Publicado por José Geraldo Magalhães em Mulheres - 09/12/2013

41º CONGRESSO REGIONAL DE MULHERES DA 5ª RE (1,2,3 de novembro 2013)


Foi em clima de muita alegria que 125 delegadas votantes; 72 visitantes federadas com direito a voz e não a voto; 50 visitantes não federadas; 9 pastoras; 2 pastores; 7 crianças até 12 ano; e 12 homens, num total de 277 participantes reuniram-se no Hotel Riviera, em Caldas Novas, GO. O evento aconteceu durante os dias 1º a 03 de novembro. "Viver para servir: mais que um lema", foi o tema desenvolvido durante o Encontro. A chegada foi marcada pela alegria de fazer novas amizades e reencontrar as antigas. Presentes também a presidente e a vice-presidente da Confederação de Mulheres Metodistas do Brasil, respectivamente, Sônia Nascimento e Leila de Jesus Barbosa; e o rev. Edinei B. Reolon, Secretário de Planejamento da 5ª RE, representando a bispa Marisa.

O início da programação na noite do dia 1º aconteceu com o culto de abertura dirigida pela revda. Ângela Maria Pierangeli que saudou a todos e todas e fez a leitura bíblica do Salmo 95.1-5 lançando a pergunta: "O que motivou você para vir a este Encontro"? O louvor foi dirigido pelo pastor Jônatas Brito da Silva e sua esposa, Kátia. Muito edificante foi a mensagem do rev. Edinei, baseada no texto de Atos 9.30-36, destacando que há dois tipos de milagres: o possível e o impossível. O impossível é realizado por Deus e o possível é realizado por nós, e esse precisamos fazer acontecer em nossa vida; lembrando sempre que Deus é soberano e como tal Ele realiza o impossível.

Após o culto, ao som da música "Mulheres Virtuosas", deu-se a entrada em processual, com os estandartes da Igreja Metodista, da Voz Missionária, da Confederação, Federação, e dos Distritos. Foi um momento emocionante.

A presidente, Lucimar Dornelas, saudou e agradeceu a presença das/os participantes e entregou mimos às SDs dos Distritos de Presidente Prudente e Araçatuba, representados com o maior número de participantes e que mais contribuíram com a Tesouraria da Federação. Recebeu também o mimo a SMM de Penápolis, SP, com o maior nº de sócias Federadas no biênio 2012/2013. Agradeceu a presença da presidente e vice-presidente da Confederação.

A presidente da Confederação, Sônia, apresentou seu livro "Páginas que a Vida Escreve" e cada participante recebeu um exemplar oferecido pela Federação. Transmitiu todas as informações sobre o Congresso Nacional de Mulheres que será realizado em Gramado, RS, em outubro de 2014. Todas ficaram animadíssimas e muito ansiosas para dele participarem. Relembrou a data de nascimento da SMM (05/07/1884) há 129 anos; falou das cores do emblema e do moto extraído do Salmo 90.17, que diz: "E seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus..". Comentou ainda sobre o distintivo (uma tocha envolvida por uma coroa de louro com os dizeres "Viver para Servir"). Falou ainda que o propósito da confederação é capacitar mulheres para trabalhar nos projetos: Dia Mundial de Oração, Mananciais do Deserto, processo políticos, jornada UBUNTU, tráfico de crianças etc. Explicou o trabalho que a Confederação tem realizado dentro e fora do país, dando apoio às mulheres em seus mais variados setores. Ainda falou a respeito do processo político em relação à Jornada Ubuntu "Eu existo porque você existe" e do projeto "Mulher vigia e ora por uma moralização na política". Sua última fala foi a respeito da força que temos quando estamos unidas e a ilustrou com os vídeos das formiguinhas, caranguejos e pingüins. Finalizou sua palavra convocando todas as mulheres a se comprometerem mais com a Sociedade.

Houve também um momento de compartilhamento da presidente de Área da Confederação da América Latina e Caribe, Leila de Jesus Barbosa (também vice-presidente da Confederação do Brasil), que comentou a respeito do Seminário realizado no Chile. Disse que foi muito bom receber a delegação brasileira e que houve grande alegria no encontro e no convívio com as outras mulheres ressaltando ainda as dificuldades das mulheres que vivem em países menos favorecidos. Uma oferta de amor foi entregue neste momento por todas as participantes e o valor foi de R$729,00 que será entregue à CMMALC.

Foram aprovadas algumas propostas apresentadas pela Comissão de Pareceres:

A revda. Suzel A. Gaeti Barbosa, redatora do Informativo Regional, falou sobre o mesmo, agradeceu a colaboração no envio das notícias e pediu para que continuem enviá-las.

A pastora Ângela apresentou a palestra: Onde queremos chegar? Começou fazendo as seguintes perguntas para as congressistas meditarem: Onde você está hoje? Onde acha que Deus quer que você esteja? E concluiu dizendo que quando eu não sei onde estou também não sei o que quero! Queremos mulheres que acolham mulheres com muito amor e colocou sete itens que indicam onde queremos chegar.

No culto, do sábado, à noite, a mensageira a pastora Kelen Cabanila.

A presidente, Lucimar, apresentou seu relatório e também falou do Projeto "Uma Semana pra Jesus".

Os relatórios das SDs foram apresentados de uma maneira inovadora e econômica, pois foram projetados, o que equivaleu a uma economia de mais ou menos 12.000 folhas, o que está ecologicamente correto.

A Tesoureira da FSMM, também apresentou seu relatório.

A agente Regional da Voz Missionária falou sobre seu trabalho e trouxe uma palavra de saudação da pastora Amélia Tavares, redatora da Voz. Ao final chamou as agentes Neli Maia, Kátia Shutzer e Ruthe, respectivamente, a 1ª, 2ª e 3ª colocadas com o maior número de assinaturas da revista.

A eleição da nova Diretoria para o biênio 2014 e 2015 transcorreu tranquilamente. O rev. Edinei organizou a plenária e fez um esclarecimento sobre o processo eleitoral.

A diretoria da Federação de Mulheres ficou assim constituída:

Presidente: Lucimar Dornelas

 Vice-presidente: Kátia Torres
Secretária de Atas: Zoé Pedroso Barbosa
Secretária correspondente: Roseli Truquetti
Tesoureira: Cilene Brumatte
Vogal: Maria Aparecida Araujo Catapreta

A mesa da Federação pediu para que, ao voltarmos para as nossas igrejas, estejamos motivadas e envolvidas no crescimento das sociedades, acolhendo todas as mulheres e de todas as idades; propagando a socialização; ajudando todas a se sentirem amadas e acolhidas; para mostrarem seus talentos; desenvolverem a consciência do nosso papel e assumindo desafios; incentivando a todas para contribuírem com os projetos missionários como a "Semana para Jesus" e sempre trazendo outras mulheres para a Sociedade .

Nos intervalos aconteceram testemunhos, uma dinâmica e sorteios para descontrair. Houve também uma homenagem à presidente Lucimar e à pastora Ângela pela comissão de Diplomacia.

Tivemos um tempinho para nos deliciarmos nas águas quentes das piscinas, momentos de descontração quando foi improvisado um belo coral de vozes femininas.

O congresso terminou no domingo, com o gostinho de "quero mais". Foi um tempo abençoado, pois sentimos a presença do Senhor em todos os momentos, desde a viagem até enquanto estivemos reunidas. E aconteceu em clima de muita paz, harmonia e troca de experiências até pela beleza do local escolhido onde as mulheres puderam desfrutar de bons momentos na presença do Senhor, assim como, das piscinas de água quente.

Nesse período estivemos juntas e louvamos ao Senhor, cantamos, oramos e aprendemos mais da Sua palavra.

No culto de encerramento houve a posse da diretoria eleita e a celebração da Ceia do Senhor.

Que os frutos do nosso aprendizado, do nosso trabalho, engrandeçam cada dia mais o nome de Jesus. Que possamos "Viver para Servir", trabalhando e produzindo frutos, alcançando vidas para o Senhor, com boas-novas de esperança.

Revda. Suzel A. Gaeti Barbosa

Testemunhos

"Achei muito bom, movimentado e dinâmico. Vim como visitante e me entusiasmei a tornar-me sócia da SMM" (Walkiria Gaeti Parra, IMCentral em Campinas/SP))

"Pela primeira vez estou participando de um congresso. Amei muito bom estar em comunhão com as irmãs nos cultos, nas plenárias, enfim, tudo me encantou. Pretendo fazer um bom relatório para a minha Sociedade sobre a nossa realidade religiosa". (Iraci Inácio /Campinas /Joaquim Inácio - inacioaraci@gmail.com

"Minhas impressões sobre o 41º Congresso Regional:Sou Jeny Franco Nogueira, pertenço à Igreja Metodista em Penápolis, tenho 87 anos. A pedido da pastora Suzel, estou passando minhas impressões sobre o Congresso de Mulheres. Já participei de outros em nossa Região, mas este foi muito importante para mim, pois estava um tanto desanimada com o poder da oração, porém minha fé foi renovada e voltei decidida a orar mais e nunca desanimar, e a esperar pela hora que Deus quiser. Ele vai fazer o milagre que eu desejo ver concretizado. Orar mais com a certeza  de que a resposta virá no tempo do Senhor, esperando sempre com bastante fé. As palestras foram muito edificantes e todas as participantes demonstraram amor cristão e renovador. Essas ministrações despertaram em mim o desejo de servir mais ao Senhor. O lema "VIVER PARA SERVIR" e dar o que temos de melhor a Deus, à igreja e aos irmãos sempre norteou a minha vida. Isso tenho praticado especialmente nestes últimos quinze anos quando participo do Projeto Missionário "Uma Semana pra Jesus", realização de nossa 5ª Região Eclesiástica. Através dele encontramos pessoas carentes material e muito mais ainda espiritualmente. Esses projetos alcançam almas preciosas e tenho certeza de que há melhorias também em suas famílias. Que Deus abençoe todas as atividades da Igreja especialmente os congressos e que possamos colher frutos e frutos dessas realizações"!


Posts relacionados