rede de educação

28/5/2009



Melhoria na presta??o de servi?os educacionais motiva Igreja Metodista a criar rede de educa??o



Institui?es j? come?am a se preparar para novo formato; decis?o de constitui??o da Rede foi aprovada no ?ltimo Conc?lio Geral



Otimizar recursos, criar maior sinergia e sintonia, crescer e aumentar a visibilidade dos servi?os educacionais prestados. Essas s?o as principais motiva?es para a Rede Metodista de Educa??o, que acaba de ser criada. Ela vai congregar todas as IMEs (institui?es metodistas de ensino) espalhadas pelo Brasil, tanto as ligadas ? educa??o b?sica (ensino fundamental e m?dio) quanto ? educa??o superior.



A Rede Metodista est? ganhando corpo em 2009, mas as discuss?es em torno de sua constitui??o j? v?m de algum tempo. Uma s?rie de encontros promovidos pelo COGEIME – Instituto Metodista de Servi?os Educacionais – tratou dessa possibilidade e das formas de concretiz?-la, o que acabou resultando na aprova??o de sua cria??o durante o ?ltimo Conc?lio Geral realizado em 2006.



O novo modelo vai obedecer a um calend?rio de implanta??o, com previs?o para estar conclu?do no in?cio de 2010. Em um primeiro momento, a inten??o ? tratar dos aspectos administrativos para, em seguida, contemplar tamb?m a dimens?o acad?mico-pedag?gica.



"Este ? um momento hist?rico para a nossa Igreja Metodista", ressaltou o professor Marcio de Moraes, escolhido para ser o diretor-superintendente da Rede. Ele apontou as possibilidades e oportunidades que esse novo formato pode trazer.



– Em primeiro lugar, n?o podemos perder de vista que o cen?rio de concorr?ncia no segmento educacional nos leva ? necessidade de uma gest?o cada vez mais profissionalizada, que gere sinergias e possa nos manter competitivos, e a Rede pode nos permitir isso. Al?m do mais, identificar as melhores pr?ticas que cada uma das institui?es metodistas realiza e tornar poss?vel que sejam compartilhadas em todo o conjunto trar? certamente melhores resultados. O mais importante de tudo, por?m, ? que juntos somos mais fortes – sinalizou.



Para o professor Wilson Zuccherato, presidente do CONSAD – ?rg?o de administra??o da Rede que centralizou em uma ?nica inst?ncia os conselhos diretores das IMEs e que tem entre suas atribui?es a de estabelecer diretrizes e zelar pelo cumprimento delas -, a motiva??o para esse salto de qualidade est? relacionada ? voca??o educativa metodista. "Desde os tempos de John Wesley", analisa, "a Igreja Metodista naquela ?poca fundada tinha como preocupa??o oferecer uma educa??o que pudesse resultar na transforma??o das pessoas e da sociedade, e hoje n?o podemos negligenciar esse legado essencial".



Zuccherato acredita, entretanto, que o momento vai exigir de todas as institui?es metodistas uma transforma??o no modo de pensar e agir, sem deixar de lado a miss?o, os valores e a vis?o que elas t?m. Segundo ele, qualquer mudan?a sempre traz desconfortos, expectativas e inseguran?as. "Isso ? natural que aconte?a, mas precisamos olhar a cria??o da Rede como uma oportunidade de aperfei?oar a nossa gest?o e tamb?m crescer", analisa. "N?o podemos deixar que a confessionalidade prejudique a nossa competitividade", acrescentou.



Per?odo de transi??o em curso



Para dar consist?ncia ? cria??o da Rede Metodista de Educa??o, ?rg?os dirigentes da Igreja Metodista, como o Col?gio Episcopal, a COGEAM (Coordena??o Geral de A??o Mission?ria), CONSAD e COESU (ambos ligados ao COGEIME), tiveram o suporte de uma consultoria para elaborar um diagn?stico das sete mantenedoras (IMS, IEP, IMED, IPA, Bennett, Granbery e Izabela Hendrix) e propor um modelo de gest?o mais apropriado para atender aos anseios e necessidades da Igreja Metodista.



Com o resultado em m?os, o modelo proposto e aprovado pela dire??o da Igreja foi o de uma Central de Servi?os Compartilhados (CSC), que deve se tornar prestadora de servi?o para as IMEs a partir de diretrizes prestabelecidas. Neste momento de transi??o para o novo modelo, a decis?o foi a de concentrar as a?es da CSC no Instituto Metodista de Ensino Superior, at? que o local definitivo seja escolhido.



"Um grupo de profissionais especialistas de diversas ?reas do IMS e de outras institui?es est? atuando neste momento para identificar os principais processos de trabalho, a fim de avali?-los e aperfei?o?-los, e em seguida transp?-los para todas as IMEs", explica Marcio de Moraes. "Essa n?o ? uma tarefa simples, mas a colabora??o dos diretores tem sido importante para os avan?os que j? est?o se dando", acrescentou.



O presidente do CONSAD chama aten??o para a import?ncia da comunica??o nesse momento de novidade para a Igreja Metodista. "Nosso compromisso ? o de manter todos informados sobre os avan?os da implanta??o da Rede tanto na igreja quanto em cada institui??o de ensino. Buscaremos, de todas as formas, cuidar da melhoria dos processos, de todas as pessoas que trabalham conosco e de comunicar de forma r?pida e simples todos os envolvidos", informa Zuccherato.



Rede Metodista de Educa??o


Assessoria de Imprensa


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Igreja Metodista - Sede Nacional.

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