Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 11/06/2013

300 jovens da Igreja Metodista recebem capacitação no Treina Jovem 2013

É possível resumir um pouco daquilo que foi o Treina Jovem 2013 pela própria radicalidade do tema do evento: “Tudo ou Nada”. Certamente os mais de 300 participantes experimentaram quase “Tudo” em apenas três dias, que durou de 30 de maio a 1 de junho de 2013, na cidade de Belo Horizonte (nas dependências do Acampamento MPC). O evento é promovido a cada dois anos pela Confederação Metodista de Jovens do Brasil, organismo nacional da Igreja Metodista brasileira que reúne os jovens na faixa de 18 a 35 anos de idade.

Já no culto de abertura todos foram surpreendidos pelas diversas intervenções artísticas promovidas pelo grupo Cia Arte & Mensagem (IM Inconfidentes, Contagem/MG, 4RE) e uma pregação desafiadora do Bispo Roberto Alves de Souza, que preside a 4ª Região Eclesiástica. Acolhendo o evento, o Bispo clamou para que daquele lugar novos jovens como John Wesley se levantem para transformar a nação brasileira. Em seguida ao culto, a dinâmica Team Builder, conduzida pela Coalizão Brasileira de Esportes, ensinou aos participantes diversas técnicas sobre o trabalho em equipe de forma prática. A maratona do primeiro dia se encerrou com mais um culto, desta vez com a pregação do Bispo João Carlos Lopes (6RE), bispo assistente da Confederação de Jovens e louvor conduzido pelo ministério Som do Céu.

Para perder o fôlego, no segundo dia, já as 07 horas da manhã, os participantes foram levados aprender as competências de liderança divididos em 18 equipes, sendo testados em todas as áreas do trabalho em equipe e do desenvolvimento de seus atributos como líder. No período da tarde, diversas oficinas sobre Como Implantar Grupos de Discipulado, Missões Urbanas e Missões Transculturais.

Finalmente, na noite do segundo dia, outra surpresa: todos foram levados a uma capela “escondida” para vivenciar parte do contexto de uma igreja perseguida – a simulação foi da Coréia do Norte, o país mais perigoso do mundo para a pregação do Evangelho, segundo a ONG Portas Abertas, que deu todo o suporte para a realização deste momento. Fechando com chave de ouro, o missionário Pedro do Borel entregou a mensagem de forma bem humorada e bastante incisiva, em uma espécie de verdadeira vigília a luz de velas em que houve momentos de intercessão e total quebrantamento em favor da igreja perseguida em todo o mundo.

No último dia, além de diversas oficinas – cada participante pôde realizar no total cinco oficinas durante todo o Treina Jovem – houve dois momentos especiais: no culto da manhã, a palavra e louvor do ministro Rodrigo Soeiro comparou a trajetória de dois jovens, Sansão e Samuel, enfatizando como devemos fazer a escolha certa para sermos luz para esta geração. E no culto de encerramento, uma explosão de louvor, profundidade na Palavra e desafio missionário. No louvor, Léo Fonseca, em parceria com a gravadora Canzion, e na palavra, Marcelo Gualberto, diretor nacional da MPC Brasil, que testemunhou sobre a vida de tantos jovens que passaram por aquele lugar e passaram pelo “ponto de retorno”. Escolheram a radicalidade do “Tudo” por Jesus e nunca mais voltaram, e hoje são profissionais, estudantes e missionários que entregam tudo aquilo que são e têm para ser instrumentos poderosos nas mãos de Deus.

Finalmente, após a Santa Ceia, a Confederação Metodista de Jovens apresentou a sua agência missionária, a Malta, e os diversos projetos em que cada jovem poderia se envolver: Ações Evangelísticas na Copa das Confederações e Copa do Mundo (Junho 2013 e Junho 2014), Projeto Peru (Agosto 2013), Treina Malta (Dezembro 2013), Projeto Estônia 30 (Setembro a Março). A participação em cada projeto ou a doação missionária para contribuir em sua realização pode ser acessada pelo site. O apelo missionário foi marcante, quando mais de uma centena de jovens foi a frente e respondeu sim ao chamado transcultural no Brasil e fora do país. Confira abaixo alguns dos testemunhos de jovens que participaram do Treina Jovem 2013.

A partir de agora, a Confederação de Jovens do Brasil começa a largada para o Encontrão Nacional de Jovens 2014, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de Maio de 2014 (quinta, sexta e sábado). Neste evento também será realizado o Congresso Nacional de Jovens e é aberto a todo jovem interessado. O Encontrão 2014 será na cidade de Paraíbuna/SP, interior do Estado de São Paulo, e tem a expectativa de reunir mais de 1.000 participantes.

