Campanha ate?sta quer colocar p?steres
![]()
|
|
P?steres poder?o ser vistos a partir de janeiro |
Alguns ?nibus de Londres poder?o levar, a partir de janeiro, p?steres com um slogan pouco comum: “Provavelmente, Deus n?o existe”.
A campanha ate?sta ? da British Humanist Association (BHA, na sigla em ingl?s) e tem o apoio do acad?mico brit?nico Richard Dawkins, autor do livro Deus, um del?rio e conhecido pelos seus document?rios questionando o papel das religi?es.
O objetivo da BHA com a campanha ? “promover o ate?smo na Gr?-Bretanha, encorajar mais ate?stas a assumirem publicamente a sua posi??o e elevar o astral das pessoas a caminho do trabalho”.
Com o dinheiro levantado em doa?es, o grupo quer colocar p?steres em dois grupos de 30 ?nibus por quatro semanas.
O slogan completo diz: “There's probably no God. Now stop worrying and enjoy your life” ("Provavelmente, Deus n?o existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida", em tradu??o livre).
“N?s vemos tantos p?steres divulgando a salva??o atrav?s de Jesus ou nos amea?ando com condena??o eterna, que eu tenho certeza que essa campanha ser? vista como um sopro de ar fresco”, disse Hanne Stinson, presidente da BHA.
“Se fizer com que as pessoas sorriam, al?m de pensar, melhor”, concluiu.
Como os organizadores conseguiram arrecadar mais do que planejavam, eles pretendem colocar os p?steres tamb?m do lado de dentro dos ?nibus.
A BHA tamb?m estuda a possibilidade de estender a campanha para outras cidades, incluindo Birmingham e Manchester, na Inglaterra, e Edimburgo, na Esc?cia.
“A religi?o est? acostumada a usufruir de benef?cios tribut?rios, respeito n?o merecido, o direito de n?o ser ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral nas crian?as”, disse Dawkins.
“Mesmo nos ?nibus, ningu?m pensa duas vezes quando v? um slogan religioso. Esta campanha far? com que as pessoas pensem – e pensar ? um an?tema perante a religi?o”, completou.
Mas Stephen Green, da organiza??o Christian Voice (Voz Crist?, em uma tradu??o livre), disse que “ficar? surpreso se uma campanha como essa n?o atrair picha??o”.
“As pessoas n?o gostam de receber serm?o. ?s vezes, ? bom para elas, mas, ainda assim, elas n?o gostam”, afirmou.
No entanto, a Igreja Metodista agradeceu Dawkins por incentivar um “interesse constante em Deus”.
“Esta campanha ser? uma coisa boa se fizer com que as pessoas pensem nas quest?es mais profundas na vida”, disse Jenny Ellis, reverenda metodista.
“O Cristianismo ? para pessoas que n?o t?m medo de pensar sobre a vida e seu significado”, completou a religiosa.

