Ao celebrar dez anos, a C?tedra Unesco/Metodista de Comunica??o lan?a o Eclesiocom, I Col?quio Brasileiro de Comunica??o Eclesial, edi??o que discutiu as rela?es midi?tico-religiosas.
A C?tedra Unesco/Metodista de Comunica??o, sediada na Universidade Metodista de S?o Paulo, realizou o Eclesiocom – I Col?quio Brasileiro de Comunica??o Eclesial – nos dias 10 e 11 de outubro de 2006. O evento explorou o tema "M?dia e Religi?o na sociedade do espet?culo" – express?o cunhada por Guy Decord, em 1967 – e reuniu pesquisadores, professores, profissionais e religiosos interessados em estudar a Religi?o, particularmente a partir do olhar da Comunica??o. [
Palestrantes de diferentes contextos e vis?es enriqueceram o conte?do do programa, que contou com a apresenta??o de quatro pain?is:
"A espetaculariza??o do cotidiano e seu impacto nos cen?rios religiosos", com Christa Berger (Unisinos/IECLB/Conselho da EST – RS), Eduardo Refkalefsky (UFRJ, RJ) e Luiz Carlos Ramos (Fateo/Metodista).
"O mercado religioso de bens simb?licos: da produ??o ao consumo", com Maria ?rica de Oliveira (Unip, Campinas), Jos? Transferetti (PUC, Campinas) e Luciano Sathler (Metodista/WACC)
"A forma??o de recursos humanos para a m?dia religiosa na era digital", com Ariovaldo Ramos (presidente da ONG Vis?o Mundial Brasil e membro do Conselho Nacional de Seguran?a Alimentar, do Governo Federal) e os professores Alexandre Brasil Fonseca (UFRJ, RJ), Joana Puntel (Sepac, SP) e Fabio Josgrilberg (Metodista/WACC).
"A produ??o de conhecimentos sobre a comunica??o religiosa nas igrejas e nas universidades", com Gilson Novaes (Mackenzie) e Magali Cunha (Fateo/Metodista).
Os pesquisadores discutiram, durante os pain?is, o cen?rio da m?dia religiosa no Brasil e seu exponencial crescimento nos ?ltimos anos, destacando o fen?meno da espetaculariza??o, como este tem sido utilizado para salientar aspectos positivos e negativos da vida religiosa e como a TV tem se tornando espelho desta realidade. Tamb?m discutiram sobre as diversas formas de "mercantiliza??o" da f? como desvios proporcionados pelo capitalismo. Destacaram, ainda, a import?ncia de forma??o de quadros para o uso dos meios de comunica??o em geral, em especial para as novas m?dias, tornando-as aliadas ao espa?o eclesi?stico.
De acordo com o titular da C?tedra Unesco/Metodista de Comunica??o, prof. Jos? Marques de Melo, a realiza??o do Eclesiocom permite ampliar o conhecimento do pensamento comunicacional brasileiro a partir dos estudos relacionados ? tem?tica religiosa, acalentando um sonho de v?rios anos.
Para a coordenadora cient?fica do Eclesiocom, Ana Claudia Braun Endo, este evento apresentou importantes estudos sobre a comunica??o no fen?meno religioso e foi uma oportunidade ?mpar de aprendizado.
O Eclesiocom 2007 est? previamente agendado para acontecer na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no segundo semestre.
Polyana Francisco e Ana Claudia Braun Endo atuam na Ger?ncia de Comunica??o
da Universidade Metodista de S?o Paulo