Em breve as inscrições para o Encontrão 2014 estarão abertas no site da Confederação de Jovens em condições promocionais. Fiquei atento e acesse o site da Confederação.


Testemunhos do Treina Jovem 2013
Quer compartilhar o seu depoimento? Escreva um comentário na parte inferior desta página e compartilhe o seu depoimento!

“Amados jovens Metodistas do Brasil! Não tenho as palavras certas,para descrever o que foi o Treina 2013. Sei apenas que nestes dias as palavras TRABALHO, UNIÃO E GRAÇA certamente fizeram todo sentido em minha vida. Sei do esforço de cada um de vocês para estar conosco em BH!!! Sei do empenho e amor da Confa e de cada Federação para levar seus líderes, e sei também,da confiança depositada por cada líder, ao se dispor. Digo a todos vocês, sem nenhuma demagogia: foi um prazer servir vocês e sempre será um prazer receber vocês aqui!

Posso dizer que DEUS me surpreendeu da maneira mais racional do mundo, e logo eu vi o sobrenatural no Treina: não importa como começa e sim como termina!!!! Obrigado meu DEUS, por me permitir servir, Obrigado pelos jovens metodistas do Brasil, obrigada a cada um que sorriu e me abraçou, que me fez correr e chorar!!! Obrigado Confederação Metodista de Jovens, estejam todos certos que minha oração pela vida de vocês irá dobrar!!! Como Igreja, que possamos avançar conquistar e prosseguir!!!!!!!”
Karen Gabrielle
4RE (IM Venda Nova, Belo Horizonte/MG)


“Aprendi muito. Passei uma manhã no chamado “Enduro – uma atividade subdividida em equipes em meio a trilhas, água, lama, árvores e muito mais”, onde precisávamos permanecer em fila indiana. Caindo e levantando não sei quantas vezes, desejando de todo coração terminar a prova, de tudo isso o que aprendi? Aprendi que em uma fila indiana, todos tem seu lugar e optei por obedecer, mesmo sendo uma pessoa falante que gosta de dar opinião em tudo, às vezes é melhor simplesmente “obedecer”, aprendi que mesmo com um jeito todo independente foi bom ter alguém que me dava a mão quando eu caía e que não me deixava ficar para trás.

Principalmente aprendi com meu jeito nada aventureiro que ainda que meu desejo fosse simplesmente chegar ao final do enduro, pude ver respeito às dificuldades alheias, compreensão, calma, pulso firme, resistência e principalmente “união”. Fui inocente ao achar que já tinha recebido todas as lições em uma só atividade, mas então me permiti ouvir historias trágicas de cristãos perseguidos que só podem contar com a ousada ajuda de missionários que entregam suas vidas para encontrá-los e apoiá-los e de nossa oração, que gostariam de gritar um “ALELUIA ou um GLÓRIA À DEUS”, mas que sequer podem balbuciar o nome de Jesus.

E eu vivendo num país livre, às vezes fico incomodada com estilos mais ousados de louvar, devo admitir que nunca me senti tão envergonhada de viver num país livre e não aproveitar minha liberdade. Tive oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, “servos” que tem em seus corações um desejo único de levar as boas novas, todos falhos como você e eu, como tantos personagens bíblicos que ganharam vidas para Jesus. Não sei o que Deus pretende fazer na minha e através da minha vida, mas isto não cabe à mim tentar descobrir, tudo o que sei é devo ficar atenta à Sua voz, deixar de lado meus preconceitos, manias de independência e deixá-lo agir de acordo com a Sua vontade. Muitas vezes nós colocamos obstáculos em nossas vidas, que acabam atrapalhando nosso desenvolvimento familiar, pessoal, ministerial e até nossa comunhão com Deus.

Esquecemos que quem nos capacita é Ele, que nas situações em que vivemos, boas ou ruins, estamos amparados por Ele. Muitas vezes correr contra o tempo, nos escalar para tudo, acaba nos atrapalhando e muitas vezes é melhor apenas ficar atento ao que Ele quer dizer, ao que Ele quer que façamos, só isso, porque dos detalhes e resultados Ele cuida”.
Josiane Kelly Ribeiro
6RE (IM Central de Londrina/PR)


“Após a poeira abaixar, muita correria, suor e lágrimas derramados, não consigo descrever a alegria pelo TREINA JOVEM 2013 …. !! Valeu a pena, valeu a pena, valeu a pena!! Não dá para agradecer individualmente todos aqueles que ajudaram, desde a equipe da 4RE até mesmo cada jovem que se dispôs e pagou o preço conosco por este evento.

Só tenho que agradecer a Deus por um TREINA bem diferente, que marcou a minha vida pela profundidade de tudo que rolou do começo ao fim, certamente marcou a vida de muita gente! Eu tenho a certeza de que essa juventude metodista de hoje será conhecida no futuro como uma geração que passou do ponto de retorno, aqueles que entre TUDO ou NADA escolheram radicalizar pelo TUDO com Jesus…louvo a Deus pela vida de cada líder de jovens que ali foi sacudido, que o Senhor continue falando ao seu coração, usando a sua vida e que daqui pra frente você seja ainda mais TUDO aquilo que Deus te projetou para ser ! Que a sua cabeça esteja em um só lugar: vidas conhecendo a Cristo por meio do seu testemunho, ministério (da igreja para o mundo) e frutos, muitos frutos! Tudo para honra, louvor e glória do nosso TUDO: Jesus!!”
Sinval Filho
Vice Presidente da Confederação Metodista de Jovens


“Mais do que um evento grandioso da igreja, como algumas pessoas dizem, foi um verdadeiro momento separado para louvor do Senhor… O que eu posso dizer do Treina Jovem???? Não há palavras que sejam suficientes para explicar tudo que foi vivido naquele lugar… Perder meu medo de andar de avião, encarar uma baita turbulência em pleno vôo não foi nada… Absolutamente NADA, comparado ao que aconteceu naquele lugar… Fomos confrontados por Deus a agir… Agir em prol daqueles que precisam…

Agir em prol daqueles que tem sofrido pela causa de Cristo… Despertou em nós um fogo, uma paixão por missões… Enquanto muitos missionários tem morrido pela causa, estamos nós aqui, em nosso mundinho confortável… Existem vidas lá fora que ainda não conhecem o amor de Cristo… O que eu e vc temos feito por isso???? Em muitos países há perseguição religiosa e muitos cristãos, tem sofrido torturas intermináveis e cruéis, por amar a Deus… Fomos ministrados de forma tremenda… E fomos desafiados a orarmos por esses países que constam no site do Portas Abertas… Vamos orar… E que seja despertado em todos nós o amor por missões… Jesus disse: IDE!!!!! Muitas vezes apenas temos falado o Eis-me aqui e esquecemos do Envia-me… Que possamos, assim como o profeta Isaías, dizer: Eis-me aqui, envia-me!!!!!”
Carolina Marques
3RE (IM Vila Formosa, São Paulo/SP)


“Somos gratos a Deus por este encontro… Nossa oração era para que o Treina Jovem 2013 não fosse mais um evento, mas algo que marcasse a vida da juventude metodista. Parece que o que passamos juntos neste Treina Jovem foi um sonho, parece que ainda estamos andando nas nuvens, tamanha a Presença de Deus em nossas vidas…Deus falou conosco em todo o tempo, nas oficinas, no enduro, no culto de missões. Foi maravilhoso ver o que Deus fez neste acampamento.

Valeu a pena todo o esforço, todo e-mail, toda ligação… Deus honra quando pagamos o preço… Somos uma geração que podemos fazer a diferença em nossa igreja e em nossa nação, cabe a nós mantermos a unidade, o comprometimento e uma vida de jejum e oração pela juventude e pela Igreja Metodista… Deus ainda fará grandes coisas o Senhor ainda fará em nosso meio.”
Renato Oliveira
Presidente da Confederação Metodista de Jovens


Acredito que 60/70% dos jovens inscritos no Treina já exerçam alguma liderança, consequentemente as equipes do enduro eram formadas por líderes, no entanto, a equipe tinha dois líderes, o capitão e o tenente, claro que todos podiam opinar durante o enduro, mas a palavra final eram dos líderes. O capitão foi nomeado pela organização do Treina e o tenente nós elegemos tipo assim “vai você que já tem algum conhecimento do enduro”.

Eu não era nem o capitão e nem o tenente, então quem eu era na equipe? Essa foi a pergunta durante um bom tempo. Não era simplesmente seguir a trilha, tinha algo mais. Foi quando o Senhor ministrou a minha vida que eu devia estar atento, seguindo a trilha, dando o máximo e permitindo que Ele me usasse durante o percurso. E foi isso que aconteceu, entendi que o pouco ou o muito que fiz, foi que Deus queria que fizesse. Deus deseja que estejamos contentes com o lugar que Ele nos colocou, Ele irá nos usar, basta desejarmos e deixarmos.
Cristiano Kreuscher
Presidente da Federação de Jovens da 6ª Região

VEja também a mensagem de agradecimento do presidente da Confederação de Jovens


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães