Foi-te anunciado, ? ser humano, o que ? bom, e o que Jav? exige de ti: nada mais que praticar o direito, gostar do amor e caminhar humildemente com o teu Deus. (Mq 6.8)
Est? chegando o dia das Elei?es que, mais uma vez, determinar? o futuro do Brasil por mais quatro anos. Embora n?o tenhamos, em um n?mero significativo, pessoas que demonstrem integridade e ?tica na pol?tica, n?o podemos perder a esperan?a de uma na??o mais justa e um pa?s para todos/as, ou seja, apesar de n?o termos tanta "gl?ria no passado" precisamos acreditar na "na paz do futuro"!
A concretiza??o de uma sociedade justa e digna ? poss?vel, e encontramos no texto de Miqu?ias 6.1-8 alento para continuarmos acreditando num mundo melhor. O profeta nos inspira a n?o perdermos de vista os nossos horizontes de paz, de justi?a e de direito. Para refletimos sobre esta tr?ade analisaremos Miqu?ias 6.6-8, pois este nos mostra que n?o ? poss?vel ser crist?o/?, participar do culto e da vida da igreja, sem o envolvimento com a sociedade em todas as inst?ncias.
Praticar o direito, eis o dever…
Miqu?ias 6.8 apresenta a pr?tica do direito como o primeiro pedido de Jav? para o ser humano, pois esta pr?tica demonstra a exist?ncia de uma sociedade justa. Aqui o termo mispat, traduzido comumente por "direito", tem estreita liga??o com a sedaqah-justi?a. Por isso, o direito n?o se refere apenas ?s regras e normas que regem a sociedade, contudo pressup?e o compromisso com a/o pr?xima/o, ou seja, n?o se trata apenas de observar regras, mas estabelecer alian?as de paz e de justi?a. Assim, o exerc?cio do direito se expressa na pr?tica da justi?a, principalmente no ?mbito social, porque conforme Miqu?ias denuncia havia aqueles que usurpavam o direito da/o pr?xima/o. Praticar o direito suprime a injusti?a e possibilita ao povo viver dignamente e gostar do amor solid?rio.
Ser solid?ria/o, eis o compromisso…
O segundo pedido de Jav? ao ser humano ? que ele goste do amor. Neste caso o termo para amor ? hesed, que significa "bondade", "bondade amorosa", "miseric?rdia", "doa??o de cora??o", e que podemos optar por "amor de solidariedade". Deste modo, Deus, atrav?s do profeta, chama a aten??o para que o povo goste do amor solid?rio, o que expressa o amor ao/? pr?ximo/a, isto ?, um amor que age frente ?s dificuldades do/a outro/a. Jav? salienta que da mesma forma que usou de amor solid?rio com o Seu povo, assim eles deveriam agir com a/o pr?xima/o, o que faria com que as disparidades deixassem de existir. Deste modo, a melhor forma do povo conseguir exercer o direito ? praticando o amor de solidariedade. Isso nos faz recordar de Agostinho quando diz: "Ama e faz o que queres". E o amor de solidariedade em Miqu?ias tem esta conota??o, um amor que quer o bem, tanto individual quanto comunit?rio, e proporciona o caminhar com Deus.
Caminhar com Deus, eis a proposta…
Jav? era o Deus que andava com seu povo, entretanto o povo estava se esquecendo de andar com Ele, por isso o terceiro pedido ? para que o ser humano caminhe humildemente com Deus (Mq 6.8). ? interessante observar que o povo demonstra andar com Deus quando pratica o direito e o amor de solidariedade. Como isso n?o estava ocorrendo, Jav? conclama o povo a faz?-lo a fim de que eles vivam dignamente, porquanto sacrif?cios (6.6) para nada servem se a maioria do povo n?o tem o que comer, n?o tem onde morar e s?o explorados dia ap?s dia. Andar humildemente com Deus denota uma vida que expressa o amor de solidariedade e a preserva??o do direito do/a pr?ximo/a.
Elei?es 2006, eis o desafio…
Na atualidade, tal qual na ?poca de Miqu?ias, nos deparamos com pessoas que gritam "Paz! enquanto t?m o que comer, mas preparam a guerra contra aqueles que nada lhes p?e na boca" (3.5), contudo isto n?o deve causar in?rcia frente ? situa??o. Um sonho intenso s? ? poss?vel se sonharmos com tal pujan?a que ele se transforme em realidade. Um raio v?vido s? aparece no c?u quando o tempo est? nublado, e precisamos que este raio esteja refletindo na nossa sociedade que se encontra nublada pela injusti?a, viol?ncia, fome, pobreza, intoler?ncia…
Os profetas denunciavam e, ao mesmo tempo, acreditavam que uma nova sociedade era poss?vel. Como eles, devemos denunciar e acreditar num Brasil mais justo! E uma das formas que temos para expressar tal sentimento ? o voto. Contudo, para faz?-lo ? necess?rio adotarmos alguns crit?rios, tais como: justi?a, honestidade, pr?tica do direito, lisura… Como observamos em Miqu?ias 6, o exerc?cio do direito ? uma exig?ncia de Deus tanto para o povo quanto para seus legisladores e governantes, a id?ia ? que todos/as temos a responsabilidade para que a justi?a aconte?a, a fim de construirmos uma sociedade baseada na pr?tica do direito, no amor de solidariedade e, conseq?entemente, com o povo andando humildemente com Deus.
Revda. Suely Xavier dos Santos
IM Jd. Colorado – Congr. Carr?ozinho
S?o Paulo – 3? RE
Refer?ncias Bibliogr?ficas:
1. JENNI, Ernest, e WESTERMANN, Claus (ed). Diccion?rio Teologico Manual del Antiguo Testamento. Vol. 1 e 2. Madrid: Cristiandad, 1978.
2. HARRIS, Laird Harris et all. Dicion?rio Internacional de Teologia do Antigo Testamento. S?o Paulo: Vida Nova, 1998. 1798p.
Artigo publicado na Revista Voz Mission?ria