodista da Zona Leste de São Paulo - Foto: Rev. José Geraldo Magalhães

Dia 28 de abril, no calendário de datas comemorativas do Brasil é o Dia da Educação. Diferente de tantas outras datas, esta é pouco conhecida, pouco divulgada em nossa sociedade. Em contrapartida, esse tema permeia a nossa realidade.

A vida em sociedade forja-se a partir da educação dos seres humanos, todo o nosso processo de socialização, se dá em consonância com as práticas e experiências que promovem construção e transmissão de conhecimento.

A Igreja Metodista tem sua tradição forjada na Educação. Grande parte da nossa história surge do fomento e exercício desse inestimável valor social. Das universidades às escolas dominicais, dos colégios metodistas aos núcleos de acompanhamento escolar do Projeto Sombra e Água Fresca, a educação é, para nós metodistas, parte muito valiosa da Missão de Deus:

"Educação, como parte da Missão, é o processo que visa oferecer à pessoa e à comunidade uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com uma prática libertadora, recriando a vida e a sociedade segundo o modelo de Jesus Cristo e questionando os sistemas de dominação e morte, à luz do Reino de Deus". (Plano Para a Vida e Missão da Igreja).                                              

 Processo, compreensão comprometida, prática libertadora, recriação da vida à luz do Evangelho de Jesus, questionamento dos sistemas de dominação e morte, são palavras que saltam aos nossos olhos quando lemos a definição de Educação proposta pelo Plano para Vida e Missão da Igreja (1982). No entanto, mais do que saltar aos olhos, tais palavras precisam aquecer nossos corações, permear nosso discurso e embasar as nossas práticas.

Sendo assim, alguns desafios nos estão postos. Em uma sociedade brasileira cheia de datas comemorativas e cheias de ações de desvalorização da educação, o que significa ter um Dia da Educação? Mais do que um dia de comemorar, esse é um dia para memorar, ou seja, lembrar o nosso compromisso com a educação em nossa historia metodista, em nossa tradição wesleyana.

Ao memorarmos nosso compromisso com a educação somos incentivados/as a agir, a promover em nossos espaços: igrejas locais, colégios, universidades, grupos de discipulados nos lares, etc., ações que não só valorizem a educação, mas que garantam a qualidade e o caráter libertador e transformador da mesma.  Como fazer? Use o dia 28 de abril para pensar e agir sobre isso. Assim haverá em breve algo a se comemorar

Veja algumas iniciativas:
- Educar para crescer e Igreja Metodista
- Guia da Educação em Família 

- Movimento Metodista: vida religiosa e a ação educativa caminham juntas

 

Andreia Fernandes Oliveira
Departamento Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães