Palavra Episcopal janeiro 2009

Uma comunidade comprometida com a Educa??o








 


Stantey da Silva Moraes, Bispo Honor?rio da Igreja Metodista


 


"Vendo Jesus as multid?es, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus disc?pulos:e ele passou a ensin?-los…"


Mateus 5.1,2a

N?s, metodistas, nascemos como um movimento que recuperou o encantamento do evangelho, valorizando a palavra como luz para uma vida pr?tica j? neste mundo. Num tempo em que a espiritualidade era cultivada no contexto das pr?ticas religiosas relacionadas ao templo, com suas express?es de piedade, o metodismo redescobre a miseric?rdia como face da verdadeira espiritualidade. Por isso, Jo?o Wesley vai afirmar que o cristianismo ? uma religi?o essencialmente social.



Ao olharmos para vida e minist?rio de Jesus esta verdade fica muito fortemente evidenciada. Ele inicia seu minist?rio chamando disc?pulos, aos quais ele ensina. Os evangelhos registraram o ensino de Jesus que foi iluminando cada aspecto da vida das pessoas e da vida do mundo. Aqueles que O buscavam se maravilhavam da sua doutrina, porque Ele os ensinava com autoridade. Cada par?bola que Jesus conta fala de um aspecto da vida, cada cura que ele realiza ilumina outra realidade da vida, cada encontro que Ele tem desvenda outros mist?rios. A vida de Jesus educa para uma vida bem-aventurada.



O metodismo chega ao Brasil anunciando o evangelho na l?ngua do povo, e ensinando um evangelho que ilumina a vida em seu dia a dia. Esta foi uma pr?tica espiritual revolucion?ria. Culto, Escola Dominical, Grupos Societ?rios e Col?gios s?o espa?os onde se serve a Deus, servindo tamb?m a comunidade. ? uma comunidade comprometida com a educa??o. A partir deste fundamento, cria escolas seculares e confessionais, onde a cultura ? ensinada em di?logo com a luz do evangelho.








 


Em sua a??o, os(as) metodistas afirmam que ? imposs?vel servir a Jesus sem conhecer o seu ensino; ? imposs?vel servir a Jesus sem conhecer a miss?o que Jesus confia aos seus disc?pulos.


O metodismo cr? num cristianismo pr?tico, que o diferencia de outras denomina?es. Esta ? uma contribui??o do metodismo contempor?neo ao pr?prio cristianismo.


Quando nascem outras igrejas,constroem um grande templo e junto a ele pequenos espa?os. Quando nasce uma Igreja Metodista se constr?i um edif?cio educacional, onde o povo ? ensinado e em seu sal?o se celebra o culto. As pessoas que se tornam parte desta comunidade aprendem a discernir o tempo em que est?o vivendo e qual a sua miss?o nele. Com este discernimento a igreja organiza seus minist?rios. Em ato cont?nuo a comunidade constr?i seu templo. Para os(as) metodistas a educa??o ? parte da ess?ncia da vida crist? e da vida humana.


A quest?o que est? diante de n?s neste momento ?: como estamos tratando a educa??o em nossas comunidades locais, e na vida de nossa Igreja como um todo? Jo?o Wesley reuniu o primeiro Conc?lio dos metodistas para responder duas perguntas: O que estamos ensinando? Como estamos ensinando? Estas perguntas se colocam diante de n?s hoje no Brasil.


Constatamos que a Escola Dominical est? enfraquecida em muitas de nossas igrejas. Hoje temos menos alunos na Escola Dominical do que no Culto. Temos mais templos novos do que edif?cios educacionais. H? muitas salas de Escola Dominical inadequadas para o ensino. E, com a falta de ensino e di?logo entre os(as) metodistas e seus l?deres, a falta de unidade entre os(as) membros da Igreja cresce e os(as) crentes s?o levados por todo vento de doutrina. Muitos(as) metodistas n?o sabem o que os(as) diferenciam de outras denomina?es.


Nossos C?nones declaram que a Igreja entende a Educa??o Secular que ela promove como "o processo que oferece forma??o melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando ?s pessoas o desenvolvimento de uma consci?ncia cr?tica e seu compromisso com a transforma??o da sociedade segundo a Miss?o de Jesus Cristo". (PVMI – C?nones 2007 – p.100) ? por isso que a Igreja mant?m escolas. A escola ? um espa?o de miss?o da Igreja. Para manter escolas a Igreja precisa ter uma vis?o clara de sua miss?o na ?rea de Educa??o e uma gest?o qualificada que viabilize sua exist?ncia no Brasil atual.


Os Col?gios existentes no pa?s no final do s?culo XIX e inicio do s?culo XX est?o voltados para a cultura cl?ssica, e n?o est?o preocupados com a realidade social em que se encontram inseridos. Os col?gios metodistas nascem preservando a cultura cl?ssica, mas acrescentando o ensino pr?tico, que ilumina a vida di?ria das pessoas. Por isso:


• Eles s?o mistos, para ensinar sobre os princ?pios que devem orientar o relacionamento entre homem e mulher;


• Existindo no meio urbano, introduzem a educa??o f?sica, como algo fundamental para o desenvolvimento de uma vida sadia;


• Se estabelecem em di?logo com a sociedade ao seu redor, influenciando em suas pr?ticas e ajudando a transforma??o da cidade.


Constatamos a fragilidades de nossas institui?es hoje. Temos investido pouco na capacita??o de homens e mulheres para serem educadores/as metodistas trabalhando em nossas institui?es. Temos investido pouco na prepara??o de homens e mulheres para fazerem a gest?o de nossas institui?es.


Entendo que neste novo ano temos diante de n?s o desafio de assumir um compromisso novo com a educa??o, para que assim, como disc?pulos(as) de Jesus, possamos reavivar em n?s o dom da educa??o, com o qual nossa Escola Dominical, nossos grupos societ?rios, nossos grupos de discipulados, nossas institui?es educacionais e sociais experimentar?o a sua revitaliza??o, e nossa unidade ser? restaurada.


Orando para que o Senhor nos fortale?a na restaura??o de nosso compromisso educacional, Fraternalmente, em Cristo,


Stanley da Silva Moraes

Picture of Portal Igreja Metodista

Portal Igreja Metodista

Igreja Metodista - Sede Nacional.

Tags

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossas notícias

Receba regularmente as notícias da Igreja Metodista do Brasil em seu e-mail.
A inscrição é gratuita!