Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/04/2012

28 de abril: Dia Nacional da Educação

Alfabetização na Igreja Metodista da Zona Leste de São Paulo - Foto: Rev. José Geraldo Magalhães

Dia 28 de abril, no calendário de datas comemorativas do Brasil é o Dia da Educação. Diferente de tantas outras datas, esta é pouco conhecida, pouco divulgada em nossa sociedade. Em contrapartida, esse tema permeia a nossa realidade.

A vida em sociedade forja-se a partir da educação dos seres humanos, todo o nosso processo de socialização, se dá em consonância com as práticas e experiências que promovem construção e transmissão de conhecimento.

A Igreja Metodista tem sua tradição forjada na Educação. Grande parte da nossa história surge do fomento e exercício desse inestimável valor social. Das universidades às escolas dominicais, dos colégios metodistas aos núcleos de acompanhamento escolar do Projeto Sombra e Água Fresca, a educação é, para nós metodistas, parte muito valiosa da Missão de Deus:

"Educação, como parte da Missão, é o processo que visa oferecer à pessoa e à comunidade uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com uma prática libertadora, recriando a vida e a sociedade segundo o modelo de Jesus Cristo e questionando os sistemas de dominação e morte, à luz do Reino de Deus". (Plano Para a Vida e Missão da Igreja).                                              

 Processo, compreensão comprometida, prática libertadora, recriação da vida à luz do Evangelho de Jesus, questionamento dos sistemas de dominação e morte, são palavras que saltam aos nossos olhos quando lemos a definição de Educação proposta pelo Plano para Vida e Missão da Igreja (1982). No entanto, mais do que saltar aos olhos, tais palavras precisam aquecer nossos corações, permear nosso discurso e embasar as nossas práticas.

Sendo assim, alguns desafios nos estão postos. Em uma sociedade brasileira cheia de datas comemorativas e cheias de ações de desvalorização da educação, o que significa ter um Dia da Educação? Mais do que um dia de comemorar, esse é um dia para memorar, ou seja, lembrar o nosso compromisso com a educação em nossa historia metodista, em nossa tradição wesleyana.

Ao memorarmos nosso compromisso com a educação somos incentivados/as a agir, a promover em nossos espaços: igrejas locais, colégios, universidades, grupos de discipulados nos lares, etc., ações que não só valorizem a educação, mas que garantam a qualidade e o caráter libertador e transformador da mesma.  Como fazer? Use o dia 28 de abril para pensar e agir sobre isso. Assim haverá em breve algo a se comemorar

Veja algumas iniciativas:
- Educar para crescer e Igreja Metodista
- Guia da Educação em Família 

- Movimento Metodista: vida religiosa e a ação educativa caminham juntas

 

Andreia Fernandes Oliveira
Departamento Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 26.06.2020

“...porque sem mim nada podeis fazer.” - João 15:5b. Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO.  Confira os pedidos de oração dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães