Ra?zes da doutrina de batalha espiritual podem ser encontradas na d?cada de 1980, no pensamento do t?ologo norte-americano Charles Peter Wagner, criador do termo “Terceira Onda” para se referir ?s igrejas neopentecostais (a primeira onda do Esp?rito seria o surgimento das igrejas pentecostais na d?cada de 1910, e os avivamentos dos anos 50 seriam a segunda onda). Nesta "terceira onda" de renova??o do Esp?rito Santo, a proclama??o do evangelho seria acompanhada de "sinais, maravilhas e crescimento da Igreja" – este era, inclusive, o tema de um curso que Wagner lecionou por anos , junto com John Wimber (pastor da Comunidade Crist? Vineyard), no Semin?rio Teol?gico Fuller, at? que dele foi desligado devidos suas excentricidades teol?gicas.
Peter Wagner viveu na Bol?via e no Brasil, onde recebeu influ?ncia das culturas religiosas ind?gena e africana e tamb?m exerceu influ?ncia sobre lideran?as locais. No Brasil, um de seus principais adeptos ? Neusa Itioka, autora do livro "Deuses da Umbanda". Neste livro, ela chega a dar nomes a dem?nios que controlariam o Brasil. Segundo o soci?logo Ricardo Mariano, no livro "Neopentecostais: Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil", que ao combater as religi?es afro-brasileiras e o espiritismo, os neopentecostais est?o assumindo as cren?as dos seus advers?rios: os pastores identificam os "esp?ritos" (ou "dem?nios") com os mesmos termos usados pelos adeptos de tais religi?es, adotando o pante?o afro-brasileiro. Trata-se de uma "bricolagem", um aglomerado de diferentes express?es e pr?ticas presentes no campo religioso, ?s vezes at? mesmo antag?nicas entre si, um fen?meno t?pico da p?s-modernidade, avalia o bispo Paulo Ayres. Em meio a uma grande competi??o religiosa, num contexto de extremado consumismo por toda sorte de bens oferecidos pelo mercado, inclusive o dos bens religiosos, as igrejas buscam o crescimento apelando ?s solu?es imediatistas que associam batalha espiritual e teologia da prosperidade na busca pela b?n??o a qualquer custo. "Busca-se solu?es para o aqui e o agora. Perdeu-se o horizonte escatol?gico da f? crist?, do j? e do ainda n?o. Embarcamos nisso porque n?o temos defini??o teol?gica clara".
Suzel Tunes
